Sunday, February 28, 2010

Bananas Incríveis

Por Susan Schenck

Isso sim, é interessante! Depois de ler este post, você não voltará a olhar para uma banana da mesma forma que antes.

Bananas contêm três açúcares naturais - sucrose, frutose e glucose, combinados com fibras. Uma banana fornece um incremento substancial de energia de forma instantânea. Pesquisas revelam que apenas duas bananas são suficientes para dar energia para realizar um extenuante exercício de 90 minutos. Não é por acaso que a banana é a fruta número 1 para os atletas. Mas dar energia não é a única forma com a qual a banana pode nos ajudar a estar em forma. Ela pode também ajuda a prever uma grande quantidade de enfermidades e condições, transformando-se em algo indispensável a nossa dieta diária.

Depressão: De acordo com uma pesquisa recente com pessoas que sofriam de depressão, foi visto que muitos dos pesquisados se sentiam melhor depois de comer uma banana. Isso porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, fazendo com que a pessoa se sinta relaxada, melhore o humor e se sinta mais feliz.

Tensão Pré Menstrual: Esqueça dos comprimidos - coma uma banana. A vitamina B6 contida na banana regula os níveis de glucose no sangue, melhorando o humor.

Anemia: Ricas em ferro, as bananas podem estimular a produção de hemoglobina no sangue e isso ajuda a diminuir as situações de anemia.

Pressão Alta: É a única fruta tropical com um nível extremamente alto em potássio e baixo em sal, o que faz da banana um combatente perfeito contra a pressão alta.

Poder Mental: 200 estudantes de uma escola de Twickenham (Middlesex - Inglaterra) tiveram uma grande melhora em seus exames durante todo o ano, tão somente por comer bananas no café da manhã, no lanche e no almoço, o que permitiu um aumento substancial no seu poder mental. Pesquisadores descobriram que a quantidade de potássio que pode ser encontrado na banana permitiu que os alunos se mantivessem mais alertas.

Prisão de Ventre: Ricas em fibras, incluir banana na dieta pode ajudar a reestabelecer o funcionamento normal do intestino, sem a necessidade do uso de laxativos.

Ressacas: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana adoçada com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite (para que toma, senão substitua por água), reidrata todo o sistema.

Azia: Bananas têm um efeito antiácido natural, assim que se você sofre de azia, experimente uma banana para ter um alívio rápido.

Enjôo Matinal: Fazer pequenos lanches de bananas, entre as refeições, ajuda a manter os níveis de açúcar altos, eliminando os enjôos matinais.

Picadas de mosquitos: Antes de sair buscando o creme para picadas de mosquitos, experimente massagear a área afetada com um pedaço da parte interna da casca da banana. Muita gente diz que é incrível a rapidez com que diminui o inchaço e a irritação no local.

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajudam a acalmar o sistema nervoso.

Úlceras: A banana é usada na dieta contra desordens intestinais por sua textura suave e cremosa. É a unica fruta que pode ser comida sem perigo mesmo em casos crônicos. A banana neutraliza a super acidez e reduz a irritação das paredes do estômago.

Controle da temperatura: Muitas culturas vêem a banana como um controlador de temperatura, tanto para o físico, como para o emocional das mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, a mulher grávida come banana para garantir que o bebê vai nascer com uma temperatura normal.

Depressão Sazonal por Falta de Sol: As bananas podem ajudar aos que sofrem de Depressão Sazonal porque contêm triptofano que é um ativador natural do humor.

Uso do Tabaco e Fumo: As bananas podem ajudar às pessoas que estão tentando parar de fumar. As vitaminas B6, B12 contidas na banana, tanto quanto o potássio e o magnésio, ajudam a que o corpo se recupere rapidamente dos efeitos da abstnência da nicotina.

Estresse: O Potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, envia oxigênio ao cérebro e regula o balanço de água no organismo. Quando a pessoa está estressada as taxas metabólicas sobem, reduzindo nosso nível de potássio. Para que o organismo volte a estar balanceado, é suficiente alguns pequenos lanches de bananas.

Derrame: De acordo com pesquisas realizadas pelo Jornal de Medicina de New England, Estados Unidos, comer bananas como parte de uma dieta regular pode diminuir o risco de morte por derrame cerebral, em até 40%.

Verrugas: Costuma-se dizer que para acabar com as verrugas, é suficiente colocar um pedaço de casca de banana em cima da verruga (a parte amarela da casca para fora) e cuidadosamente fixar o pedaço com um tape cirúrgico, ou durex.

Pode-se ver, então, que a banana é um remédio natural para muitas enfermidades. Quando comparada com a maçã, por exemplo, a banana tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes mais vitaminas e sais minerais. É altamente rica em potássio e é uma das melhores frutas conhecidas, assim que pode-se mudar o ditado para "uma banana ao dia, deixa o médico fora de sua casa!".

PS1: Acrescentando algo mais aqui. Dizem que para sapatos super lustrosos é suficiente esfregar a parte interna da casca da banana diretamente no sapato e depois dar uma boa polida com um paninho seco.

PS2: Bananas devem ser a razão pelo qual os macacos são tão alegres o tempo todo!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Carmem, como já joguei voleibol e até disputei o Campeonato Paulista por alguns anos, sabia e usava (ainda uso) a banana como "carga rápida" de energias. Adorei sua postagem. Bastante esclarecedora. Valeu!
Espero que esteja tudo bem com você por aí. Estou torcendo muito aquí. Beijos saudosos, flores surpresa e os sorrisos seus...claro! Manoel.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites