Tuesday, April 5, 2011

Principais Fontes de Ferro para Vegetarianos

Se você é vegano, além do problema da proteína, uma das primeiras perguntas dos que defendem o uso da carne como única fonte de nutrientes é sobre a questão do ferro. Os mais sarcásticos costumam dizer que não podemos ferir os sentimentos das plantas, mas o comentário mais comum costuma ser com relação ao ferro. E é lógico que sabemos que o ferro é um mineral essencial que contribui para a produção de glóbulos vermelhos. O corpo humano necessita ferro para que o oxigênio possa carregar as proteínas hemoglobina e mioglobina. Mas só porque nós não comemos carne não signifiva que "murchar" de tanta anemia.

Anemia é algo que deve ser levado a sério, disso todos sabemos. A Organização Mundial da Saúde considera a deficiência de ferro uma das maiores desordens nutrucionais do mundo. Sabe-se que pelo menos 80% da população mundial pode sofrer de deficiência deste mineral, enquanto 30% sofre de anemia proveniente desta deficiência. O corpo humano estoca ferro para repor o que foi perdido, No entanto, o nível de ferro baixo por um longo período pode levar à anemia por deficiência de ferro. Os sintomas incluem falta de forças, respiração rápica, dor de cabeça, irritabilidade, tontura, ou perda de peso. Vejamos então quanto ferro necessitamos, onde podemos conseguí-lo e maneiras de melhorar sua absorção.

Necessidade Diária

A Junta para Alimentação e Nutrição do Instituto de Medicina recomenda o seguinte:

Crianças
- Crianças menores de 6 meses: 0.27 mg/dia;
- De 7 meses a 1 ano: 11 mg/dia;
- De 1 a 3 anos: 7 mg/dia;
- De 4 a 8 anos: 10 mg/dia

Homens
- De 9 a 13 anos: 8 mg/dia;
- De 14 a 18 anos: 11 mg/dia;
- Maiores de 19 anos: 8 mg/dia.

Mulheres
- De 9 a 13 anos: 8 mg/dia;
- De 14 a 18 anos: 15 mg/dia;
- De 19 a 50 anos: 18 mg/dia;
- Acima de 51 anos: 8 mg/dia.

Fontes Vegetais de Ferro

As 11 plantas que possuem os maiores níveis de ferro, são:

- Spirulina (1 colher chá): 5 mg;
- Soja cozida (1/2 xícara): 4.4 mg;
- Semente de Abóbora (30 gr.): 4.2 mg;
- Quínoa (120 gr.): 4 mg;
- Melado de Cana (1 colher sopa): 4 mg;
- Molho de Tomate (120 gr.): 3.9 mg;
- Feijão Branco (1/2 xícara): 3.9 mg;
- Espinafre cozido (1/2 xícara): 3.2 mg;
- Pêssego seco (6 metades): 3.1 mg;
- Suco de Ameixa Seca (240 ml): 3 mg;
- Lentilha (120 gr.): 3 mg.

Como Obter Mais Ferro a partir dos Alimentos

- Coma comidas ricas em ferro juntamente com comidas ricas em vitamina C, que ajudam ao corpo na absorção do mineral;
- Chá Mate e Café contêm polifenóis, que podem comprometer a absorção do ferro pelo organismo;
- Cálcio é também um dificultador da absorção do ferro. Evite comer comidas ricas em cálcio pelo menos meia hora antes ou depois de comer algo com ferro;
- Cozinhe em panelas de ferro. O ácido que há nas comidas costuma tirar um pouco do ferro das panelas e adicioná-lo ao alimento. O tomate é um exemplo de alimento com esta capacidade. Outros alimentos são: o vinagre, o vinho tinto, o limão ou suco de limão.


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

3 Integralidades:

Já vi panela de ferro curar anorexia nervosa. Agradeço por compartilhar, Carmem. Ótima semana!

Amada irmã Carmem L. Vilanova,

Seja sempre bem vinda! Muito obrigada pelo seu carinho e atenção. Volte todas as vezes que quiser, será muito bem recebida por este Hospital Espiritual do Mundo.

abraços de luz

Precisa cuidar da vitamina B12 também, presente apenas em produtos animais. Acho que todo vegano devia comer uma sopa de miúdos de aves pelo menos 1 vez por mês.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites