Saturday, October 16, 2010

O que voce realmente anda comendo...

Ha algum tempo, quando ainda estavam inventando os hamburgueres e as batatas fritas, o significado era exatamente este, carne moida e batatas descascadas e fritas. Agora estas duas comidas "icones" de varias geracoes tem todo um novo significado.

Infelizmente, muitas das comidas favoritas da maioria das pessoas (especialmente fast food) nao sao fabricadas nas cozinhas, mas desenhadas e "aperfeicoadas" em laboratorios. Assim que antes de pensar que esta mastigando o seu tao querido pedaco de carne, pense sobre o que exatamente voce esta comendo, pois a realidade pode ser muito mais dificil de engolir do que voce imagina.

Chicken McNugget

Voce pode ate pensar que estes pequenos pedacinhos de frango sao feitos de forma bem simples. Na maioria das vezes chega a conter pao e frango, mas os McNuggets e seus "companheiros" de outros restaurantes de fast food (alem do McDonalds) sao pedacinhos de criaturas muito mais complicadas. Somente a "carne" nestes McNuggets contem nada menos que sete ingredientes, alguns dos quais feitos com muitos mais ingredientes. (Nao, nao e' somente frango. E' tambem um composto de agua, farinha, dextrose, oleo e fosfato de sodio). A "carne" tambem contem algo chamado "extrato de fermento autodigerivel" (seja la  o que for isso). Alem disso, acrescentemos nesta receita outros 20 ingredientes para fazer o empanado e teremos o que a industria quimico alimentaria chama de McNugget.

Bom, se voce compara o mesmo produto com os de outros restaurantes fast food voce podera ate' pensar que o do McDonalds e' totalmente saudavel e natural, afinal os Nuggets da cadeia Wendys contem nao menos que 30 ingredientes e os do Burger King nada menos que 35. (uau!)

Wendy's Frosty

Para fazer este milk shake sao necessarios nao menos que 14 ingredientes, quando para fazer o milk shake original eram necessarios tao somente leite e sorvete. Ingredientes como agentes espessantes incluem goma de guar, goma de celulose e carragena. E enquanto somente isso e' o suficiente para desqualificar esta bebida como milk shake, isso nao e' nada comparando com a lista de quimicos destes novos shakes Franksteins.

Vejamos o Coffee Toffee Twisted Frosty, por exemplo. Parece inocente, afinal as "unicas" adicoes a este shake sao "xarope de cafe" e "tofees de cafe". O problema e' que estes dois aditivos contem nada menos que 25 ingredientes extras (cada), sete dos quais sao acucares e tres, gorduras. E veja so: Em lugar de usar o xarope de cafe classico, o tal "xarope de cafe" utilizado neste shake pode ser melhor descrito como uma mistura de agua, xarope de frutose de milho (que e' geneticamente modificado e que por si so' ja e' um baita problemao), glicol propileno, laxantes quimicos que sao usados como emulsificadores em comidas e acreditem, o cafe mesmo so aparece la no final da lista.

Hambuguer de Peixe (mais conhecido como Filet-O-Fish)

O sanduiche de peixe mais famoso de todo o mundo comeca com a criatura mais feia de todo o oceano. Filet-O-Fish, um hamburguer de peixe usado nas cadeias de fast food e' feito, predominantemente de hoki (Macruronus novaezelandiae), um peixe da familia da merluciidae, um peixe esquisitissimo encontrado na Australia e Nova Zelandia. No passado, o McDonald's comprava uma media de 15 milhoes de libras deste peixe por ano, cada file era coberto com uma capa de massa, oleo, molho tartaro e finalmente colocado em um lugar aquecido para que se mantivesse maleavel. Mas parece que o apetite do mundo para este e outros tipos de sanduiches de peixe frito foi muito grande e a Nova Zelandia proibiu a pesca por alguns anos para que se possa evitar a exincao de tal peixe. O McDonalds nao se deu por vencido, obviamente, e ja comecou a fabricar o mesmo tipo de sanduiche com um peixe do Alaska chamado de pescado polaco, afinal de contas, depois de misturado com a massa, o molho e frito, alguem vai perceber a diferenca?

Sanduiche de Salame

Salame, uma carne misteriosa: Sera vaca? sera porco? Bem, se voce esta falando sobre o salame genovez usado nas cadeias Subway, entao e' uma mistura dos dois. A maioria dos salames produzidos em massa sao feitos com restos de acougues que seguem a um processo mecanico que os esmigalha e nada e' desperdicado, nem mesmo musculos ou ossos. Tudo isso e' processado usando o acido latico, que e' produzido por uma bacteria da propria carne. Isso da ao salame seu odor e sabor caracteristicos e seu
processo de maturacao, um lugar ideal para o crescimento outras bacterias. Adiciona-se umas boas pitadas de sal e pimenta e mais um total de 15 ingredientes e... voila! Eis o salame. (eca!)

Big Mac

Vem da vaca, claro esta', mas antes e' muito bem recheado com uma boa dosagem de "mentiras ou fraudes", mais conhecido como Big Mac, o hamburguer mais conhecido em todo o mundo. Os especialistas em producao de bifes dizem que a "carne" usada para o Big Mac sao restos dos acougues usados tradicionalmente para a producao de comida para cachorros, mas que sao cozidos para serem transformados neste tao conhecido hamburguer. O desafio maior deste processo produtivo esta' em conseguir carne limpa o suficiente para o consumo humano, livre de E.Coli e salmonela, o que diga-se de passagem, nao e' nada facil!
Sendo assim, como os produtores de bifes conseguem limpar a tal carne? Com o uso de amonia, tal como voce utiliza para a limpeza do banheiro de sua casa.

Veja so'. Os produtores desenvolveram um processo para matar os agentes patogenicos da carne expondo a carne moida ao gas de amonia. E nao somente isso, o pior e' que as instituicoes que deveriam proteger a saude humana nao somente aprovam este processo, como tambem permitem que este pequeno "dado" seja ocultado dos consumidores. Dessa forma, o gas de amonia usado como agente indispensavel na fabricacao destes hamburgueres nao necessitam ser identificados nos rotulos de alimentos. Um grande problema e' que o gas de amonia pode causar queimaduras graves na pele e olhos, podendo causar cegueira. Como ingrediente parte dos hamburgueres mais consumidos em todo o mundo, o governo nao se preocupa em informar aos consumidores para o grande problema que este agente pode causar para a saude.

Assim que um simples pedaco de hamburguer pode conter, alem de todo o processo industrial relativo a sua producao, varios pedacos de varias vacas diferentes, o que somente incrementa a probabilidade de contaminacao por E.Coli. E viva a amonia!!!

Betty Crocker Bac-Os Bits

Com certeza isso ja' aconteceu com voce em algum momento. Voce esta sentado diante de um prato de alface ou batata assada e de repente da uma vontade louca de comer pequenos pedacos de bacon. Voce tenta resistir mas abre o pote de bacon em pedacinhos de qualquer forma.

Mas se o Bac-Os e' exatamente para isso, para que voce nao resista aos pequenos pedacos e va comendo, comendo ate perder a nocao de quantidade e acabar por comer todo o pote. Que sao aqueles pedacinhos (como chips) que voce coloca em cima de sua salada? Normalmente e' soja. E e' isso. O Bac-O e' formado principalmente de farinha de soja misturado a gorduras trans, gorduras parcialmente hidrogenadas, colorantes artificiais, sal e acucar. E cade o porco?

Mas aqui esta algo realmente raro: O produto que se auto propagandeia como feito com pedacos de bacon reais, nao o sao. Entao, se o bacon real tem menos calorias que os Bac-Os e uma qualidade nutricional considerada maior, por que entao usar o bacon artificial feito basicamente com gordura de soja parcialmente hidrogenada (e geneticamente modificada tambem!)?

Pao Integral de 9 Graos de Subway

Ok, voce provavelmente nao tem o habito de ordenar os paos de Subway, mas ha sempre uma boa chance que que voce venha a comer alguns sanduiches feitos com este tipo de pao. A boa noticia e' que Subway realmente fabrica o pao com 9 graos como prometido. A ma noticia e' que oito dos nove graos aparecem em quantidades minusculas. Se voce observar a lista de ingredientes de Subway encontrara cada grao, exceto trigo, o que "justifica" que contem 2% ou menos deste produto. De fato, o ingrediente principal para a fabricacao de paos e' exatamente a farinha de trigo enriquecida, com suplementos e nutrientes de qualidade. Mas o acucar de frutose de milho tem um papel mais importante neste tipo de pao que um simples grao integral.

Assim que alem dos nove graos, quantos ingredientes Subway usa para fazer seu pao mais conhecido? Dezesseis, dos quais muitos nao se encontram nas prateleiras das padarias exatamente: DATEM (um acido diacetilico usado como emulsificador), aditivo E-481, sulfato de calcio e azodiacarbonamide (um quimico sintetico). Alem disso, sulfato de amonio, rico em nitrogenio que e' comumente usado como fertilizante e que voce provavelmente utiliza para alimentar suas plantas em casa. Subway faz exatamente o mesmo: o sulfato de amonio nutre o fermento e ajuda a tornar o pao marronzinho. Aquele mesmo marronzinho que voce pensava que era resultado do uso de graos integrais. Sinto muito! Mas e' uma combinacao de sulfato de amonio e colorante caramelo. Que pena!

Skittles (ou Confetes, como queira!)

"Tem sabor de arcoiris?" Nao sei exatamente de que e' feito o arcoiris (acho que de luz, nao?), mas nao acho que seja feito de acucar, frutose de milho adulterado geneticamente, oleo de milho hidrogenado. Isso explica porque cada grama de gordura saturada de cada pacote tenha mais acucar que um pote de Creme de Amendoim.

Para conseguir as cores do arcoiris Skittles mistura uma serie de aditivos. Quando Skittles lhe diz que "tem sabor de arcoiris" o que realmente quer dizer e' que tem sabor de amalgama de nove cores artificiais fabricados em laboratorio, muitos dos quais tem sido relacionados com problemas de deficit de atencao e comportamental em criancas. Ha poucos anos o jornal britanico Lancet poblicou um estudo relacionando os aditivos artificiais com os problemas de comportamento e hiperatividade em criancas, o que fez com que os Centros de Ciencia e Interesse Publico emitissem uma peticao aos orgaos de regulamentacao de alimentos obrigando a explicacao dos problemas causados por colorantes artificiais nos rotulos dos alimentos com estes aditivos. A resposta dos orgaos de saude foi que ainda eram necessarios mais testes, promovendo um aumento consideravel de problemas neurologicos em criancas de todo o pais. O cumulo do absurdo!!!

Pizza Mexicana Taco Bell

E' italiana, e' mexicana, e'... bem, e' uma mistura de 64 ingredientes diferentes, tao dificil de dizer o que sao exatamente. Nao se pode negar que esta pizza tem muito boa aparencia. Sao duas massas de pizza, carne moida, feijao, molho para pizza, tomates e queijo. Ate mesmo alguns sinais de nutrientes vitais, embora altamente calorica (540 calorias por 30 gramas de gordura), comparando com as pizzas mais conhecidas das cadeias fast food. E' realmente assustador saber que ha tantos ingredientes juntos (voce consegue ver todos eles?), pois somente a carne moida possui 24 ingredientes do total (eca!).

Agora, alguns dos ingredientes sao realmente da cozinha mexicana, a exemplo de algumas "spices", mas junto a estes temperos vao nada menos que um complexo de componentes como extrato de fermento autodigerivel (alguem ja' descobriu o que e' isso?), maltodextrina, goma de xantam, propinato de calcio, acido fumarico e dioxido de silicio (ou silica). Algum destes ingredientes lhe e' familiar? Este ultimo e' muito comum nas praias. Mas provavelmente voce o conhece por outro nome, algo mais comum, como: areia. Agora, por que Taco Bell coloca areia na pizza mexicana? Sera que e' para que o consumidor pense que esta em Cancun? Acho que nao! Taco Bell adiciona silica na carne moida para prevenir que ela fique grudada durante o processo
de armazenamento.

Sera que o uso da silica e' tao comum nas comidas? Sim. E e' perigoso? Provavelmente nao. O mineral ocorre de forma natural no planeta e esta em alguns tipos de comida, incluindo vegetais e leite. E' claro que inalar e' algo totalmente diferente. Os trabalhadores da construcao civil que respiram muito po' de silica desenvolvem serios problemas de pulmao, a exemplo de bronquites ou silicose.

Sundae de Oreo Baskin-Robbins

O sundae que voce faz em casa tem uma mistura de oleo vegetal? E quantas pitadas de mononitrato de tiamina? Ou quem sabe um pouquinho de oxido nitroso por cima? Provavelmente nao, mas isso e' exatamente o que leva o sundae de oreo de Baskin-Robbins.

Na realidade este sorvete contem tambem uma quantidade incrivel de oleo de soja, oleo de palmeira, oleo de coco hidrogenado, alem de acucar, que aparece na listagem de ingredientes pelo menos 11 vezes. Por incrivel que pareca este sorvete de 1330 calorias e' feito "cuidadosamente" com uma aglomeracao de nao menos que 79 ingredientes diferentes. Setenta e nove ingredientes. Isso mesmo!!!

Se voce fizer um sundae em casa podera usar ate 10 ingredientes na cobertura. E' claro que voce provavelmente vai preferir deixar de lado o polisorbato 80 e o mono e diglicerides, ingredientes com que Baskin conta para manter outros ingredientes adequadamente dissolvidos e algumas gorduras homogeneas. Sundae? Isso e' mais do que um aluno do terceiro ano de quimica poderia experimentar.

Doritos

Para fabricar cada Dorito, cientistas alimentares utilizam aproximadamente 39 ingredientes. Quantos sao necessarios para fazer uma tortilha comum? Mais ou menos tres. O que significa que alguns dos 36 ingredientes sao utilizados tao somente para produzir um salgadinho de queijo muito esquisito. Destes 36 ingredientes, somente dois sao os que se usam para fazer nachos em casa: queijos romano e cheddar. Alem destes, o processo conta com uma gama de carboidratos tais como maltodextrina, dextrose, farinha e acucar de milho. A partir dai vem uma mistura de oleos. Dependendo do pacote que compre, voce pode encontrar uma combinacao de oleo de milho, oleo de soja, oleo de semente de algodao, e oleo de semente de girassol. Alguns destes sao parcialmente hidrogenados, o que significa que cada salgadinho "colabora" para piorar seu nivel de colesterol tanto quanto as gorduras trans.

Mas antes de pensar no que este salgadinho rico em calorias vazias alcance o seu estomago, seu paladar ira saborear o tempero de Doritos, que inclui "saborizante artificial", e o pior dos componentes: glutamato monossodico (do qual falaremos em outro post). Glutamato monossodico, ou MSG, e' um ativador de sabor largamente responsavel pela qualidade viciante do salgadinho. O principal (d)efeito deste ingrediente e' que ele interfere na producao do hormonio leptina, responsavel pela regulacao do apetite, causando um acrescimo de gordura no corpo, uma vez que quem consome alimentos com glutamato monossodico nao tem
ideia de quando parar de comer e acaba por faze-lo em uma quantidade muito maior do que a necessaria para a nutricao do corpo. Alem disso, o glutamato pode causar reacoes adversas a exemplo de nauseas, dor de cabecas, enfraquecimento, dor no peito, e vertigem... sem contar nos dedos alaranjados, claro!

E entao? Da pra continuar alimentando-se assim? Eu acho que nao! E' melhor ter consciencia e total e absoluto respeito por nosso corpo, afinal de contas, ele e' a unica coisa que realmente podemos dizer que e' nosso... nossa roupa, nossa casa, nosso bem estar!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Menina, pior q a gente sabe q isso tudo é uma podrera só, e fecha os olhos pelo pecado da gula.... um dia eu chego lá, to aprendendo a alimentar meu monstro junkfood com minhas batatinhas fritas em casa mesmo!!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites