Saturday, October 23, 2010

Como proteger a nossos filhos das bactérias

Ok, é possível que o título deste post seja um tanto sensacionalista, mas agora que estamos aqui (e antes que vá correndo limpar as mãos com gel antiséptico) deixe-me deixar algo claro: os germes são usualmente benignos.

De fato, a maioria das bactérias são companheiros que se comportam bem. Mais ainda: se você se sente sozinho, lembre-se que há trilhões de micróbios vivendo sobre sua pele e, para dizer a verdade, o número de bactérias supera ao de células humanas em uma média de 10 a 1.

Das dezenas de milhares de espécies de bactérias conhecidas, aproximadamente umas 100 são renegadas que rompem as regras da coexistência pacífica e têm a capacidade de nos adoecer.

Agora que esclarecemos esta questão e os medos foram deixados para trãs, voltemos ao tema que nos convoca: Você acha que há mais germes em uma bandeija de restaurante ou em um areal do parque?

Em um primeiro momento minha resposta foi a bandeija. Gente + comida = germes (pelo menos em minha cabeça). Nunca trabalhei em restaurantes mas pude ver muitos programas de Tv que mostram condutas deploráveis desde o ponto de vista sanitãrio, tanto por parte dos empregados como dos patrões. No entanto, minha idéia era errônea.

A continuação, vamos verificar aos números que um estudo recente nos mostra. Estes números representam unidades de formações de colônias por polegada quadrada (CFU). Um CFU é uma medida dos organismos microbianos.

- Carrinho de supermercado: 2.
- Porta de banheiro de restaurante: 4.
- Livro escolar: 7.
- Brinquedo de consultório médico: 8.
- Superfície de carteira escolar: 12.
- Mouse de computador escolar: 23.
- Piso de loja: 33.
- Balanço de parque público: 59.
- Bandeija de restaurante: 204.
- Instrumento musical escolar: 262.
- Joystics de vídeo games: 551.
- Areal de parque público: 7440.
- Interruptor de luz de sala de aula: 32.000.
- Bebedor de cafeteria: 62.000.

Agora que você sabe que o típico areal de parque pode conter mais de 36 vezes a quantidade de germes de uma bandeija de restaurante, vamos colocar a prova outra vez seus conhecimentos sobre germes. Que contém mais germes no âmbito de uma escola pública: uma jaula de animal ou um prato de cafeteria?

Pois bem, nesta ocasião eu também me inclinei pela jaula (mais além de meu racionamento sobre a comida e as pessoas). Vamos lá se os animais em jaulas vivem sobre seu próprio excremento, uma vez mais me equivoquei:

Segundo a NSF, os lugares ou objetos onde as bactérias aparecem em maior quantidade são:

- Jaula de animal: 1200.
- Mãos de estudantes: 1500.
- Banheiro: 3200.
- Teclado de computador: 3300.
- Prato de cafeteria: 15.800.
- Filtro de água quente: 18.000.
- Filtro de água fria: 32.000.
- Bandeija plástica de cafeteria reutilizável: 33.800.
- Bebedor de cafeteria: 62.000.
- Bebedor de sala de aula: 2.700.000.

Seguramente você se sentirá contrariado como eu, ao descobrir que a jaula de animal pode ser um dos lugares com menos germes em uma escola. Pois bem, há aqui outra das coisas que nos diferenciam dos animais: nossa capacidade de nos alimentar e espalhar micróbios.

De qualquer forma, foi dito ao princípio deste post que a maior parte destes germes não oferecem riscos para a saúde das pessoas. No entanto, isto põe em destaque aquelas áreas as quais os germes se proliferam com maior facilidade (e quanto mais bactérias haja em um lugar, maiores são as possibilidades de que alguma resulte potencialmente peligrosa).

Que podemos fazer ante as bactérias que nos rodeiam a toda hora?

Lavar as mãos com frequência! A forma em que os germes maus nos adoecem é trepando-se em nossas mãos e tomando um tour gratuito até a nossa boca, olhos ou nariz. Se nossas mãos estão limpas antes de tocar-nos a cara ou os alimentos, então haverá interposto uma enorme barreira de proteção ao ataque dos micróbios.

Não obstante, um dos maiores problemas é que, com frequência, não sabemos lavar bem nossas mãos. A partir de agora, não há mais desculpas:

- Aplicar sabão ou sabonete (os comuns funcionam tão bem como os antisépticos).
- Esfregar as mãos vigorosamente para gerar espuma e cobrir todas as superfícies.
- Continuar durante 20 segundos. Pode tomar algum tempo ao sabão e ao esfregado para que acabem com os germes rebeldes.
- Necessitamos um cronômetro? Imagine que está cantando "parabéns prá você" em uma forma completa duas vezes seguidas.
- Colocar as mãos debaixo do jato de água.
- Secar as mãos usando toalha de papel ou secador de ar.
- Se possível, usar toalha de papel para fechar a torneira.

Esta recomendação final parece imperativa para todos os que manipulam torneiras em lugares públicos. Se você lava as mãos depois de tocar teclados ou controles de vídeo games públicos, poderá livrar-se de uma boa quantidade de germes antes que eles encontrem um caminho para ingressar no seu corpo.

E que fazer com os bebedouros e os pratos e bandeijas das cafeterias? Em primero lugar, podemos dar a nossos filhos uma garrafa de ácido inoxidável, de forma que não seja necessário que eles recorram aos bebedores.

Muitas escolas aconselham aos estudantes a trazer garrafas de água (depois de descobrir o impacto positivo que a hidratação tem sobre a aprendizagem e o comportamento). O tema das bandeijas e dos pratos é um pouco mais complicado.

Muitos pais preferem empaquetar os almoços de seus filhos e desta maneira evitar o contato com os elementos utilizados nas cafeterias. No entanto, muitas vezes os pais desconhecem que alimentos podem ser empaquetados e quais não, e pouco sabem sobre a forma correta de fazê-lo.

Quanto aos areais das áreas de jogos, como manter as crianças longe deles, especialmente quando os parques usam areia como cobertura para o solo? É uma simples questão de educação. Devemos ensinar a nossos filhos a não tocar o rosto sem antes haver lavado as mãos.

Boa sorte a todos nós!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites