Tuesday, November 23, 2010

Um Milagre Chamado Bicarbonato de Sódio

E você que pensava que o Bicarbonato de Sódio ia bem somente na batedeira para ajudar o bolo a ficar fofinho? Então se enganou... Há mil e uma utilidades para este pozinho milagroso, principalmente na limpeza do lar.

Vamos a elas:

1. Borracha, Plástico, Esponjas e Madeira
Para limpar utensílios e-ou superfícies de plástico ou borracha, deve-se fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e aplicá-la com uma esponja comum. A pasta de bicarbonato de sódio (feita com uma mistura deste com um pouco de suco de limão) removerá todas as manchas dos recipientes como um passe de mágica.

Para renovar esponjas velhas, dupla face de nylon e-ou de esfregar, deixe-as de molho toda uma noite em uma solução de 4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara de água.

A mesma solução pode ser usada para limpar objetos e-ou superfícies de madeira.

2. Superfícies Brilhantes


Superfícies brilhantes como as pias de aço inoxidável podem ser limpas com uma pasta de bicarbonato de sódio (feita com um pouco de água). Com uma esponja macia, aplica-se a pasta na superfície a ser limpa e depois enxuagua e seca com um pano macio.

3. Na Cozinha


Alguns limpadores abrasivos podem danificar a fórmica dos móveis da cozinha. Por este motivo, limpe-os com uma pasta de bicarbonato de sódio. Aplique a pasta, deixe-a secar e remova-a esfregando suavemente. Em seguida é só enxaguar e secar.

Já para os móveis que têm superfície de azulejo, use uma mistura de 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amoníaco, 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água morna. Aplique a mistura com a esponja, mas não esqueça de assegurar-se de proteger suas mãos com luvas de borracha.

Para limpar a graxa e alimentos incrustados em assadeiras, basta umedecê-las com água quente e borrifar um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe a mistura descansar por uma hora e depois esfregue com uma esponja.

Para soltar alimentos assados e ressecacos em panelas ferva água e bicarbonato de sódio em fogo baixo dentro das próprias panelas a limpar.

Quando o alimento se soltar, espere que a panela esfrie e limpe como de costume.

Os utensílios de cozinha esmaltados não podem ser limpos com limpadores abrasivos. Por este motivo, aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e deixe descansar por uma hora. Limpe com a esponja e enxague.

As panelas antiaderentes são difíceis de limpar, uma vez que pode-se acabar tirando a camada antiaderente sem querer. Para evitar que isso aconteça, coloque na própria panela 1 xícara de água para ferver, quando estiver fervendo, acrescente 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante. Após alguns minutos, lave a panela como de costume.

Para retirar manchas de queimado em assadeiras de biscoito, cubra as manchas com bicarbonato de sódio e água quente e deixe por 10 minutos. Em seguida arie a assadeira com um pouco mais de bicarbonato de sódio e enxague.

Cafeteiras de vidro ficam limpinhas quando lavadas com uma solução de bicarbonato de sódio e uma escova de dentes para chegar aos cantos mais difíceis.

Para limpar o forno (já frio), espalhe 1 xícara de amoníaco e feche-o durante toda a noite para soltar a sujeira. Pela manhã, limpe o amoníaco (não se esqueça de usar luvas de borracha), depois esfregue bicarbonato de sódio e enxague bem.

Chaleiras e filtros de cafeteiras podem ser limpas com uma mistura de 2 a 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e água, deixando ferver por um período de 10 a 15 minutos. Depois de frio, esfregue o utensílio com uma esponja e enxague bem.

Para retirar as manchas de café das xícaras, mergulhe uma esponja umedecida em bicarbonato de sódio e esfregue bem as xícaras. As manchas mais difíceis podem requerer também um pouco de sal.

As manchas de ferrugem das chaleiras podem ser facilmente removidas com uma mistura de água (a chaleira quase cheia), 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e suco de meio limão. Ferva a solução em fogo baixo por 15 minutos e enxague com bastante água.

Para retirar o mal cheiro da geladeira e-ou freezer, basta colocar uma caixa de bicarbonato de sódio aberta dentro do aparelho. O bicarbonato irá absorver os odores por até três meses. Mas lembre-se de colocar a caixa o mais próximo possível do ventilador da geladeira para um maior efeito, e não se esqueça de mudar a caixinha a cada três meses (no máximo).

Se você ainda usa tábua de carne de madeira, limpe-a com bicarbonato de sódio para remover os odores.

Também para reduzir odores, borrife bicarbonato de sódio nas latas de lixo a cada vez que adicione lixo. Além disso, lave e desodorize a lata com uma solução de 1 xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,5 litros de água.

Também na limpeza das frutas o bicarbonato de sódio pode ser um excelente aliado. Borrife bicarbonato de sódio em uma esponja umedecida e esfregue as frutas e verduras para remover sujeira, cera ou resídios de pesticida. Depois é só enxaguar em bastante água.

4. Nos Pisos, Tapetes e Carpetes


Para limpar pisos cerâmicos, aplique 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Com um esfregão, espalhe a solução no chão, esfregue bem e enxague.

Na limpeza de Tapetes e Carpetes pode-se utilizar da seguinte maneira: para retirar manchas de gordura, esfregue com uma escova uma mistura de uma parte de bicarbonato de sódio para 4 partes de álcool. Enxague com bastante água. Já para tirar o mau cheiro dos carpetes, espalhe bicarbonato de sódio e aspire em seguida.

5. Nos Entupimentos


Para prevenir entupimentos, despeje periodicamente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre no ralo da pia (da cozinha ou dos banheiros), seguido de água quente. O bicarbonato de sódio e o vinagre formarão uma espuma que ajudará a limpar o dreno e evitar entupimentos. Quando a espuma diminuir, enxague o dreno com água quente.

6. Para Purificar o Ar


Use uma mistura de 1 litro de água, 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de suco de limão. Coloque em um borrifador e... voilà!!! Use-o como "bom ar"!!! Sua casa vai ficar bem cheirosinha.

E... Boa faxina!!!

Beijos, flores e muitos sorrisos!
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites