Wednesday, December 9, 2009

Você é propensa ao Câncer de Mama? - Parte III

- Sutiãs

O rumor do sutiã é baseado na hipótese estabelecida por antropologistas “feministas” alguns anos atrás no livro “Dressed to Kill: The Link Between Breast Cancer and Bras” (Vestida para Matar: A Ligação entre Câncer de Mama e Sutiãs), no qual eles dizem que os sutiãs – especialmente os que têm um ferrinho embaixo – constringem o tecido linfático, permitindo as toxinas cancerígenas a se proliferarem. “Quando eu escutei isso pela primeira vez eu pensei, vocês só podem estar brincando”, diz Pressman. “Pesquisadores provam que o sutiã – inclusive os menores e mais apertadinhos – não interferem na drenagem linfática de forma alguma”. Já foram feitos estudos em larga escala sobre o que pode aumentar o risco de Câncer de Mama e nenhum deles encontrou uma conexão entre usar sutiã e o Câncer de Mama.

- Uma bebida (ou mais) ao dia

Mulheres que tomam uma dose de bebida alcóolica ao dia aumentam as chances de desenvolver o Câncer de Mama em quase 9% a mais do que as que não bebem de jeito nenhum, de acordo com um estudo de 1998 feito pela Escola de Saúde Pública do Centro Médico de Harvard, em Boston. “Nós encontramos que o risco de aumento de Câncer de Mama era de 9% por consumo de bebida diária”, explica o autor do estudo e epidemiologista em Harvard, Stephanie Smith-Warner, Ph.D. Em outras palavras, beber regulamente dois copos de vinho por noite aumentam o risco de Câncer de Mama em aproximadamente 18%; três por noite aumenta o risco para 27%. Então, não é seguro beber de jeito nenhum? “Sim, em moderação”, diz Simmons. “Eu recomendaria limitar a dosagem em um dose ao dia”.

- Acumulando kilos


Ter cuidado com o sobrepeso significa mais do que estar consciente de sua aparência na roupa de banho: pode, realmente, aumentar as suas chances de desenvolver o Câncer de Mama. “Mulheres que têm sobrepeso tendem a ter maior nível de estrogênio no sangue e níveis altos de insulina. Acredita-se que ambos promovem o desenvolvomento das células canceríginas”, explica Oratz. Depois da menopausa, estar com sobrepeso pode aumentar os riscos de Câncer de Mama em mais de 60% de acordo com estudos (Pesquisadores não estão seguros de quanto sobrepeso é muito, isso deve ser checado com o seu médico).

E embora a menopausa ainda esteja com muitos anos por vir, especialistas dizem que deve-se perder qualquer peso extra já. “Você deve realmente evitar o ganho de peso durante os 20, 30 e 40 anos, porque o peso que conseguir nestas idades muito provavelmente será mantido nos anos pós menopausa”, explica Deborah Axelrod, M.D., chefe do Centro Amplo de Câncer do Centro Médico e Hospital São Vicente em Nova Iorque. Você deve também tentar limitar o aumento de peso na gravidez entre 25 a 35 libras (o equivalente a 11,5 a 15,5 kg): um estudo recente da Universidade de Georgetown descobriu que mulheres que ganharam mais de 40 libras (18,5 kg) durante uma única gravdez têm um aumento de 40% de probabilidades de desenvolver o Câncer de Mama após a menopausa (As mulheres que normalmente mantêm o peso adquirido após a gravidez são as de maior risco, não importando o peso inicial).

- Vida sedentária

Há grandes evidências de que ser ativa ajuda a baixar a incidência de Câncer de Mama. Um estudo da Universidade do Sudeste da California, em Los Angeles descobriu que mulheres que participavam de pelo menos quatro horas de exercícios por semana durante os anos de premenopausa tiveram uma redução de 58% do risco de desenvolver o Câncer de Mama, ao contrário das inativas. Por que fazer exercícios trazem tantos benefícios? Principalmente por diminuir o nível de estrogênio no sangue. Estudos mostram que os exercícios podem aumentar a produção de células que combatem o câncer no corpo. Exercite-se pelo menos três vezes na semana, 45 minutos por sessão.

(...continua!...)

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Carmem, meus parabéns por essa postagem. Muito útil e esclarecedora. Beijos, flores e muitos sorrisos. Manoel.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites