Sunday, November 28, 2010

6 Regras de Dietas que Você pode Fugir... sem problemas!

Não é nenhum segredo que a regra numero 1 de uma dieta é: para perder peso, você deve comer menos calorias do que queima em um período de tempo. Fora disso, todas as regras para perda de peso são, na realidade, muito mais flexíveis do que você imagina. Coloco hoje, aqui, seis "regras universais" sobre dietas que você pode fugir sem problemas, afinal nem todas são verdadeiras.

Porém, antes de falar destas regras, quero deixar claro e repetir quantas vezes sejam necessárias, que quando alguém pensa em perder peso, deve fazê-lo única e exclusivamente por motivos de saúde e NUNCA por motivos de estética pura e simplesmente.

1. Você TEM QUE fazer exercício para perder peso.
O controle de calorias e a quantidade de comida consumida é a chave para deixar de fora todos os kilinhos indesejáveis (isso funciona unicamente se você tem um estilo de vida omnívora padrão e-ou ovo-lacto-vegetariana, esta regra não se aplica aos veganos, e, menos ainda aos veganos crudívoros, cujo consumo de calorias proveniente dos alimentos é composta de calorias simples que são processadas muito mais rapidamente pelo organismo e, consequentemente, não há ganho de peso). Se você não pode ser uma pessoa ativa ou, por algum motivo, não pode ter um compromisso com o ginásio ou algum esporte regulamente, você pode continuar perdendo peso apenas com o controle de calorias. É claro que quando se é fisicamente ativo as possibilidades de ser mais saudável é muito maior e por esta razão eu recomendo que sempre que possível encontre uma horinha para se dedicar nem que seja a uma caminhada diária, isso só lhe trará benefícios. Mas, se você não pode ou não quer se exercitar de jeito nenhum (o direito é seu), saiba que sim, é possível perder peso. É mais demorado, mas é possível!

2. Você DEVE se pesar uma vez por semana.
Não há uma regra geral para esta questão. Algumas pessoas se sentem melhor quando se pesam todos os dias, outras não se pesam de jeito nenhum (como eu), é uma questão absolutamente pessoal. Escolha o que é melhor para você e transforme em rotina. Mas, se o fato de se pesar com a frequência escolhida é algo que o deixa meio obssessionado você pode abandonar esta rotina e simplesmente observar quanto o seu corpo vai mudando dentro de suas roupas.

3. ELIMINE de uma vez por todas as sobremesas de sua vida.
Desde que você siga um controle de ingestão de calorias (mais uma vez, para dietas omnívora padrão ou ovo-lacto-vegetariana), as sobremesas são perfeitamente aceitáveis. Algumas pessoas estabelecem para si mesmas porções do que vão comer como sobremesa em um dia, a exemplo de dois biscoitos, um sorvete pequeno. Outras preferem comer sobremesas somente uma vez por semana em um restaurante ou lanchonete. Seja qual for a sua preferência, é totalmente possível satisfazer sua necessidade de algo doce sem sair de sua dieta (eu particularmente sou contra os doces por motivos que sempre comento por aqui e outros que ainda publicarei, mas deixo a escolha para a consciência de cada um).

4. CONTROLE AS PORÇÕES de tudo o que você come.
Falso! Você pode comer, por exemplo, vegetais para alegrar o seu coração, na quantidade desejada, desde que o faça da forma mais saudável. Vegetais como folhas verdes, pepinos, cenouras, aipo (ou salsão), tomates, cogumelos, pimentões, brócolis, aspargos, couve-flor e vagens são incrivelmente baixos em calorias, graças à quantidade de água e fibras contidas nestes vegetais. Eles irão dar uma sensação de saciedade e ajudá-lo a perder peso mesmo comendo mais!

5. NUNCA deixe de tomar café da manhã.
Algumas pessoas não estão naturalmente condicionadas a receber alimento pela manhã e isso é perfeitamente compreensível. Não existe nenhuma razão pela qual você deva forçar seu corpo a ingerir alimentos se você não sente a necessidade deles naquele momento determinado, desde que não vá comer em exagero em outra hora do dia. O melhor é deixar para comer algo frugal a meia manhã, e com certeza o apetite virá no momento certo.

6. Saladas são o que há de melhor para perder peso.
Bom, isso depende do que você entenda por salada. A maioria das pessoas pensa que uma comida que leva algumas folhas de alface, alguns tomates, e outros vegetais misturados a carne, bacon, ovos, maionese e tudo mais é uma salada. Falso! A isso se chama comida misturada. Por salada deve-se entender ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE vegetais (e-ou frutas) crus (essas saladas sim, fazem com que você perca peso). As "saladas" que vendem por aí são muitas vezes muito mais calóricas do que um hambúrguer com batatas fritas e não é a melhor opção para quem quer perder peso. Com certeza!!!

Beijos, flores e muitos sorrisos!


Picture from here
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Querida escreva mil vezes sobre dietas!!! Cá, eu sou uma pesoa q luto contra a balança desde q nasci, sou aparentemente "magra" mas tenho uma tendencia a sanfona terrivel rs! O q mais me irrita é meu abdomem estufado... como eu era ovo-lacto até uma semana e meia (kkkk) atrás acho q a mudança vai demorar um pouco né? Mas ja me sinto "desintoxicada"... será q é psicológico rs? Eu comia muuuuuito queijo, muuuuuitas sobremesas com lactose - sorvetes e chocolates - To sentindo minha digestão bem melhor, estava com crises de azia, q sumiram!!! Enfim, ainda sinto muito desejo por doce... bem menos do q eu imaginava q sentiria, mas estou comendo aqueles chocolates de soja qdo a vontade aperta, e frutas.... q só comia nos intervalos pq me sentia estufada se comesse depois da refeição, estão caindo muuuito bem após as refeições agora!!!! Bjus minha mestra!!!!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites