Pages

Top Menu

Wednesday, April 6, 2011

Será Que as Vasilhas Plásticas são Seguras?

Nossas casas estão repletas de plásticos e a cozinha não é exceção. O problema é que os químicos dos vasilhames de plástico podem ser absorvidos pelas comidas ou bebidas guardadas neles. E os cientistas afirmam que estes químicos podem ser daninos às pessoas, especialmente bebês e crianças.

Dois dos químicos que podem ser ofensivos à saúde são o bisphenol A (BPA) e phthalato. O BPA imita o estrogênio e pode desregular os hormônios e o sistema reprodutivo nos animais. Além disso, podem causar problemas cerebrais, de comportamento e da próstata em fetos, bebês e crianças. Os phthalatos podem desregular o sistema endócrino e levar a malformações no sistema reprodutivo animal masculino.

Cientistas ainda estão debatendo para descobrir qual a quantidade de exposição a estas substâncias são as causadoras de problemas na saúde. Enquanto isso, os experts recomendam uma medida preventiva, ou seja, minimizar o contado da comida com vasilhames plásticos como forma de proteger a saúde.

Algumas dicas são importantes para conhecer quão danino são os vasilhames plásticos que estão sendo usados em sua cozinha. Vejamos:

- Olhe na parte inferior do seu recipiente plástico, na parte onde se encontra o símbolo de reciclagem e verá que há um número dentro do desenho de triângulo de flechas. Este número é um código que indica o tipo de plástico que está sendo utilizado no vasilhame e pode ser de grande utilidade no que se refere à saúde. Geralmente os números 1, 2, 4 e 5 são considerados seguros. No entanto, evite os que contenham os números 3 e 6, pois estes representam um plástico com alto teor químico que pode ser prejudicial. O número 7 já é parte de outra categoria que inclue os policarbonatos. Este tipo de plástico (que vem com as letras PC impressas abaixo do número 7) deve ser evitado a todo custo.

- Reconsidere o uso do microondas. Esquentar o plástico pode aumentar o número de químicos no vasilhame. Se não há como evitar o uso do microondas, procure, pelo menos, utilizar uma vasilha que contenha a informação "seguro para microondas" (ou algo parecido). No entanto, especialistas advertem que o melhor mesmo é deixar os plásticos bem longe do microondas.


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

No comments:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!