Thursday, March 25, 2010

Enchendo-se de Alegria

O que significa "encher-se de alegria?" Alegria no sentido de encontrar felicidade - não negatividade, fofoca, idiotizar-se diante de programas de TVs sem conteúdos que vivem ao nosso redor. Falo de alegria legítima.

- Tenha Atitudes Positivas

"Felicidade em posses, nem em ouro. O sentimento de felicidade reside na alma" (Demócritos - 460?-370? BC)

Enfoque-se na busca, no processo, na jornada - não nos resultados finais! No final do dia, a alegria não reside em uma casa grande, no dinheiro, nos bens materiais. O fascinante está na satisfação de nosso trabalho árduo. Felicidade reside no significado e no propósito que encontramos em nossas vidas. Viva o processo. Disfrute a busca... a Alegria será garantida!

- Encontre Algo para Celebrar todos os dias

"Há duas formas para viver: você pode viver como se nada fosse um milagre; ou você pode viver como se tudo fosse um milagre" (Albert Einstein)

Celebre uma idéia criativa, seu brilho, seu estilo autêntico, sua família, e-ou seus armários arrumados! Celebre qualquer coisa e tudo o que faça "brilhar" seu coração. Se você encontra algo para celebrar todos os dias, brevemente você estará encontrando automaticamente coisas para celebrar.

- Abra seu Coração e Perdoe

"Perdão é algo engraçado. Aquece o coração e esfria o ódio" (William Arthur Ward)

Uma pessoa necessita desperdiçar uma quantidade incrível de energia para guardar raiva e ressentimento. E no final do dia, quem é que se fere? Certamente não é a pessoa a quem esta hostilidade está direcionada. Estes sentimentos negativos são um verdadeiro redemoinho para a psiquê e para o corpo. Livre-se deles e disfrute de um sentimento mais leve, mais libertador e mais alegre. No final, você irá considerar o perdão o melhor ato de "egoismo", como benefícios para você unicamente, e ninguém mais.

 - Acredite em Si Mesmo

"O Melhor e mais verdadeiro sentimento vem da bondade, a verdadeira sabedoria, de uma mente alegre". (Ella Wheeler Wilcox)

Em vez de enfocar-se no que não consegue realizar (e acredite, nós podemos criar uma lista imensa disso), por que não enfocar-se no que você realiza e dá de crédito a si mesmo? Não cultive pensamentos que levem seus triunfos a um lado negativo, mas sim, a momentos de felicidade plena.

Agora mesmo, escreva seus sucessos, suas memórias favoritas, e coisas pelas quais você é agradecido. Você pode projetar acontecimentos felizes em seu futuro próximo. Sente a energia positiva?

- Dê Cor a sua própria Felicidade

"Primavera é quando você sente como se estivesse assobiando mesmo quando está com os sapatos cheios de lama" (Doug Larson)

De acordo com um estudo da Universidade Vrije de Amsterdã, os adultos mantêm um sentimento de felicidade quando na presença das cores verde e amarela. Em nossos planos mais profundos, estas cores de primavera permanecem em nós como o nascer do sol, os campos de primavera e a alegria. Não desprese o poder e a importância de nosso ambiente físico - nossa casa, nosso trabalho e nosso carro - onde você vive. Pinte tudo de Felicidade!

- Mexa-se

"O movimento é uma medicina criativa que pode mudar os estados físicos, emocionais e mentais de uma pessoa". (Carol Welch)

O exercício estimula o cérebro a liberar endorfinas e incrementar a produção de neurotransmissores de serotonina, nosso motor natural de felicidade! Programe 30 minutos por dia para mover-se. Caminhe, dance, corra, pule e gire... mova-se de todas as formas que lhe traigam felicidade.

- Abra Espaço para sua Felicidade"Muitos homens tentam pescar tudo em suas vidas, sem saber que não é de peixe que eles necessitam". (Henry David Thoreau)

Acabe de fazer aquelas obrigações chatas e antipáticas e que ocupam todo o seu tempo, agora! Vá em frente, eu disse: agora! Estas pequenas obrigações e afazeres são os que sugam sua energia, puxando-o para baixo. Tire tudo da sua cabeça. Livre-se desta tortura mental, limpe o espaço para a felicidade!

- Alivie as Tensões Físicas

"Nos podemos considerar cada dia perdido como se não o houvessemos vivido. E nós devemos considerar cada falsa verdade, como não houvéssemos sorrido uma única vez" (Friedrich Nietzsche)

Estresse, raiva e sentimentos negativos podem ficar registrados no corpo como ombros doloridos, dores de estômago, torcicolos e dor de cabeça. Algumas formas de liberar estas tensões físicas são o sorriso, a música, respirar profundamente, uma boa massagem ou sentar-se em uma sauna. É importante cuidar do corpo para que ele possa trabalhar bem.

- Atos Criativos de Ternura
"A melhor forma de alegrar-se é tentar alegrar a outra pessoa". - Mark Twain

Quer criar uma alegria estonteante que afeta não somente a você, mas que se expanda a todos os que o cercam? Faça alguma coisa boa para o próximo! Simples assim. Plante uma semente de felicidade - somente uma - e ela terá o potencial de crescer e se espalhar mundo afora.

- Fortaleça sua Gratidão
"Levante-se ao amanhecer com o coração alegre e agradeça por mais um dia maravilhoso". Kahlil Gibran

Nõs podemos ser coletores de injustiças - sentindo-se perpetuamente vazio e infeliz porque todas estas injustiças (ambas, reais e imaginárias) que nos fazem fracassar. Ou, nós podemos contabilizar nossas bênçãos, sentir-nos alegres e cultivar nossa gratidão. Todas as noites, antes de ir dormir, pense em pelo menos 5 coisas as quais você gostaria de ser grato. Você pode ser grato pelas coisas óbvias - comida, abrigo, roupa, trabalho ou por muitas outras coisas, a exemplo dos desconhecidos, uma fruta madura, ou o ônibus que chegou a tempo ao seu destino. Quanto mais você fortalece sua gratidão, mais você vai perceber que sua vida é plena de bênçãos realizadas.

Pratique: Crie um Círculo de Felicidade


Sente-se quietamente, feche os olhos e só por um momento ou dois, concentre-se na palavra "Felicidade". O que vem a sua mente quando você imagina-se feliz? Quais as suas associações com a Felicidade?

Escreva seus pensamentos no Círculo de Felicidade. Não pense; só encha seu círculo com felicidade. Você ficará surpreso ao notar que estas simples coisas vêm da mente!


Por Janice Taylor

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites