A idéia de que os seres humanos andam em círculos quando estão perdidos é bastante repetitiva e quase uma lenda urbana. Agora, no entanto, cientistas estão testando para ver se isso realmente acontece.
Jan Souman do Instituto Max Planck para Biologia Cibernética e seus colegas usaram a tecnologia GPS para fixar rotas de caminhada durante várias horas para seis participantes em uma floresta alemã e três participantes no Sahara tunisiano, depois deles terem sido instruídos para caminhar sempre em linha reta.
A equipe de Souman descobriu que sem a ajuda do sol como guia, os humanos que caminham por territórios nos quais não estão familiarizados, realmente o fazem em círculos.
Somente dois participantes que já haviam caminhado pela floresta em um dia ensolarado e um participante que andou no deserto durante o dia, todos os demais estudantes acabaram caminhando em círculos.
Explicações prévias para o por quê os humanos se perdem caminhando em círculos se referem equivocadamente ao tamanho e força das pernas. No entanto, os pesquisadores rejeitaram estas explicações - um teste realizado com participantes vendados mostrou não haver nenhuma tendência sistemática em desviar-se para uma ou outra direção, e nenhuma associação entre força das pernas e influência direcional.
"O fato de que os participantes caminharam frequentemente em círculos, em lugar de seguir um zigzag aleatório sugere que o direcionamento 'reto' foi causado pela mudança em seus sentidos subjetivos do que é 'reto' em lugar de ser por um barulho aleatório a impulsionar os seus sentidos", dizem os pesquisadores.
O fato dos participantes haverem podido usar o sol para ajudá-los a se manter no curso ideal, sugere que os humanos, da mesma forma que as abelhas fabricantes de mel, são capazes de se orientar adequadamente a partir dos movimentos do sol quando necessitam de direção.
"Ironicamente, em uma era em que os sistemas de navegação são tão sofisticados, a exemplo dos aviões, carros e até mesmo os celulares, somente agora começamos a entender como os humanos se direcionam através do meio ambiente, explorando terrenos desconhecidos", concluem os pesquisadores.
Traducao minha
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
1 Integralidades:
Achei o máximo o ser humano andar em circulos quando sem luz solar. Deve ser um comportamento intuitivo, faz melhor em não se afastar enqunto espera a volta da luz. Obrigada querida e tenha um lindo 2010!
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!