Sunday, October 31, 2010

Um bom sexo melhora a saúde

Pesquisas recentes demonstram que o prazer na cama não somente previne o infarto, combate a depressão, evita a celulite, mas também melhora a memória e ajuda a rejuvenecer.

Uma alimentação adequada, exercícios (atividade física) e um controle do estresse serão sempre a receita para viver mais e melhor. Mas a medicina acrescenta um novo item a esta lista: o sexo.

Alguns estudos comprovaram que a atividade sexual atua em todo o organismo como um estimulador fantástico para o coração, para a memória, para fortalecer o sistema imunológico, para perder peso e até mesmo para combater a celulite. Enfim, o sexo faz muito bem à saúde.

Acho que não a necessidade de que nos esforcemos para explicar os grandes efeitos que o sexo tem sobre o estado emocional, ou seja, quanto mais feliz a pessoa é na cama, mais feliz é na vida.

Como o sexo modifica a química do organismo, o desejo aumenta a liberação de hormônios sexuais (estrogênios na mulher e testosterona no homem) e também de adrenalina.

A circulação sanguínea aumenta, a região genital se enche de sangue e se dilata, ao mesmo tempo que a excitação aumenta outra substância entra em jogo: a endorfina, responsável pela sensação de prazer e satisfação, cujo nível máximo é o orgasmo.

Como se pode observar o ato sexual produz uma verdadeira revolução dentro do organismo e esta dança de hormônios afeta o funcionamento de todo o corpo, felizmente de forma positiva.

Um dos primeiros beneficiados é o sistema imunológico, pois como comenta o psicólogo Paul Pearsall (especialista e pesquisador): "A partir da descarga hormonal aumenta a produção de células que combatem inimigos como vírus e bactérias".

E para não aprofundar-me muito no tema, gostaria de enfatizar um termo desconhecido para muitos, é o de "saúde sexual". Este termo foi expressado pela Organização Mundial da Saúde que reconhece na vivência sexual um fator de bem estar e sanidade.

Um casal que consegue uma vida sexual satisfatória funciona melhor também em outras esferas do cotidiano. No entanto, não se pode pensar que a atividade sexual por arte de magia resolva tudo.

Não é assim. O trabalho amoroso, a sedução constante, a companhia, a honestidade e a confiança são ingredientes essenciais para que a atividade sexual seja enriquecedora e traga saúde integral aos seres humanos.

É por isso que o sentido do sexo tem sentido e dependerá de nós tomar a medicina correta.

Vejamos de que forma a poderemos utilizar:

- O Jogo das Fantasias

Tanto o homem como a mulher têm fantasias sexuais que, à hora de uma boa relação estas a fariam mais excitante.

As fantasias surgem naturalmente e o meio em que se desenvolve a pessoa influi notoriamente. Também os meios de comunicação têm sua dose de influência neste tema.

Se levamos em consideração o expressado na parte introdutória deste post pareceria que o título é, na realidade, um jogo de palavras, mas não, é tão importante o sexo para a pessoa (como desenvolvimento do homem), como assim também o uso dos cinco sentidos.

Uma pessoa pode haver mantido por anos uma falsa idéia do que nosso(a) companheiro(a) queria na cama e por isso o sexo se transformou em uma rotina, monótono, sem graça, etc. E, com certeza, sem conseguir que nosso(a) companheiro(a) disfrute como gostaríamos.

Então, é hora de que nos proponhamos a averiguar quais são os gostos do outro, trabalhar nisso e deixar de lado tabús que atrasam nossa evolução.

Com certeza se o perguntamos sobre seus gostos na cama, várias das respostas nos surpreenderão. Seguramente nos sacarão uma lista enorme de erros que cometemos, os quais poderiam ir desde a carência de beijos, mimos, abraços, etc., até o fato de ser agressivos ou pior ainda, fingir.

Certamente você estará se perguntando: mas como faço para saber? Não, eu não me atrevo.

Mas se ela é pudorosa? Nem louca me diria algo. Mas se ele é um conservador? Me mata. Me tomaria por louca.

Bom, o primeiro que uma pessoa tem que fazer é não prejulgar, uma pessoa não sabe o que o outro pensa, por mais que digamos: "eu o conheço". Este é um fato que nos paralisa e não nos permite relacionar-nos em sua magnitude com o outro e por isso perdemos a oportunidade de nos conhecer, de interagir, de ter um "feedback" que nos faça cada dia mais feliz e que certamente perceberemos quando surja uma situação de separação, mas já será tarde.

As pessoas que já atravessarao este umbral poderão dar fé disso, observando e observando-se sobre uma mudança na relação de amar.

Claro que em matéria de sexo nada está escrito, cada pessoa pode ter uma guia determinada, mas a história a deve escrever cada um.

- O Sentir dos Sentidos

Vejamos por exemplo como jogam os sentidos na relação:

Quando a pessoa começa o jogo da sedução verte em si um punhado de elementos que servem à conquista. Procuramos uma bijouteria bonita, estar bem barbeado, uma linda roupa interior e tentamos esconder a barriga para parecer-nos o mais possível a James Bond (no caso dos homens, claro!).

O beijo na relação é um elemento que não pode faltar, beijar desde o calcanhar até a nuca desperta sensações que provêm de outro lugar que náo é a zona pelviana e que vai preparando os corpos para a penetração.

O toque das mãos acariciando possibilita que o tato, tanto como o aroma de sua fragância e o gosto dos lábios, permitam que o casal deixe sair o institudo animal que há em cada um para entrar na intimidade.

As palavras, os gemidos e os ruídos agradáveis levam ao casal a consumar a relação, que ao liberar o instinto fazem esquecer o sentido dos sentidos, transportando-se sozinhos ao paraíso do prazer.

Claro que sem esquecer que se bem existiu um antes e o durante foi prazeroso, o depois nos permite ir tomando consciência da realidade e armazenando na caixa mental o prazer do momento.

Como já dissemos, em matéria de sexo nada está escrito, não há regras de comportamento, cada caso é único e você deveria sentir-se livre para experimentar o verdadeiro sentido do sexo.

Sabemos que não é fácil alentar a nossos companheiros a levar adiante o que realmente desejam fazer na cama e sentir-se livre sexualmente. Ter um bom desenvolvimento sexual faz com que a pessoa se sintamais plena, mais e melhor comunicativa com o meio, madura e o mais importante: o sorriso que denota felicidade.

Mas apesar disso, é também sua responsabilidade que seu companheiro possa encontrar essa relação, comunique-se com ele-ela e descubrirá que está muito mais disposto(a) do que você crê.

Lembre-se que quando o reprimido está cativo, em algum momento pedirá para sair. Desenvolver-se sexualmente e crescer é importante e se é acompanhado, muito melhor.

Por Lic. Ismael Andrés Alegre
Sociólogo

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites