Friday, March 11, 2011

UM VENENO EM FORMA DE SABOR

Para quem ainda não sabe, o Glutamato Monossódico - também conhecido por Aji-no-moto, Caldo Maggi, Caldo Knorr ou Sazón ("é o amoooorrr") é um aditivo que realça o sabor dos alimentos e por isso mesmo é usado em quantidades incríveis na fabricação de uma diversidade de comidas processadas e industrializadas.

Este aditivo, no entanto, está longe de ser uma substância inofensiva para a saúde. Quando se fala em Glutamato Monossódico, fala-se de uma substância que causa reações adversas que vão desde as alergias cutâneas, passando por náuseas e vômitos, enxaquecas, asma, taquicardia, irregularidades cardíacas, tonturas e depressão (e isso não é tudo).

O Glutamato Monossódico pode levar à liberação de acetilcolina, uma substância química estimulante da função muscular, além de inibidora da absorção de glicose por parte de células cerebrais. Como resultado, está intimamente relacionado à obesidade e à doença de Alzheimer, além de ser altamente tóxico para os neurônios.

A substância é um neurobloqueador do hipotálamo - controlador do apetite, o que incrementa a quantidade de comida ingerida causando, como consequência, a obesidade, tão comum nos dias atuais, não somente em adultos, mas também, e principalmente, em crianças, as principais vítimas dos alimentos processados e industrualizados.

Muito usada na cozinha chinesa, este ingrediente é o principal responsável pela Síndrome do Restaurante Chinês, muito mais comum do que se imagina. Os sintomas incluem sensação de azia, dormência, tremor, febre, pressão facial, dor no peito, dor de cabeça, náusea, taquicardia, broncoespasmos em pessoas asmáticas, tontura, sensação de queimor na nuca, antebraços e peito, dormência na nuca irradando para os braços e as costas, e mal estar geral.

Outros nomes pelos quais é conhecido o Glutamato Monossódico são: Caseinato de Sódio, Maltodextrina, Lecitina Hidrolizada ou Saborizante Natural.

Sabe-se que no mercado atual é quase impossível encontrar produtos que não contenham esta substância, mas acreditem, dá prá viver sem ela, e muito bem, obrigada! Dá para encontrar um tempinho e fazer os próprios biscoitos em casa, o próprio catchup ou molho de tomate, evitar o uso de tabletes de caldos artificiais. Dá sim, gente! Dá para dar um giro de 360 graus no rumo em que a vida moderna está tomando e voltar às origens. A saúde agradece!

Beijos, flores e muitos sorrisos!


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Ótima informação,bem util!beijs,lindo fds,chica

Tenho uma página no FB em que posto,textos sobre reeducação alimentar e alimentação saudável. Posso compartilhar o,texto citando as fontes?? grato

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites