Monday, October 25, 2010

Devemos estar preocupados com a soja?

Pelo que pude pesquisar há uma grande quantidade de nutricionistas, médicos, enfermeiras, educadores de saúde que estão muito

preocupados com o rumo que o consumo de soja tomou nos últimos tempos.

Se pararmos para checar os rótulos de ingredientes de produtos como pães encontrados nas grandes cadeias de supermercados, é

possível observar que a maioria das companhias começaram a usar farinha de soja em suas receitas.

Minhas suspeitas é que algo está realmente acontecendo... de duas uma:

1. Ou há uma superprodução de soja (muito mais do que as pessoas ou as empresas são capazes de consumir)
2. Ou a soja ficou tão barata por causa da superprodução que as companhias alimentícias resolveram rechear seus produtos com

a soja para diminuir os custos.

O certo é que um novo mercado foi criado, o mercado da farinha de soja nos pães.

E qual é o grande problema com isso?

Existem três principais problemas a meu ver e que necessitamos estar atentos:

- Primeiro, 80-90% da soja produzida em todo o mundo é geneticamente modificada.
- Segundo, há um excesso de utilização da soja nas dietas comparadas com outras culturas que também consumem o produto.
- Terceiro, o nível de estrogênio contido na soja pode interferir com nossos hormônios.

Vamos falar sobre a modificação genética primeiramente.

A tecnologia é incrivelmente instável e muito imprecisa. Para criar sementes geneticamente modificadas, cientistas

basicamente introduzem gens dentro das células, esperando o câmbio no código genético. É como um jogo de paintball com olhos

fechados, esperando acertar o alvo.

As ferramentas ambientais que o processo de modificação genética irá utilizar quando continuado, é ainda desconhecido. Tem

sido comprovado que ingerir comidas geneticamente modificadas modifica a flora intestinal o suficiente para que as bactérias

do intestino processem o alimento geneticamente modificado, misturando-o com nosso DNA. É quase uma experiência franksteniana", eu diria. E há muitas formas de piorar a situação ainda mais, assim que o melhor é mesmo evitar o uso de tais produtos.

Desde que a soja vendida no mercado é 80-90% geneticamente modificada, o melhor ao consumir este produto é optar pelos que sejam 100% orgânicos.

Esta é a razão número 1 pela qual consumir soja não é muito boa idéia.

Razão número dois é...

Muita gente que diz que comer soja é bom está esquecendo de uma parte importante das pesquisas.

A quantidade!

Estudos realizados no Japáo e em outras culturas onde a soja é comida livremente confirmam que o consumo do produto naqueles países não chega nem perto ao consumido no Ocidente.

Tradicionalmente, a maioria da soja consumida na Ásia é comida fermentada, como soyu, misô, tamari, tempeh. Estas comidas já são previamente digeridas para melhor assimilação. O que significa que estamos comendo não somente muita soja, como também uma soja não digerida.

Finalmente, o super consumo de soja leva ao excesso de estrogênio no corpo. Isso faz com que seus hormônios sofram um desequilíbrio, causando irritabilidade, diminuição do apetite sexual, problemas endocrinológicos, mudança no metabolismo e inclusive, aumento do risco de câncer.

Colocando tudo isso dentro de uma perspectiva, comer soja de forma regular não é uma boa idéia realmente.

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Cada vez temos de estar mais atentos ao que consumimos,já nada é como era.
Bj

Caraco, essa é de assustar... tantas pesquisas falando dos beneficios da soja... mas esquecemos q pro lucro tuuudo é modificado nesse mundo..... pouts grila.... da medo de comer tudo certas horas!!!!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites