Wednesday, December 15, 2010

Como Vencer o Medo

Está preparado para vencer o medo?

PASSO N.1:
Aceite que o medo é uma resposta normal ao seu desenvolvimento pessoal. Em outras palavras, cada vez que queira crescer, que queira tomar uma decisão importante, que queira sair de sua comodidade, sentirá medo já que é uma forma de proteger-se do desconhecido.

PASSO N.2:
Mantenha um Diário de Êxitos com uma seção dedicada a seus medos. Neste diário faça uma lista de seus medos. Quando pense em suas metas, quais medos chegam a sua mente? Faça uma lista deles (medo à rejeição, ao fracasso, a enfrentar riscos, etc.) e escolha um deles para se enfocar cada semana.
Responda a estas perguntas sobre o medo escolhido:

a) Qual o resultado deste medo? Que coisas foram perdidas em minha vida por culpa deste medo?
b) Como seria minha vida se este medo não existisse?
c) Que seria o pior que poderia me acontecer se agisse apesar deste medo? Poderia viver com as consequências?
d) Que seria o melhor que poderia me acontecer se agisse apesar deste medo?

As respostas a estas perguntas lhe darão uma clara indicação de se deve controlar sua reação ao medo ou permitir que ele lhe roube seus sonhos.

PASSO N.3:
Sinta o medo e aja. Por quê razão? Responderei com as palavras de Aleanor Roosevelt:

"Você ganha força, coragem e confiança em si mesmo cada vez que pára e olha o medo na cara. Você deve fazer o que pensa que pode".

Todas as pessoas que você conhece e que hoje são exitosas, quando quiseram crescer sentiram medo, mas agiram.

Eles vivem seus sonhos embora tenham tantos medos como aqueles que vivem miseravelmente, o único é que se transformaram em mestres de seus medos em lugar de permitir que seus medos fossem seus mestres.

Quando aja apesar dos seus medos, sairá de uma situação de dor, paralisia e depressão (outros sentimentos que normalmente acompanham o medo) a um sentimento de poder, confiança em si mesmo e felicidade.

Quando você enfrenta o medo, coloca-se em uma posição de poder onde o medo se transforma em algo irrelevante... claro que o sente, mas age de acordo com sua vontade, tem poder sobre si mesmo, pode viver seus sonhos, pode criar satisfação em sua vida, pode enfrentar obstáculos, e o poder de tomar decisões.

PASSO N.4:
Comemora os triunfos. Cada vez que aja apesar de seus medos, será um triunfo, um romper de correntes e tomada de controle de sua vida. Anote em seu Diário de Êxitos e compre-se um presente, vá ao cinema ou faça qualquer coisa que lhe traga felicidade, porque você merece.

Quando sinta que está agindo, apesar dos medos, então, siga estes quatro pasos com o próximo medo na lista que escreveu em seu Diário de Êxitos.

Quando siga estes 4 passos, evitará uma das maiores dores da vida: chegar ao final da vida e olhar para atrás e perceber que aceitou muito menos do que a vida oferecia, sendo somente uma testemunha do êxito dos demais.

Quando siga estes 4 passos, não permitirá que o medo intervenha na realização de seus propósitos. Você tem grandes talentos e habilidades únicas para compartilhar com o mundo. Ninguém pode oferecer o que só você pode.

Quando siga estes 4 passos, estará dando poder a si mesmo, rompendo o feitiço do medo e vivendo seus sonhos.

Quando siga estes 4 passos se sentirá no controle e conseguirá suas metas com muito mais facilidade. Sentirá como uma nova pessoa e alcançará êxitos que somente existiam em sua imaginação!

Ninguém pode escrever seu livro, abrir seu negócio ou escrever sua canção... sinta o medo, rompa o feitiço e faça sua vontade.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

3 Integralidades:

Saudações, Vilanova!

Assunto muito oportuno esse, hein! Tem um poema que gosto muito que diz: "enfrente pelo menos uma coisa que lhe meta medo por dia"... é mais ou menos isso! Eu sempre me lembro dessa frase e ela me serve com incentivo para seguir em frente!

Parabéns pelo post!
Jr Vilanova.

Olá Vilanova.
Muito interessante este assunto e complicado e como!.
Más parabens e muito obrigada por postar pois eu estava a precisar ler algo sobre este assunto MEDO.
Alias é um dos maus que atinge uma boa parte ou quase a maioria do mundo.



Vilanva adorei os seus 4 passos ,eu vou segui los pois estou precisando me libertar de todos medos q me cercam.

Más tem 1 que me irrita muito que é o medo de dizer e magoar as pessoas e elas n gostarem d emim.
Vc tem alguma dica,orientação a me dar? por favor aguardo a sua resposta pelo meu email: renatinhasou_maiseu@hotmail.com
Abraços!

Olá Vilanova.
Muito interessante este assunto e complicado e como!.
Más parabens e muito obrigada por postar pois eu estava a precisar ler algo sobre este assunto MEDO.
Alias é um dos maus que atinge uma boa parte ou quase a maioria do mundo.



Vilanva adorei os seus 4 passos ,eu vou segui los pois estou precisando me libertar de todos medos q me cercam.

Más tem 1 que me irrita muito que é o medo de dizer NÃO e magoar as pessoas e elas n gostarem d emim.
Vc tem alguma dica,orientação a me dar? por favor aguardo a sua resposta pelo meu email: renatinhasou_maiseu@hotmail.com
Abraços

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites