Saturday, December 25, 2010

Por que nosso estômago ronca?

Imagine a situação. Você está na sala de visitas do seu médico, que aliás está cheia de gente e de repente seu estômago dá uma roncada que mais parece um trovão. Alto suficiente para que todos escutem. Vergonha a parte, por que será que nosso estômago ronca? Será que existe uma forma de evitar que isso aconteça?

Bom, não podemos dizer ao nosso estômago que fique quieto, da mesma forma que podemos dizer a nosso filho que se comporte, pois há situações que infelizmente (ou felizmente) nosso corpo não pode controlar.

Comecemos relembrando do movimento peristáltico - quando ondas de contrações musculares empurram o que foi comido do estômago para os intestinos e, preparando para a expulsão.

Junto com a comida, os músculos vão soltando líquidos e sucos digestivos, todos em uma grande mistura digestiva chamada quimo, e algumas vezes, gases e ar se formam neste processo também. Estes gases e ar são os que causam os roncados de estômago que escutamos.

Se é assim, por que escutamos estes rocados quando ainda não comemos e quando estamos com fome?

Aproximadamente duas horas depois que comemos, nosso estômago produz hormônios que enviam ao cérebro o "sinal de fome". Nosso cérebro envia sinais a nosso estômago para que comece o movimento peristáltico, processando qualquer resquício de comida e deixando o local preparado para a próxima refeição. Desta vez, talvez não haja muita comida no estômago e tudo se transforma em gás e ar e, obviamente, roncos.

Então, o que devemos fazer? Primeiramente, realmente ajuda se comemos refeições menores e mais frequentes. Quanto mais comida no estômago, menos possibilidades de que este chegue a roncar.

Outra forma de evitar os roncados do estômago? Se você sabe que vai estar em um lugar silencioso como uma igreja ou um funeral, por exemplo - evite algumas comidas e bebidas que provocam mais gás (como feijões e brócolis cozido - porque o cru não tem este efeito).

Em casos mais severos, um roncado excessivo do estômago pode ser causado por algum problema grave, como Síndrome de Cólon Irritado. Neste caso, o roncado costuma vir acompanhado de cólica e dor, ou ainda outros sintomas.

Normalmente o roncado estomacal não indicam um problema de saúde - muito pelo contrário, é um indício de que tudo está funcionando tal como deve ser. E, cá prá nós, há situações muito mais vexaminosas que nosso corpo pode produzir (risos).

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites