Thursday, December 23, 2010

Não Faça Competência com sua Filha

Começando pela roupa, passando pela maneira de falar, e terminando com as amizades, existem mães que se mimetizam e começam a se parecer, cada vez mais, a suas filhas adolescentes.

Mas para os psicólogos estas atitudes estão longe de ser mera cumplicidade entre mãe e filha. Na realidade, trata-se de uma competência que se estabelece, em geral, quando umas se encontram à beira da menopausa e as outras, em pleno desenvolvimento hormonal. E nestes casos, é a mãe a causadora do conflito.

Este peoblema se vê muito frequentemente, sobretudo em mães divorciadas ou viúvas. Estas mães sofrem de uma supervalorização da juventude e da imagem corporal. O que buscam é deter o passo do tempo e para isso, apelam a recursos como usar a mesma roupa que suas filhas ou passar fome para conseguir o mesmo peso.

Esta competência tem duas caras: por um lado estas mães buscam ver-se igualmente jovens como suas filhas, e por outro, querem seguir sendo desejadas pelos homens.

Geralmente esta competência se dá em lares onde falta a figura masculina, que é habitualmente quem acalma os ânimos. Também em sua grande maioria, são mulheres que não tiveram um desenvolvimento profissional ou de trabalho, que se dedicaram exclusivamente a ser donas de casa. Seu único atrativo baseia-se no atrativo erótico, o único que fez com que se sentissem valorizadas e hoje sentem que estão sendo desbancadas por suas filhas nesse assunto.

A competência sempre surge do lado das mães. As filhas, em realidade, não encontram motivos para competir com suas mães. Mas o que sim fazem muitas vezes como reação, é denegrir ou desqualificar a suas mães.

- Cirurgias Plásticas

Outra modalidade destes tempos é recorrer às cirurgias para melhorar o corpo e assim, estar mais próxima (físicamente) da aparência das filhas adolescentes.

As mulhers costumam recorrer às cirurgias estéticas quando se encontram em uma etapa de crise. E estas crises podem haver-se originado na entrada da idade madura, uma mudança de parceiro ou, inclusive, algum conflito com suas filhas.

Como agir para deixar de lado esta competência?

1. Reconhecer que está competindo com suas filha.
2. Não se deve apoiar ou buscar conselhos em suas filhas. Não deve transmitir-lhes seus problemas.
3. Deve ter amigas de sua idade.
4. Conformar-se com o próprio corpo e suas conquistas pessoais.
5. Se não se encontra satisfeita, repensar no que pode fazer para melhorar sua vida.
6. Valorizar-se. Pode fazer uma lista com coisas positivas de si mesma.
7. Lembrar-se de que ainda continua sendo uma mulher e que pode melhorar sua sexualidade. Não deve pensar que sua vida sexual se acabou.
8. Tudo o que a sua filha lhe diga que seja para que lhe ajude a crescer interiormente.
9. Saber que cada uma ocupa seu lugar na vida uma da outra.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

3 Integralidades:

É triste como a futilidade toma conta da vida de muitas pessoas, especialmente mulheres.... acho q a cobrança é tanta para q a mulher seja SUPER em tudo q essas loucuras acabam acontecendo....

Namaste Carmem!

Que seu Natal seja pleno de harmonia, alegria e paz!!
Bençãos de luz te envolvam e te energizem, renovando teu ser...
Grande beijo!

Querido Carmem, muita paz!
É sempre um prazer visitar seu espaço. Quando desejar faça-nos uma visita e não deixe de emitir seus comentários, pois serão importantes para a edificação de todos que nos acompanham.
Venho desejar a você um feliz Natal, pleno de alegria e felicidade com muita paz, harmonia, crescimento e realizações espirituais.
Sabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro como comemoramos, mas isso pouco importa. O que realmente importa é o seu significado: demonstração de um Deus amoroso que enviou Seu próprio Filho ao mundo para resgatar os perdidos, nós, eu e você.
Natal é tempo de renovação espiritual. Não fujamos ao nosso destino, mas a exemplo do Mestre, sigamos os Seus passos, amando a todos que nos cercam, compartilhando o que temos com os necessitados do corpo e da alma: uma palavra amiga e um gesto de carinho muitas vezes valem mais que um alimento para o corpo físico. Agindo assim o Natal terá efetivamente um valor mais importante que a entrega de presentes e as comemorações exteriores que uma grande parcela pensa ser o mais importante, marcará o inicio de uma nova caminhada com o Senhor.
Que possamos no ano se inicia prolongar esse sentimento de fraternidade e de amor ao próximo que tão de perto nos fala ao coração quando essa data tão significativa para a Cristandade se aproxima.
Que Deus te abençoe grandemente e a todos que procuram através do testemunho de vida e da mensagem do Cristo transformar esse mundo em um mundo melhor, onde as pessoas se amem e se entreguem ao Senhor.
Que ao final de 2011 possamos dizer: Valeu a pena seguir a Jesus e testemunhar do Seu amor.
Muita paz!
Ben Baruch

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites