O clima lá fora está terrível
(Baseado no texto "Weather Outside is Frightful", de Evelyn Cash)
O Solistício de inverno ja' a nossa porta, e sabemos que este inverno será difícil com temperaturas abaixo de zero. É claro que este não é o primeiro inverno difícil, nem será o último com muitas tempestades. Pois sim! Nessas situações vemos que as idéias de paciência, compaixão e consciência ensinadas pelo Budismo são essenciais para enfrentar uma estação tão dura, principalmente fora dos trópicos.
Eu que não nasci em um clima de inverno difícil fico incomodada por ter que vestir gorros, casacas, luvas, cachecol, calças compridas de lã por baixo dos jeans, e um sem fim de roupas que ao final me tiram metade dos movimentos e me fazem parecer com, pelo menos, 10 kilos a mais (risos). Pelo motivo principal de não haver nascido e crescido em um clima com este, minha imunidade a este tipo de clima é zero, mas tenho que preparar-me para a estação. Quando vemos filmes e documentários, aprendemos que no inverno rigoroso as crianças crescem aprendendo a usar a pá para retirar a neve de suas portas, aprendem a lidar com este clima adverso e, ao crescer, a dirigir em condições difíceis.
Quando olhamos estes eventos sob a perspectiva budista, tempestades de inverno oferecem uma oportunidade única de praticar a paciência. Não importa quão importante é a reunião que nos espera no escritório, não vale a pena que arrisquemos nosso pescoço dirigindo apressadamente por estradas e ruas que se assemelham a rings de patinação. O melhor a fazer é ligar o som e apreciar a melhor música de nosso playlist e dirigir cautelosamente em direção ao nosso compromisso. Vamos demorar mais a chegar, é certo, mas ao menos sabemos que nosso destino é seguro e não teremos que importunar os agentes de nosso seguro do carro com qualquer problema mecânico, ou acidentes.
E finalmente, e mais importante, eu acho que quando as temperaturas caem alguns dígitos no nosso termômetro, devemos saber que há pessoas em todas as cidades que não têm os elementos que nos beneficiam tanto, nem ao menos uma chaminé quentinha. Somos suficientemente afortunados para ter carros que nos levam aonde precisamos ir e caminhas quentinhas para nossas noites frias. Lembremos que nem todos são tão sortudos como nós. Estes pensamentos devem servir de inspiração para que ajudemos aos mais necessitados no inverno.
Nunca nos esqueçamos do quão afortunado somos por poder raspar o gelo do vidro de nossos carros todas as manhãs e deixemos de tantas reclamações.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy CenterConsultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
2 Integralidades:
Em tudo que acontece , sempre há uma grande oportunidade de aprendizado e reflexão. beijos e linda semana de Natal!chica
Olá,
venho deixar-lhe os meus sinceros agradecimentos
pelo carinho que tem dispensado ao meu blog
e ao que escrevo ao longo do ano.
Desejar-lhe igualmente um excelente Natal e...
que o novo ano que se aproxima lhe traga a concretização de todos os seus sonhos!
Beijo grande,
Vóny Ferreira
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!