Wednesday, December 1, 2010

Comidas que evitam envelhecimento precoce - parte 1

1. Amêndoas

Este alimento rico em energia diminui o mau colesterol no organismo e beneficia aos diabéticos por baixar a taxa de açúcar no sangue. É também um alimento rico em aminoácidos que reforçam os níveis de testosterona e crescimento muscular. Amêndoas também estão cheias de vitamina E que ajudam a defender o corpo contra os danos causados pelo sol. Um estudo revela que voluntários que consumiram 14 miligramas de vitamina E (aproximadamente 20 amêndoas) por dia e foram expostos aos raios UV, tiveram um índice menor de queimadura que aqueles que não as consumiram. E como a vitamina E é um antioxidante, também ajuda a manter as artérias livres de radicais livres perigosos. Os baixos níveis de vitamina E estão associados com a falta de memória e o baixo desenvolvimento cognitivo, segundo o especialista em dietas Dr. Sari Greaves do Hospital Presbiteriano Cornell, de Nova York.

2. Linhaça

Rica em proteínas e fibras, estas pequenas sementes oferecem uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3. O "British Journal of Nutrition" afirma que participantes de um estudo que consumiram aproximadamente meia colher de chá de ômega-3 diariamente por 6 semanas, experimentaram significante diminuição de irritação e vermelhidão da pele, além reforçar a hidratação da mesma. Um estudo recente realizado com pessoas com colesterol alto (maior que 240 mg/dL) e que consumiram 20 gramas de linhaça por dia, revelou, após 60 dias, um nível normal de colesterol no sangue.

3. Tomates

Há algo que devemos saber sobre os tomates: vermelhos são os melhores, porque contêm um nível maior de licopeno. Estudos mostram que uma dieta rica em licopeno pode diminuir o rico de câncer de bexiga, pulmão, próstata, pele e estômago, da mesma forma que reduz o risco de problemas nas artérias coronárias, além de ajudar a diminuir o envelhecimento por radicais livres causado pelos raios ultravioleta.

4. Batata Doce

Muitas vezes confundidas com inhame, estes turbéculos são uma das comidas mais saudáveis do planeta. Além de ser saudável, ajuda a diminuir os efeitos dos fumadores involuntários e previne a diabetes. Batata doce contém glutatione, um antioxidante que pode incrementar o metabolismo e o sistema imunológico, e, ao mesmo tempo proteger contra Alzheimer, Parkinson, problemas de fígado, fibrose cística, HIV, câncer, ataque cardíaco e derrame. Além disso é rico em vitamina C e estimula a produção de colágeno. Um estudo recente publicado pelo "American Journal of Clinical Nutrition" revelou que voluntários que consumiram 4 miligramas de vitamina C (mais ou menos meia batata doce) diariamente por 3 anos, tiveram um decréscimo na aparição de rugas em aproximadamente 11%.

5. Espinafre

Este vegetal verde e folhoso é conhecido como construtor muscular. A saúde do coração é favorecida pelos minerais, potássio e magnésio, além de luteína, um antioxidade que pode ajudar a prevenir que as artérias se entupam. Contém ainda nutrientes e vitaminas que ajudam a melhorar a densidade óssea, ataca as células de câncer de próstata, reduz o risco de tumores na pele, combate o câncer de cólon e, finalmente, aumenta o fluxo de sangue ao pênis. "Popeye sabia o que estava fazendo", diz Susan Bowerman, assistente de diretor do "Center for Human Nutrition at the University of California" em Los Angeles.

6. Alecrim

O ácido carnósico encontrado nesta erva tem demonstrado ser responsável pela redução do risco de derrame em até 40%, de acordo com o estudo publicado no Jornal de Neuroquímica. O ácido carnósico parece incrementar o processo de proteção das células cerebrais contra os efeitos dos radicais livres. Esse processo pode proteger o cérebro de doenças degenerativas a exemplo do Alzheimer e os efeitos do envelhecimento.

8. Arandos (Blueberries)

"Esta pequena fruta pode ajudar a proteger um âmbito de enfermidades que vão desde o câncer ao ataque cardíaco", diz Ryan Andrews, Diretor de Pesquisa do Instituto "Precision Nutrition", de Toronto, Canadá. Além de ser rica em fibras e vitaminas A e C, os arandos são um poderoso antioxidante, e somente o açaí contém mais antioxidantes, o que neutraliza os efeitos dos radicais livres. Coma um xícara desta frutinha por dia, e, se possível, opte pelos arandos selvagens, que contêm 26% mais antioxidantes que os cultivados.

9. Chá Verde (Green Tea)

O chá verde libera a catechina, um antioxidante que contém propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Pesquisas revelam que tomar 2 a 6 xícaras por dia ajuda não somente a prevenir o câncer de pele, mas também a reverter os efeitos do sol, neutralizando as mudanças que costumam se apresentar com a exposição da pele ao sol. Outros etudos mostram que o chá verde pode incrementar a saúde cardiovascular e reduz o risco de muitos tipos de câncer.


10. Chocolate Amargo

Flavonóide, um nutriente natural do cacau, melhora o fluxo de sangue no cérebro, o que ajuda a aumentar as funções cognitivas. O chocolate amargo contém um tanino chamado procyanidin também encontrado nos vinhos tintos, que ajudam a que nossas artérias sejam mais flexíveis e, consequentemente, baixa a pressão sanguínea. O chocolate amargo ajuda no exterior também. Um estudo publicado no Journal of Nutrition, diz que as mulheres que tomam cacau têm uma melhor textura de pele e maior resistência aos raios UV do que as não consomem flavonóides.

12. Cenouras

A cor alaranjada das cenouras são como varinhas mágicas - excelentes para a vista, e também para clarear manchas na pele. Na realidade não há nenhuma mágica aqui, é tão somente a grande quantidade de vitamina A que previne a superprodução de epiderme. O que significa que quanto menos pele morta que se acumula junto com a gordura natural da pele, menos poros tapados. As cenouras são ainda ricas em carotenóides - um componente solúvel em gordura que está associado à redução de incidência de câncer, tanto quanto à redução de riscos e severidade de condições inflamatórias, a exemplo da asma e atrite reumatóide.

13. Ameixas Secas

Estas frutas secas são ricas em cobre e boro, ambos ajudam a prevenir a osteoporose. "Podem também conter uma fibra chamada inulina, que, quando processado pelas bactérias intestinais, tornam o ambiente ácido no trato digestivo", diz Bowerman. "Isso permite uma melhor absorção do cálcio".


14. Grãos Integrais

Grãos Integrais, a exemplo de aveia, farinha de trigo integral, cevada, arroz integral - são ricos em fibra que acalmam os tecidos inflamados enquanto ajudam a manter o coração forte, a saúde do cólon e o cérebro em bom funcionamento. Grãos Integrais são ricos em carboidratos, mas liberam os açúcares mais lentamente por causa fibras, e pelo fato de que contém uma média de 10 gramas de proteína por cada 1/2 xícara, eles também produzem músculos firmes, construindo energia. Mas nem todos os pães e bolachas que recebem o nome de "grãos integrais" realmente os contêm. "Leia o rótulo", diz Lynn Grieger, um conselheiro alimentar de saúde, alimentação e fitness. "Aqueles que não são fabricados com verdadeiros grãos integrais podem ter alto grau de gordura, o que aumenta as possibilidades de inflamações".

15. Vinho Tinto

Rico em resveratrol - um componente natural que diminui o LDL, aumenta o HDL e que previne que as células se entupam - o vinho tinto pode ser um verdadeiro salva vidas. Resveratrol pode prevenir ou atrasar o aparecimento de enfermidades crônicas. Mas limite seu consumo em, no máximo duas taças ao dia. As uvas pretas são ricas em flavonóides, antioxidante que ajuda a proteger o fluxo de sangue nas veias do coração, e com isso, previne a incidência de problemas cardiovasculares, de acordo com pesquisadores japoneses.


17. Abacate

Ricos em gordura monoinsaturada, os abacates formam uma barreira contra o LDL (o mau colesterol). Eles são ainda ricos em folato, uma vitamina B solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um amino ácido que pode impedir o fluxo adequado através das artérias cardíacas. Comer 1/4 de xícara de abacate duas vezes à semana é uma excelente idéia, segundo Greaves.

18. Nozes

Ricas em ômega-3 tanto quanto o salmão, possui também uma quantidade muito maior do anti-inflamatório poliphenol do que o vinho tinto e possui muito mais proteínas que a carne. Uma porção de aproximadamente 7 nozes é muito bom em qualquer momento, principalmente depois dos exercícios físicos, para recuperar energias.




19. Açafrão

Curcuma, o poliphenol que dá ao açafrão sua coloração amarelada, tem propriedades anticancerígenas, efeitos anti-inflamatórios e combate a formação de tumores, além de ajudar no combate as rugas. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles também descobriram que as nozes ajudam a deter o acúmulo de placas amilóides no cérebro, que podem causar Alzheimer. Na Índia, onde o açafrão é largamente consumido, pesquisadores descobriram que a incidência de Alzheimer é insignificante, enquanto nos Estados Unidos já alcança os 13 % da população em idade avançada. Além disso, adicionar pimenta do reino ao açafrão na hora de temperar a comida, aumenta o nível de bioavaliabilidade em 1000 vezes, uma vez que a pimenta tem uma propriedade chamada piperina, segundo estudos realizados pelo Instituto do Câncer Dana Farber.

(continua...)
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Bom, como vc ja sabe, chegarei aos 160 kg se comer as castanhas como gostaria...kkkk, nozes...hum... pra mim é uma terapia ficar abrindo as casquinhas! Meu hamster tb ama nozes..kkk Desde cça sempre amei todos os tipos de frutas secas! Ô Cá, me tira uma duvida??? Eu vi há um tempo atrás em alguns blogs veganos q o chocolate amargo da GAROTO era liberado para vegans, aí comprei... só q lendo os ingredientes tá escrito por ultimo: "contém traços de lactose". Q caspita é isso? Ferro né???? kkkkk Bju querida!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites