Monday, March 14, 2011

Como Liberar o seu Potencial Criativo

A competência no mundo atual pode resultar em um obstáculo para o rendimento criativo. O concernente ao progresso no trabalho ou às oportunidades como opostos da estabilidade no trabalho e a segurança podem afetar as motivações para ser criativo no trabalho.

As empresas descobriram que a criatividade de seus empregados se promove quando a estrutura de sua organização é menos hierárquica e mais democrática e livre. Estes são os casos quando o ambiente facilita a criatividade aportando observações estimulantes. Um estudo sugeriu que os sinais no ambiente enquanto se completa uma tarefa podem facilitar a visão da tarefa posterior, sem conhecimento do assunto.

A maioria dos obstáculos à criatividade pode ser encontrado dentro de você:

- Medo à crítica;
- Falta de confiança;
- Estado da mente ou do corpo (experimentando tensão negativa, por exemplo).

O motivo principal que impede o pensamento criativo é nossa crença de que não somos criativos.

Veja por este lado. Se você diz: "Eu sou uma pessoa criativa", então você tem que acreditar que e si mesmo e encontrar dentro de si algo que apóie esta confiança.

Se você diz: "Eu sou simpleslemente um ser humano ordinário", então você acreditará de forma diferente. Uma vez que tenha uma identidade particular e uma quantidade de crenças sobre si mesmo, começará a buscar as habilidades necessárias para expressá-las.

Se você acredita que é "uma pessoa nada criativa", então não há nenhuma necessidade de aprender a ser criativo, pois você já decidiu que não é e ponto final.

Algumas informações podem ser usadas para criar uma imagem conveniente de si mesmo.

A criatividade é impedida por um ambiente demasiadamente agitado que não ofereça tempo e calma para a reflexão e introspecção.

Também pode ser obstaculizada por:

- um ambiente estéril que não permita a estimulação dos sentidos;
- exigências para uma rápida produção de resultados;
- palavras ásperas (de outros ou de nós mesmos);
- por regras rígidas e barreiras que nos impeçam de recolher informações e-ou de que nos conectemos com outros.

Os meios de comunicação massivos desumanizadores podem contribuir para as limitações quanto à criatividade. Passe menos tempo submergido na cultura popular (vendo televisão ou escutando música pop), ou tome consciência dos problemas do mundo cotidiano para praticar o pensamento criativo.

Outros fatores que limitam o comportamento criativo incluem:

- Estresse. A tensão não somente é uma distração que esgota energias que poderiam ser utilizadas por outro lado, criativamente. É também má para a própria saúde.

- Rotina. As rotinas ou maneiras de realizar as tarefas têm sua utilidade, mas intrometer-se muito pode causar limitação das possibilidades de respostas disponíveis e pode chegar ao desenvolvimento do "anátema da criatividade", a "mente burocrática".

- Crenças. Ter uma forte crença em algo não somente limita nossas opções de resposta, senão que limita a forma em que percebemos e processamos a informação do mundo exterior. Podemos "filtrar" informação que se contradiz com nossas crenças e terminar em nosso próprio "túnel de realidade", no qual permanecemos felizmente desprevenidos de muito do que ocorre diante de nossos olhos.

- Ego. Ter uma personalidade com um ego forte, com uma crença particular, exacerba esta situação e pode nos levar a que nos defendamos agressivamente, em detrimento de nós mesmos, nossa criatividade e a sociedade. Isso não implica que não devemos ter nenhuma crença, meramente que necessitamos ser muito conscientes das situações e suas consequentes limitações.

- Medo. O medo à própria expressão e ao juízo dos outros pode limitar severamente a própria criatividade.

- Autocrítica. O pensamento negativo e a autocrítica também são fatores que limitam a criatividade individual.

Beijos, flores e muitos sorrisos!


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Carmem, amiga de sorriso lindo. Adorei esta postagem. Muito interessante. Sabemos tudo isso, todavia não pensamos nisso e vamos nos entregando à correria e ao "dinamismo". Na prática atuamos como robôs. Ao ler isto, a gente para e pensa como está a sua escala criativa. Adorei!
Beijos no coração, flores ornamentais e muitos sorrisos (seus, é claro!).
Manoel.

Carmém, querida!
Que excelene texto. Sem a critiviodade o ser humano se torna um mero repetidor de conhecimentos alheios. Beijosssssss

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites