Wednesday, December 29, 2010

8 Formas de Incrementar a Esperança

"Eu tenho me sentido sufocada como as coisas estão acontecendo ultimamente", disse uma mãe recentemente a respeito dos acontecimentos mundiais. "Eu sinto como não existisse nada que eu pudesse fazer e que o mundo está fugindo ao nosso controle". Suas palavras ecoam o sentimento da maioria de nós, cada vez que lemos um jornal ou escutamos as notícias. Guerras, armamento nuclear na Coréia do Norte, uma família de seis pessoas morta por uma bomba em Baltimore, o massacre de Bali - e por aí sai a lista. Diante de tudo isso é muito fácil perder as esperanças. No entanto, essa não tem que ser a nossa escolha para caminhar pela vida.

Como você pode ver, esperança é na realidade, algo que criamos. Não é algo que aparece magicamente de alguma fonte externa. Todos nós temos dentro de nós a capacidade de gerar esperanças. Agora, mais que nunca, derrotar o medo e fazer nascer a esperança é essencial. As oito formas seguintes irão lhe ajudar a conseguir isso. Tente estes passos e ensine-os a seus filhos. Faça algo por sua família.

Seja Bondoso Consigo Mesmo

Pense sobre o que você mais necessita e então, ponha em prática. Pode ser que seja uma xícara de chá, uma caminhada, um tempo sozinha, uma música calma, um pequeno descanso, ou simplesmente ler um livro inspiracional. Seja lá o que for, permita-se realizar o seu desejo, nem que seja só por alguns minutos. Se você está no trabalho, dê a si mesmo um pequeno descanso, respire por um momento. Estes pequenos momentos acumulam-se e transformam o nosso dia.

Crie um Ritual Diário de 5 Minutos de Silêncio

Acenda uma vela e reze, medite ou reflita. Você não tem que acreditar em nenhuma divindade em particular para realizar esta tarefa. Simplesmente fique em silêncio refletindo diante da vela. Isso é extremamente sanador. Isso pode sser um momento do dia em que você se sinta conectado com sua alma. Não pule este passo - ele é muito poderoso.

Diminua a Quantidade de Novidades

Uma super saturação de notícias e novidades pode ser prejudicial para sua saúde emocional. Se você lê os jornais pelas manhãs já é suficiente. Você não necessita ligar a TV ou o rádio também, especialmente antes de ir dormir. Considere uma completa moratória quanto às notícias pelo menos uma vez por semana. Tudo vai estar no mesmo lugar na manhã seguinte.

Trate Cada Dia como se fosse um Presente Precioso

Seja vigilante ao olhar para as coisas e aprecie as pessoas. E se hoje fosse o último dia de sua vida? Como você gostaria de vivê-lo? Pergunte-se a si mesmo esta questão durante o seu dia. Isso irá ajudá-lo a deixar de lado todas as pequenas situações incômodas do seu dia a dia.

Pense em tudo aquilo a que você é agradecido em sua vida, faça uma lista a cada dia e pratique.

Dê um Tempo

Todas as manhás, tardes ou noites, dê a si mesmo um descanso de pelo menos 30 segundos para olhar o céu, respirar profundamente e agradecer à Vida.

Embora o mundo tenha seus problemas, o sol surge no céu a cada amanhecer, e nós estamos despertos e vivos quanto saimos da cama. Deixemos que os céus sejam uma ponta de esperança. Pense nas outras pessoas ao redor do mundo que como você estão olhando o céu e sabendo que todos compartilhamos de um mesmo planeta. Dentre todos, nós temos a habilidade de criar soluções para os problemas existentes.

Expresse o Amor

Abraços, palavras, recadinhos, atos de carinho - seja indiscriminadamente generoso com todos eles. Surpreenda um amigo com um abraço. Abraçe e beije seus filhos demoradamente e com um sentimento profundo. Se você gosta de como o funcionário de uma loja o atente, agradeça carinhosamente. Deixe ao seu companheiro pequenos recadinhos demonstrando gratidão pelos atos de carinho. Façamos algo para acrescentar calor e energia positiva a nossas vidas e à vida das pessoas a nosso redor. Isso é também muito reconfortante, para ambos, para os que dão, e para os que recebem um ato de amor.

Diga Esta Afirmação Todos os Dias

Diga esta afirmação todos os dias e veja como ela pode ser o guia em sua vida: "Eu sou a chave para a paz".

A maioria de nós acredita, errôneamente, que a paz virá de outras pessoas ou instituições muito além de nós. A verdade é justament o oposto. A paz começa dentro de cada um de nós. Cada um de nós criamos a paz nos pequenos e grandes momentos de nossas vidas. Devemos sempre viver nossas palavras e ações ao invés de ter medo ou resignação.

Faça a Diferença

Vá mais além de suas possibilidades. Esta é sua oportunidade de viver sua melhor promessa, seu melhor Eu. Não espere. Cada vez que fazemos a diferença na vida dos demais, criamos esperanças a nós mesmos. Indo mais além das necessidades dos demais, acrescentamos um pouco mais de paz e esperança ao mundo. Nossas atitudes de carinho e compaixão, acumuladas, irão transformar nossas vidas e a vida dos demais.

By Naomi Drew

(tradução livre Carmem L Vilanova)

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Oiii,
Ótima postagem, não sou muito fã de dicas de auto ajuda, ou passo a passo para a felicidade, mas de vez em quando acho que não custa nada seguir algumas regrinhas....

Abraçossss.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites