Friday, December 17, 2010

Por que bocejamos?

Todos nós bocejamos - desde os recém nascidos até os bisavós, passando pelos animais. Mas, por que exatamente as pessoas e animais bocejam? A realidade é que ninguém sabe com 100% de certeza, mas existem algumas teorias ou idéias.

A primeira teoria diz que quando estamos desanimados ou cansados não respiramos profundamente como de costume. Segundo esta teoria nossos corpos obtêm menos oxigênio porque nossa respiração está mais lenta. De acordo com esta idéia, bocejar nos ajuda a trazer mais oxigênio ao sangue e expulsar mais dióxido de carbono.

Bocejar, então, poderia ser um reflexo involuntário (algo que realmente não podemos controlar) que nos ajuda a cuidar do nosso nível de oxigênio e dióxido de carbono. Parece uma teoria interessante, no entanto, estudos mostram que respirar mais oxigênio (ou expulsar mais dióxido de carbono) não diminui a vontade de bocejar. E então?

Outra teoria é que bocejar dá uma "espichada" nos pulmões e nos tecidos pulmonares. Espichar e bocejar poderia ser uma forma de relaxar os músculos e articulações, aumentando o trabalho cardíaco para que possamos nos sentir mais despertos.

Outras pessoas acreditam que bocejar é um reflexo protetor para redistribuir uma substância chamada surfactante que ajuda a manter os pulmões lubrificados por dentro e evitar um colapso dos mesmos. Então, se não bocejamos, segundo esta teoria, respirar profundamente pode se tornar algo cada vez mais difícil - e acho que isso não é muito bom!

Mas há ainda outra idéia sobre o bocejo e que todos sabemos que é absolutamente verdadeira. O bocejo é contagioso (e como!). Se alguém boceja na sala de aula, é fato que quase 100% dos alunos irá bocejar imediatamente. Até mesmo o fato de pensar no bocejo já dá vontade de bocejar. Aliás, quantas vezes você bocejou (ou quase) enquanto lia este post? (risos)

É realmente um mistério da natureza!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Mas é um baguiu muito esquisito mesmo, pode ser por tudo isso aí da respiração, mas pq cáspita a gente boceja ao ver o outro bocejando?? Já ouvi dizer q é um tipo de comunicação pré histórica...kkkkk, sei lá viu!!!! Ainda acho q é quebrante como diz minha vó...kkkkkk

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites