Friday, November 26, 2010

De Vegetariano a Vegano

Ok... Então você, vegetariano tradicional está considerando a possibilidade de se tornar vegano? Parabéns e bem vindo ao "clube". Você possivelmente estará se perguntando se deve parar de consumir produtos de origem animal imediatamente ou pouco a pouco, durante a transição. Bom, a resposta para essa pergunta é: Depende!!! Depende de cada um, de cada organismo, de cada necessidade. Para alguns ir cortando os alimentos de origem animal um por um é mais fácil, para mim, por questões de saúde, foi na base do 100% mesmo, mas como disse, isso vai depender de cada indivíduo.

Como sei que às vezes sempre existem obstáculos e os que se perguntam como fazer esta mudança da forma mais prática, seguem algumas guias para diminuir a dificuldade que algumas pessoas possam apresentar neste processo:

1. Defina e tenha consciência plena do porque você quer se tornar vegano. Escreva, memorize, coloque sua idéia no lugar mais acessível possível. Isso ajudará a que mantenha sua mente desperta para suas necessidades e lhe permite sentir-se forte e aumenta a sensação de alegria durante o processo, afinal você tem um objetivo, e nada mais prazeroso do que alcançar um objetivo na vida.

2. Escolha o primeiro alimento de origem animal a deixar de consumir. Para a maioria das pessoas ovos são os mais fáceis de parar de comer (lembre-se que os ovos de granja estão repletos de hormônios que só lhe fazem mal à saúde e os caipira, em 90% dos casos, já tem um embriãozinho de pintinho lá dentro, então...). Já a parte mais trabalhosa é começar a estudar e colocar toda sua atenção nos rótulos dos alimentos que pretende comprar. Tenho certeza de que quem é vegetariano já tem o costume de observar os rótulos em busca de substâncias a exemplo de "gelatina" ou "caldo de frango", "caldo de galhinha", "caldo de carne" e todos estes aditivos que são péssimos para a saúde, não somente por ser de origem animal, mas também por conter glutamato monossódico que é um veneno para o organismo (fuja dele!!!). No caso de escolher o ovo como primeiro alimento a ser retirado de sua lista, terá que começar a observar também a presença deste (ou não) nos alimentos. Após umas semanas nesta fase, veja qual será o alimento seguinte a ser eliminado de sua dieta atual e siga com o mesmo processo e perceba que você já está a meio caminho andado nessa transição.

3. Ok... escolha então o próximo item a ser eliminado. Uma boa idéia é eliminar o leite. É um bom momento de começar a usar alternativas veganas para o leite. A maioria vai imediatamente ao leite de soja, mas eu, particulamente, tenho minhas reservas quanto ao uso da soja (veja aqui o porque). No entanto se não há outra opção disponível onde vive, vá em frente. Mas não deixe de ir aprendendo outras alternativas a exemplo do leite de gergelim (riquíssimo em cálcio), o de amêndoas, o de arroz, o de côco (publicarei receita de todos estes leites em breve), e tantas outras alternativas mais saudáveis. Quanto ao sabor destas novas alternativas, é apenas uma questão de costume. E isso é menos difícil do que parece. Uma vez mais, comece a buscar nos rótulos dos alimentos que pretende comprar se há leite ou seus derivados na lista de ingredientes. Em caso afirmativo, opte por outro produto. Mas, se em algum momento você se esquecer de fazer esta verificação ou passar desapercebido e você consumir algum produto com leite não se culpe tanto. Acidentes acontecem e servem de lição para que não nos equivoquemos mais.

4. Repita o passo 2 até completar todos os produtos de origem animal até você encontrar o que talvez seja o mais difícil de todos para substituir, o queijo (ou talvez não, talvez seja qualquer outro produto que você goste muito, seja manteiga, o próprio leite, etc.).

5. Agora é hora de começar a enfrentar as críticas que vem de todos os lados, e, acredite, começam dentro da própria família. Tenha somente a certeza daquilo que você quer para sua vida e que você é quem deve decidir o que é melhor para si. Aprenda a respeitar e exigir o mesmo respeito de volta. É um direito seu!!!

6. A parte mais trabalhosa, no meu ponto de vista, é se desfazer de tudo o que você possui (e que não são alimentos) de origem animal. Pense bem! Sapatos, carteiras, cintos e bolsas são feitas de couro. Muitas casacas são feitas de lã e-ou penas de gansos. Lençóis, lenços, camisas: de seda... e por aí vai uma lista infindável. Que fazer com tudo isso? Minha idéia é de que venda e compre outros acessórios-roupas que sejam totalmente "animal free". É uma questão de tomada de consciência!

No mais? Boa sorte e parabéns pela escolha!!!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

Observações:

- Se você sofrer um pequeno "acidente de percurso" e voltar ao vegetarianismo tradicional, recomece todo processo e redefina a razão pela qual você deseja ser e permanecer vegano.

- Todos cometemos erros. Se você não puder ler um rótulo de alimento adequadamente e por causa disso consumir algo que seja de origem animal inadvertidamente, não se culpe. Lembre-se do motivo pelo qual você é vegano, primeiramente, e siga seu caminho.

- Se por algum motivo não se sentir bem de saúde, procure ajuda médica especializada.

Imagem daqui

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

E eu venho aqui comentar e agradecer... pois graças a vc e a outros amigos-incentivos, passei de vegetariana para vegana!!! Ha uma semana, ok, mas é meu começo.... e como estou me sentindo? Mais leve... mais leve de saúde e de paz na consciencia! Aguardando as novidades daqui!!!!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites