Friday, October 29, 2010

Crudivorismo, você já ouviu falar?

Crudivorismo, ou Comida Viva, é um estilo de vida que promove o consumo unicamente de alimentos crus, não processados e na maioria das vezes (e sempre que possível) orgânicos.

Os crudivoristas acreditamos que quanto maior o percentual de comidas cruas em nossa dieta, maior os benefícios para nossa saúde.

Uma dieta crudívora vegana consiste em alimentos não processados e plantas cruas que não tenham sido aquecidas a mais de 46 graus Centígrados (ou 115F), pois a partir desta temperatura os vegetais perdem seu potencial nutricional e se tornam menos saudáveis ou, muitas vezes, prejudiciais ao corpo humano, além de perder por completo suas enzimas naturais.

Entre os crudívoros, pode ainda haver subcategorias, a exemplo dos frugívoros (que se alimentam unicamente de frutas), os jucívoros (somente sucos) e os que comem unicamente grãos germinados.

A maioria das comidas na dieta crudívora são muito fáceis de preparar, como as saladas e as próprias frutas, comidas em sua forma natural. Algumas comidas, no entanto, requerem um tempo maior de preparação e exigem um planejamento antecipado, como os grãos germinados que em sua maioria são preparados com um ou dois dias de antecipação (aguardem receitas!).

Estudos realizados até os dias de hoje descrevem os aspectos saudáveis e nutricionais das comidas cruas e, obviamente, há sempre os prós e os contras, como em tudo na vida, sendo os aspectos benéficos em sua grande maioria.

O "Journal of Nutrition" em uma publicação de 2005 diz que o consumo a longo prazo de comidas cruas em aproximadamente 70% da dieta alimentar diária favorece o bom colesterol e triglicérides. Já o "The British Journal of Nutrition" de 2008 fala sobre um estudo feito na Alemanha que enfoca que o uso a longo prazo de uma dieta estritamente crudívora está larga e favoravelmente associada às concentrações de plasma betacaroteno e licopeno no organismo, indicando ainda que este estilo de vida reduz o risco de obesidade e hipertensão, fibriomialgia, sintomas de artrites reumatóide e benefícios significantes na redução de risco de câncer de mama, entre outros.

Já é sabido que a comida, quando cozida, pode produzir efeitos químicos tóxicos ao organismo, que pode não ter um efeito imediato, mas que ao longo da vida vai deixando suas "sequelas".

Como foi dito acima, uma dieta baseada em comida cozida é pobre em enzimas necessárias não somente para o processo digestivo, mas também para que possamos caminhar, respirar e nos mover. A vida depende das enzimas. As enzimas são mais importantes que qualquer outro elemento ativo no que se refere à saúde, e a falta delas é um fator contribuinte para problemas de saúde que vão desde uma simples gripe, a problemas como câncer e AIDS.

Uma vez que as enzimas são eliminadas durante o processo de cozimento, isso faz com que a digestão seja muito mais lenta e difícil, pois o corpo necessitará utilizar sua própria reserva de enzimas (que não podem ser repostas por nenhum tipo de alimento) e à medida que vamos envelhecendo nossas reservas naturais de enzimas começam a escassear e o corpo começa a acumular toxinas, propiciando o aparecimento de enfermidades.

Já na alimentação crua, os alimentos são digeridos mais eficientemente (pois as enzimas dos alimentos são utilizadas para o processo digestivo sem a necessidade de que utilizemos nossas reservas) e as calorias são utilizadas de forma mais eficaz.

Segundo o Dr. Humbart Santillo, em seu livro "Intuitive Eating", o ser humano não se mantém devido aos alimentos que consome, senão pela forma como o corpo os digere. Diz ainda que todas as comidas devem "quebrar" as enzimas em blocos simples para facilitar a digestão, o que (com as comidas cruas) já começa a acontecer a partir da própria mastigação.

E o que comemos?

Alimentos (preferencialmente orgânicos) integrais como:

- Frutas e Vegetais frescos
- Castanhas
- Grãos
- Sementes
- Feijões
- Legumes
- Frutas Secas
- Sucos de frutas e vegetais frescos
- Água pura
- Leite de côco, amêndoas, castanhas ou gergelim

Este estilo de vida (sim porque não é uma dieta que a gente começa e acaba quando atinge o peso ideal, por exemplo) ajuda a desintoxicar o corpo de toda uma vida de intoxicações massivas. E um corpo desintoxicado, além da saúde interna, e das células limpas, tem uma aparência jovem e saudável.

Além da saúde e desintoxicação, a dieta crudívora ajuda a manter o corpo dentro do peso ideal, promovendo a perda de todo e qualquer excesso que esteja prejudicando o estado geral do indivíduo. Como vemos, uma coisa puxa a outra e os benefícios são totais e vão desde a limpeza do organismo, passando pela prevenção de doenças, acréscimo de energia vital do corpo, até a recuperação total ou parcial de enfermidades graves e crônicas.

Atenção para os que ainda consomem carne!

Uma série de estudos realizados desde 1990 revelam que o músculo animal, quando cozido, cria aminoácidos heterocíclicos que aumenta o risco de câncer em seres humanos. O Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos descobriu que os humanos que comem carne esporadicamente têm menos de um terço de risco de ter câncer de estômago que aqueles que comem carne regulamente.

Nitrosaminas, formadas pelo cozimento e preservação da carne (e também a defumação), são altamente cancerígenas e têm sido associadas ao câncer do cólon e estômago. No caso da carne, o cozimento pode ainda criar toxinas que reagem interna e externamente no corpo humano e são absorvidos durante o processo digestivo e muitas células do organismo (por exemplo células endoteliais e do sistema imunológico) como as que formam os pulmões, rins e fígado ao receber estas toxinas contribuem para o desenvolvimento de problemas relacionados a diabetes, problemas inflamatórios crônicos, arterioesclerose, falha renal, artrite, infarto do miocárdio, degenaração muscular, problemas carviovasculares, neuropatias, retinopatias e neuropatias.

----------------

Lembre-se:
Seu corpo é sua casa, cuide dele como um santuário e sua vida será plena, em todos os sentidos.

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Querida, vc é totalmente crudivora??? Me conta como preparar os grãos assim.... aguardo receitassss!!!!! E sem duvida, ta na cara q é megaaaa saudavel!!!!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites