Wednesday, March 23, 2011

Técnicas para Acalmar-se e Relaxar

O aprendizado destas técnicas requer toda a atenção, e para isso é preciso evitar tudo o que possa nos distrair. Para que nos acostumemos são necessárias uma, duas ou três semanas de prática. Uma vez que nosso corpo e mente tenham aprendido a relaxar, podemos fazê-lo em qualquer momento que queiramos.

Devemos dar-nos um tempo diário de 20 a 25 minutos. Procurar um lugar onde não nos incomodem, nem nos distraiam. Um bom momento para aplicar as técnicas de relaxamento é quando nos deitamos, e também quando estamos preocupados ou doloridos.

Respiração

Os exercícios de respiração profunda ajudam a que nos relaxemos. Em caso de dor, junto com a medicação, estes exercícios são de grande utilidade.

O primeiro é aprender a respirar, a usar plenamente os pulmões e estar consciente do ritmo de nossa respiração. Use os passos a seguir:

1- Respiremos lenta e profundamente;
2- Quando expiremos, observemos como se relaxa nosso corpo, como cede à tensão;
3- Agora respiremos ritmicamente de maneira que pareça natural;
4- Para que nos ajudemos na concentração da respiração, podemos dizer em silêncio: "inspirar, um, dois...", "expirar, um, dois...". Cada vez que expiramos ou soltamos o ar podemos repetir em silêncio uma palavra que nos ajude a relaxar: "paz", "tranquilidade" ou "sinto-me serena, estou-me tranquilizando", por exemplo;
5- Realizemos os passos 1 a 4 uma vez e repitamos os passos 3 e 4 durante 20 minutos;
6- Finalmente, suspiremos lenta e profundamente. Digamos em silêncio "sinto-me tranquilo(a)", "sinto-me relaxado(a)", "estou sereno(a)".

Relaxamento

Diante de situações difíceis o corpo reage colocando os músculos sob tensão ou apertados. Isso causa dor ou incômodos.

O relaxamento é o oposto à reação natural que se provoca no corpo quando estamos tensos. Com ele o coração bate mais devagar, a respiração se torna mais lenta, baixa a pressão sanguínea e a tensão dos músculos se acalma.

Por sua vez, o relaxamento profundo dos músculos reduz a tensão do corpo e também a ansiedade mental. Aprender a distender progressivamente os músculos nos ajudará a que nos relaxemos e, em alguns casos, a dormir melhor.

1- Sente-se tranquilamente em uma posição cômoda, com os olhos fechados. Se preferir pode ser deitado;
2- Respire profunda e lentamente e relaxe os músculos do rosto, o pescoço, os ombros, as costas, o peito, o estômago, as nádegas, as pernas, os braços e os pés;
3- Preste atenção à respiração. Uma vez que consiga se concentrar na respiração comece a dizer "um" (ou qualquer palavra ou frase) em voz baixa ou alta, cada vez que solte o ar. Se é necessário, em lugar de usar uma palavra pode utilizar uma imagem que lhe dê alegria. O importante é que não se distraia ou comece a pensar em outra coisa. Neste momento só existe você e o trabalho que realiza para que se sinta melhor;
4- Cada vez que apareça um pensamento que o distraia, deixe-o passar, como passam as nuvens do céu. Não tenha pressa. Tente permanecer neste estado de 10 a 20 minutos;
5- Fique na mesma posição até que esteja pronto para abrir os olhos e o faça lentamente, o tempo que seja necessário. Espreguice, se estire;
6- Observe como sua respiração e pulso melhoraram.

Não se preocupe se não conseguir relaxar profundamente. O importante deste exercício é permanecer em calma e não deixar que seus pensamentos ou preocupações o distraiam. Concentre-se na técnica. Quando tenha a rotina estabelecida será muito mais fácil, prazeroso e efetivo.


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

obg pelas dicas
vou tentar aki
bjs

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

seeker discuss

Definition:(noun) Someone making a search or inquiry.
Synonyms:quester, searcher
Usage:A seeker of the truth, he never took things at face value.

Article of the Day

Klezmer

Klezmer is a form of instrumental Jewish folk music that had its beginnings in the Middle Ages. Its name is a Yiddishized version of the Hebrew klei zemir, meaning "instruments of song," that until the mid-20th century referred to the musicians rather than the music. Largely based on cantorial singing and the folk music of Eastern Europe, klezmer has a distinctive sound that is reminiscent of the human voice. Itinerant musicians from what ethnic group influenced the genre's development? More... Discuss

This Day in History

2008 Summer Olympics Begin in Beijing, China (2008)

At 8:08 PM on 8-8-08, the opening ceremony for the Summer Olympics began. Held in the new Beijing National Stadium—nicknamed "the Bird's Nest"—it marked China's first time hosting the Olympics. The nearly four-hour event, which showcased Chinese culture, was a popular and logistical success, and the games became one of the most-watched TV events in history. However, in the international torch relay before the opening ceremony, protests in what city caused the Olympic torch to be extinguished? More... Discuss

Today's Birthday

Paul Adrien Maurice Dirac (1902)

Dirac was an influential English mathematician and theoretical physicist. In 1928, he published a version of quantum mechanics taking into account the theory of relativity. His theory predicted an antiparticle to the electron, and, in 1932, the positron was discovered. That year, Dirac was appointed to the same University of Cambridge chair once held by Isaac Newton. Likely autistic, Dirac was known for his precise nature and literal view of the world. How did he once introduce his wife? More... Discuss

In the News

Quote of the Day
No affectation of peculiarity can conceal a commonplace mind.
W. Somerset Maugham
(1874-1965)
Discuss

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites