Sunday, March 21, 2010

15 Alimentos que você não necessita comprar Orgânico

Todos sabemos como os alimentos orgânicos são muito mais caros que os convencionais e por isso mesmo, muitas vezes não compramos orgânicos, quando deveríamos, uma vez que os pestiidas pode ser absorvidos pelas frutas e vegetais, deixando resíduos.

Sabe-se que a exposição contínua a pesticidas está associada ao câncer, infertilidade e condições neurológicas, a exemplo do Mal de Parkinon.

Felizmente, o EWG (Environmental Working Group - Grupo de Trabalho Ambiental), uma Organização Sem Fins Lucrativos dos Estados Unidos identificou 15 frutas e vegetais que são menos contaminados com os resídios de pesticidas e que podem ser comprados convencionamente.

São eles:

1. Aspargos:
- Os aspargos sofrem menos ataques de pestes, insetos e doenças e por esse motivo a quantidade de pesticida utilizado é pequena.

2. Abacate:
- Abacates têm uma casca relativamente grossa o que impede a penetração dos pesticidas.

3. Brócolis:
- O Brócolis convencional não retém muito pesticida porque os cultivos deste vegetal não é muito afetado por pestes, e, consequentemente há uma aplicação menor do veneno.

4. Repolho:
- O cultivo do Repolho não requere a utilização de uma grande quantidade de pesticidas. Dessa forma, não há um acúmulo do veneno em suas folhas.

5. Berinjela:
- A casca relativamente grossa da Berinjela a protege do uso de pesticidas.

6. Kiwi:
- A casca do Kiwi forma uma barreira aos pesticidas. Lembre-se somente de dar uma boa lavada na fruta antes de cortá-la.

7. Manga:
- A Manga, igualmente, possui uma casca relativamente grossa que a protege do uso de pesticidas. Lavar antes de cortar é sempre uma boa idéia!

8. Cebola:
- As Cebolas não são muito atacadas pelas pestes ou doenças, dessa forma não existe uma necessidade real de utilização de pesticidas.

9. Mamão:
- Os pesticidas utilizados no cultivo do Mamão ficam, unicamente, na casca. Assim que uma boa lavada antes de cortas é aconselhável.

10. Abacaxi:
- Como você não comerá o Abacaxi com sua casca grossa, está livre dos pesticidas, uma vez que tudo fica retido na casca.

11. Milho Verde:
- Embora seja utilizada uma grande quantidade de pesticidas no cultivo do Milho, não são encontrados vestígios do veneno nos grãos, que acabam sendo protegidos pela palha.

12. Ervilhas:
- As Ervilhas são os vegetais que apresentam o menor nível de pesticida.

13. Batata Doce:
- A Batata Doce não só não se contamina com os pesticidas, como também é um super alimento, fonte de Vitamina A e betacaroteno.

14. Tomates:
- Até o ano de 2008 o Tomate estava na lista de alimentos mais contaminados por pesticidas. No entanto, nos últimos dois anos foi visto que o uso de pesticidas utilizado neste cultivo diminuiu muito, fazendo com que o Tomate já não seja um alimento de risco.

15. Melancia:
- Com aquela casca tão grossa, é uma verdadeira defesa contra a entrada de pesticidas na fruta.

O Grupo de Trabalho Ambiental também identificou 12 frutas e vegetais que são os que possuem um índice mais alto de resíduos de pesticidas e que devem ser evitados ou comprados unicamente Orgânicos.

São eles:

1. Maçãs:
- As Maçãs normalmente necessitam uma grande quantidade de pesticidas para combater as doenças que afetam este cultivo. Lavar e esfregar a casca não é suficiente para eliminar todo o resíduo. O melhor mesmo é comprá-las orgânicas, uma vez que descascar elimina muitos das vitaminas contidas nesta fruta.

2. Cenouras:
- Se não for possível comprar Cenouras Orgânicas, lave a casca e esfregue com uma escovinha o mais que seja possível e depois descasque.

3. Aipo:
- O Aipo não possui uma casca protetora, o que torna quase impossível eliminar todo o resíduo de pesticidas utilizados nos cultivos convencionais.

4. Cerejas:
- Cerejas absorvem muito facilmente os resíduos de pesticidas.

5. Uvas
- Os vinhedos normalmente recebem uma grande quantidade de pesticidas durante várias etapas do crescimento. Por esse motivo, mesmo quando se lava muito e se descasca, não há como eliminar o resíduo que permanece em grandes quantidades.

6. Couve:
- Embora a Couve não exija uma grande quantidade de pesticidas para que se desenvolva, o pesticida aplicado, embora em pequena quantidade, permanece em sua totalidade nas folhas da couve.

7. Alface:
- Normalmente as Alfaces são contaminadas com os pesticidas mais fortes que existem.

8. Nectarina:
- Por ano são encontrados, pelo menos, 26 tipos de pesticidas diferentes nas Nectarinas.

9. Pêssego:
- Múltiplos pesticidas são aplicados a estas frutas anualmente, igualmente que às Nectrinas.

10. Pêras:
- A cada ano os insetos se tornam cada vez mais resistentes aos pesticidas utilizados nas peras, o que faz com que cada vez seja necessário um uso maior do veneno.

11. Pimentões:
- Por possuir uma pele muito fina, os Pimentões (vermelhos, verdes, amarelos ou laranjas) não oferecem uma barreira aos pesticidas que penetram na parte interna do vegetal.

12. Morango:
- Da mesma forma como os Pimentões, o Morango não oferece proteção contra a assimilação de pesticidas. Orgânicos são muito melhores, com certeza!
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Aqui temos sempre boas indicações e dicas!um beijo, lindo domingo!chica

Estou encantada com o site,maravilhoso!!!!!Parabéns.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites