- Cafeína
Boas novas para quem gosta de café: não há necessidade de deixar seu pequeno vício. Vários estudos importantes – incluindo um publicado no último mês de janeiro nos Anais de Epidemiologia – não encontraram nenhuma relação entre o consumo de cafeína e os cistos de mama. Nenhuma relação entre cafeína e o Câncer de Mama foi encontrado e “a teoria de que havia uma conexção entre o consumo de cafeína e os cistos de mama nunca foram provadas”, diz Peter Pressman, M.D., professor de cirurgia clínica do Centro Médico Presbiteriano Weill Cornell de Nova Iorque e autor de “Breast Cancer: A Complete Guide” (Câncer de Mama: um guia completo).
- Laticínios
Conecte-se na internet e você irá encontrar uma quantidade enorme de sites que dizem que os hormônios e a gordura animal dos laticínios promovem o Câncer de Mama. “Há rumores que os componentes do leite de vaca contribuem para o Câncer de Mama, mas não há evidências que possam respaldar isso”, diz Saslow. De fato, vários estudos – incluindo um estudo norueguês publicado no “The International Journal of Cancer” (Jornal Internacional do Câncer) – demonstrou que mulheres que tomam mais que três copos de leite de vaca todos os dias têm uma incidência menor de Câncer de Mama. Então vá em frente e mantenha o seu hábito de laticínios (os médicos recomendam com baixa gordura para uma boa saúde geral). Eles podem inclusive ajudar na diminuição do risco de Câncer de Mama.
Os médicos têm um nome assustador para os caroços na mama: doença fibrocística das mamas. Mas enquanto a palavra “doença” pode induzir ao pânico, caroços nas mamas são extremamente comuns e não estão relacionados diretamente ao Câncer de Mama. “A maioria das mulheres experimentam um inchaço, sensibilidade e endurecimento do tecido da mama durante o mês devido à flutuação hormonal normal; isso não é algo inusual”, diz Ruth Oratz, oncologista do Centro Médico Kaplan Comprehensive Cancer Center da Universidade de Nova Iorque. “Anos atrás, antes dos médicos saberem muito sobre o Câncer de Mama, eles costumavam especular se havia uma ligação entre a doença fibrocística das mamas com o Câncer das mesmas, mas hoje sabemos que não é absolutamente verdade”.
De fato a pesquisadora em Câncer de Mama Susan Love, M.D., analisou estudos seguindo milhares de mulheres com a doença fibriocística da mama e concluiu o risco de Câncer de Mama delas não era mais alto do que as que não apresentavam caroços nas mamas. Mas tendo caroços nas mamas deve-se realizar os autoexames com maior frequência. “Você necessita ter uma boa sensação dos seus tecidos mamários, dessa forma você pode distinguir entre mera mudança fibrocística e um novo caroço real”, diz Pressman.
(... continua!...)
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
1 Integralidades:
Carmem, sensacional essa postagem. Muito esclarecedora. Beijos, flores e muitos sorrisos. Manoel.
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!