Thursday, December 30, 2010

Imaginação Mental Repetitiva e o Consumo de Alimentos

Estudo realizado pela Universidade de Carnegie Mellon em Pittsburgh - Estados Unidos -, revelou que imaginar como se ingere um alimento ou uma droga poderia diminuir o seu consumo.

A diminuição na resposta ante os estímulos repetitivos se conhece como habituação e os pesquisadores utilizaram o chocolate e o queijo para mostrar que a imaginação é suficiente para habituar uma pessoa a estes alimentos imaginários.

Os autores do trabalho realizaram uma série de experimentos, cujos participantes tinham que se imaginar comendo grandes quantidades de um determinado alimento, como chocolatina e queijo. Outros, em vez disso, tinham que se imaginar comendo uma quantidade menor destes alimentos, mas uma quantidade maior de um alimento diferente. Depois de que cada participante visualizou a tarefa em suas mentes, os pesquisadores lhes apresentaram uma vasilha cheia de chocolates e-ou queijo e lhes permitiram comer todo o conteúdo.

Os cientistas descobriram que os participantes que se haviam imaginado comendo grandes quantidades de doces ou queijo, na realidade consumiram muito menos destes alimentos que os outros que se imaginaram comendo menos.

Os autores sugerem que tal imaginação mental repetitiva tem efeitos muito diferentes aos de pensar em uma imagem mental única, o que se sabe estimula o apetite. A descoberta tem uma ampla variedade de aplicações possíveis, desde a redução do consumo de alimentos não saudáveis, até a obstrução do desejo de consumir substâncias aditivas.

Os pesquisadores estão preparando novos estudos para compreender como esta forma de imaginação mental poderia ser utilizado para regularizar condutas em dietas, tabagismo e as rotinas de exercícios.

Fonte: psiquiatria.com
(tradução livre: Carmem L Vilanova)

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Interessante esse estudo...
Desejo que 2011 te sorria sempre!

um beijo,tuuuudo de bom,chica

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites