Tuesday, December 1, 2009

Dia Mundial de Combate a AIDS

Desde 1987, a Assembléia Mundial de Saude, juntamente com a ONU, transformou o dia primeiro de dezembro no Dia Mundial de Combate a AIDS com o intuito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e compreensão às pessoas vítimas do HIV-AIDS.

Nesta data relembramos a necessidade de acabar com o preconceito, o medo, os mitos e a falta de conhecimento, além da discriminação contra as vítimas desta enfermidade, visto que estes fatores são os principais obstáculos para o combate à epidemia, a assistência adequada, ao diagnóstico e ao tratamento.

Outro objetivo para a comemoração desta data, além de eliminar o preconceito, é o de instruir para prevenir, o que deve se tornar um hábito diário na vida de cada ser humano, solidário por natureza.

A AIDS é uma deficiência do sistema imunológico, associada à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV (por sua sigla em inglês: Human Immunodeficiency Virus), o que provoca o aumento na suscetibilidade a infecções oportunistas, tais como o câncer, a pneumonia, entre outras.

Sabe-se que a transmissão do vírus HIV pode-se dar pelo sangue, pelo sêmen ou secreção vaginal e até mesmo pelo leite materno. Transmite-se também pelas relações sexuais (homossexuais ou não), pela penetração vaginal, oral e-ou anal quando ocorrida sem a proteção da camisinha. Aliás, a penetração sem a devida proteção transmite outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis com a mesma facilidade que a AIDS. Compartir seringas entre usuários de drogas injetáveis, transfusão de sangue contaminado, instrumentos perfurantes e-ou cortantes não esterilizados, além do parto e amamentação por parte de uma mãe portadora do vírus são outras formas de transmissão.

Atualmente o tratamento é feito com a ajuda de "antiretrovirais" que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida, embora não garanta a cura. Esta terapia reduz a ocorrência de infecções ditas "oportunistas", reduz ainda a mortalidade e garante um aumento da sobrevida dos pacientes, uma vez que estes medicamentos suprimem de forma agressiva a replicação do vírus HIV.

Alguns mitos ainda persistem atualmente e devem ser "quebrados" urgentemente, a exemplo da forma de transmissão da doença.

NÃO se contagia com HIV através:
- do beijo
- do abraço
- do toque
- do compartilhar talheres
- do utilizar o mesmo banheiro
- da tosse
- do espirro
- da prática de esportes
- da piscina
- da praia
- do aperto de mão

Digamos NÃO ao preconceito e vamos ser mais solidários com os que realmente necessitam de nós.

Lembem-se: um simples ABRAÇO pode salvar vidas. Muitas vezes de uma tal forma como jamais pudéssemos imaginar.

Beijos, flores e muitos sorrisos... sempre solidários!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Olá Carmen!Obrigada pelas visitas no meu blog!Volte sempre!

Parabéns pelo seu blog!

Angela

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites