Sunday, November 8, 2009

Mau Humor Crônico = Distimia

Quem nesta vida já não conheceu aquela pessoa que vive reclamando, a qual é praticamente impossível fazer companhia dada a sua antipatia e/ou mau humor frequente?

Confesso que não sabia, mas semana passada lendo um artigo sobre o assunto descobri que esse mal tem nome: Distimia e melhor, que pode ter cura... Imaginem que maravilha!

O Prof. Antônio Egídio Nardi, da UFRJ, vem estudando o caso há, pelo menos, 15 anos e já fez algumas descobertas bem interessantes e, quem sabe em um futuro próximo já se possa identificar o problema mais facilmente por meio de um simples exame laboratorial, pois atualmente o disgnóstico é puramente psiquiátrico, o que dificulta muito na descoberta precoce do problema, visto que muita gente ainda tem preconceitos com as questões psicológicas e-ou psiquiátricas e, muitas vezes, embora necessitem, evitam buscar ajuda para não serem taxados de "loucos".

Segundo o Prof. Nardi a Distimia é aquele mau humor crônico, persistente, aquela pessoa que é o típico "chato" que fica mau humorado por qualquer besteira, em qualquer situação, que tem baixa autoestima, é pessimista e perde facilmente o prazer pelas atividades. Imaginem que difícil deve ser para conviver com alguém assim e mais, como deve ser difícil para alguém com este problema conviver em sociedade sendo mal compreendido, insultado e tendo sua situação piorada a cada nova situação complicada... não deve ser nada fácil!

A Distimia também pode ser chamada de Transtorno Distímico que vem a ser um transtono afetivo crônico de caráter depressivo leve, embora não seja considerado um tipo de depressão, exatamente. Pode ter origem genético-hereditária, cujo desenvolvimento pode ser influenciado por fatores psicosociais que levam ao isolamento, podendo ser, no entanto causado pela disfunção de substâncias como a serotonina e a noradrenalina.

A pessoa portadora de Distimia hipervaloriza o lado ruim de tudo na vida e com isso vem o risco de depressão propriamente dita e dependência química. Os sintomas podem ser percebidos inicialmente pelo fato de a pessoa ser ou estar mau humorada todos os dias, sem motivos aparentes por um período de dois anos seguidos e pode durar anos e anos se não for tratada convenientemente.

Como na maioria de transtornos depressivos ou que levam à depressão, as mulheres são as vítimas principais da doença devido a alterações hormonais mais frequentes que nos homens.

O Prof. Nardi diz que os mau humorados crônicos normalmente têm poucos amigos, não somente porque as pessoas os deixam irritados, mas também pelo fato de que eles costumam irritar as pessoas ao redor com muita facilidade, o que só faz piorar a situação psicossocial do portador de Distimia, levando-o a um isolamento cada vez maior e causando um aumento significativo dos sintomas, que costumam ser:

- Transtonos alimentares, tais como inapetência ou comer excessivamente.
- Transtornos do sono, tais como insônia ou sonolência exagerada.
- Fadiga constante ou a sensação de falta de energia vital.
- Perda de memória e da capacidade de concentração.
- Baixa autoestima e sentimentos de incapacidade.
- Pessimismo constante.
- Incapacidade na tomada de decisões.
- Fobia social e isolamento o que pode acarretar, inclusive, na perda do interesse por atividades prazerosas e-ou sexuais.

A pressão externa é também um fator preocupante pois a maioria das pessoas que estão ao redor do Distímico não percebe que na realidade esta pessoa necessita ajuda médica e ao invés de ajudar neste sentido, pressionam para que melhorem o seu mau humor sob o risco de perder o trabalho ou o fim da relação conjugal, entre outras coisas. Por outro lado, o próprio Distímico costuma buscar a causa para seu problema em situações externas, tais como o trânsico, a chuva, o frio, o vento, o calor, o trabalho, a política, tudo, menos nele mesmo, o que alías é comum na maioria dos problemas de ordem psicológica e-ou psiquiátrica.

Embora seja um problema que dure anos, o tratamento adequado e precoce pode melhorar em muito o estado geral da pessoa e embora a cura ainda esteja sendo estudada, pode ser uma realidade dentro de pouco tempo.

Segundo os especialistas o tratamento mais eficaz é a associação de medicina antidepressiva inibidora da recaptação da serotonina com as psicoterapias de conduta, cognitivas, psicoanalícas, interpessoais e de grupo, vez que sem o tratamento adequado o normal é que o problema se agrave e evolucione para um quadro de depressão grave, real e maior.

Como em todo problema de ordem física, emocional e psicológica a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores alternativas. Devemos estar sempre alerta ao que passa ao nosso redor, tanto conosco quanto com aqueles que nos cercam. Somos seres sociais e portanto somos também responsáveis pelo que passa com aqueles que estão ao nosso lado. Se identificamos algo anormal, é nosso dever dar o primeiro sinal de alerta e, a partir daí, conduzir o outro (ou a nós mesmos) a buscar uma ajuda especializada com a finalidade de melhorar a qualidade de vida.

Muitos beijos, flores e muitos sorrisos.. sempre bem humorados!

***********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Carmem, parabéns. Um espetáculo de postagem. Hoje é perceptível esses transtornos de comportamento. Passei por isso há mais ou menos 15 anos. Comecei a perceber que estava sempre irritado e reclamando de tudo. Aí me lembrei que era uma pessoa de bem com a vida e sempre muito brincalhona. Conversando com um advogado amigo meu, disse para eu procurar ajuda psicológica o mais rápido possível. Ele já tinha passado por isso. Foi a melhor coisa que fiz. Graças à Deus voltei ao meu normal. Tive ajuda de uma psicóloga e de um médico (amigo). Por sorte eu nunca tive preconceito com esse tipo de tratamento. Minha irmã é psicóloga clínica e eu sempre fui fã dos estudos dela. Achava interessante a gente se conhecer. Recomendo que quem estiver assim tome providências o mais rápido que puder. Se deixar correr pensando que vai superar, não vai conseguir e a tendencia é se afundar. Vale a pena e em muitos casos dá prá resolver tudo. Para mim foi bom porque passei a me conhecer melhor. Hoje, quando começo perceber certa irritação, já coloco o pé no freio e me cuido. Aprendí que o mundo continua do mesmo jeito. O que muda é o que sai de meu coração ou modo de encarar as coisas. Então o defeito está em mim.
Adorei essa postagem, Carmem. Ajudo muitas pessoas nessa situação. Quando me perguntam qual o melhor psicólogo, digo que é o que você tem mais liberdade ou, se adapta melhor. Valeu muito a postagem. Beijos, flores emuitos sorrisos para você. Manoel.

Será q vc jah viu este?? Des-Entendida!

Simplesmente não entendo.. não entendo porque as pessoas não fazem o que realmente tem vontade e reclamam o tempo todo... deve ser legal reclamar... maiÊ a senhora esqueceu de me ensinar isso... não entendo porque se preocupam com as outras sem ao menos conhecê-las... deve ser bom ser preocupada... maiê!!! Não entendo porque sou tão importante para pessoas que ainda não se apresentaram a mim...maiê,a senhora sabia disso...? Não entendo porque as desconhecidas sempre são más ou piores que elas.. maiê esqueceu de muita coisa... não entendo porque tenho de ser entendida ou não.. se prefiro ser imprevisível... porque previsível.. assim.. como eles são...: não estou entendendo a graça... ai eu sou assim.. des-ENTENDIDA!

achei q tinha a ver,.....

bjinhus, temperamentos e reclamações

Lelli

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites