Friday, April 1, 2011

Estudos Mostram que Meditação Pode Mudar a Estrutura Cerebral em Apenas 8 Semanas

Participantes de uma aula experimental de meditação apresentaram uma mudança estrutural do cérebro em apenas 8 semanas, incluindo um aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo, conhecido por ser importante para o aprendizado e a memória, e em estruturas associadas à autoconsciência, compaixão e introspecção.

Esta é a primeira pesquisa documentada neste sentido. Pesquisas anteriores já haviam identificado diferentes atividades cerebrais e estruturais entre os praticantes de meditação e os não praticantes.

Pesquisadores notaram que a meditação a longo prazo altera os padrões das ondas cerebrais, com uma grande atividade nos circuitos cerebrais que envolvem a atenção. Eles também descobriram que a região do cérebro associada à atenção e às sensações era mais densa nos praticantes de meditação. A questão era saber se a pessoa com uma camada cerebral mais densa em áreas associadas à consciência e à sensação processava melhor as informações quando meditava.

O estudo atual é o primeiro a documentar que estas mudanças estruturais são, de fato, produzidas pela meditação.

"Este estudo demonstra que as mudanças estruturais no cérebro podem fundamentar algumas das melhoras reportadas anteriormente e que pessoas não somente se sentem melhor pelo fato de estarem relaxados", diz a autora do estudo Sara Lazar, PhD do Programa de Pesquisa em Psiquitria e Neuroimagem.

Durante o estudo, as imagens cerebrais dos participantes foram tomadas duas semanas antes e imediatamente após as oito semanas de meditação baseada no programa de redução de estresse.

O curso consistia de encontros semanais que incluiam uma meditação guiada e um áudio para acompanhar a meditação realizada diariamente, em casa. A análise das imagens cerebrais descobriram um aumento significativo na densidade da massa cinzenta do hipocampo, importante para o aprendizado e memória; além disso, os participantes reportaram uma redução real do estresse, que está diretamente relacionado à diminuição da densidade da massa cinzenta na região conhecida como amygdala, muito importante no controle da ansiedade e estresse.

"É fascinante ver a plasticidade do cérebro e que, pela prática da meditação, podemos mudar ativamente nosso cérebro e ainda incrementar nosso bem estar e qualidade de vida", diz Britta Hölzel, PhD e primeira autora de uma tese e estudo realizado pelo Giessen University, na Alemanha.

A pesquisa foi publicada no último 30 de Janeiro no Jornal de Pesquisa Psiquiátria: Neuroimaging.

Outros Benefícios da Meditação para a Saúde

Vários estudos já foram realizados com a finalidade de entender os efeitos da meditação na prevenção de problemas cardíacos, redução de dores, redução da pressão sanguínea, redução do colesterol, deminuição da ansiedade e ajuda no combate à asma.

A meditação incrementa as ondas alfa (ondas cerebrais suaves) e diminui a produção do hormônio do estresse, o cortisol. Aparentemente algumas das mudanças físicas positivas associadas com a meditação têm suas raízes no controle de estresse.

Dor: É sabido que a meditação pode reduzir a dor crônica. Um estudo importante conduzido pela Universidade de Tecnologia do Texas, descobriu que a meditação em conjunto com a medicina tradicional, aumentava significativamente os efeitos do tratamento contra a dor. Em outro estudo publicado no "Journal of Behavioural Medicine", pacientes que sofriam de dor nas costas, enxaquecas crônicas e dor de cabeça por tensão tiveram seus problema significantemente reduzidos com a meditação. Outro estudo encontrou que pessoas que meditam regularmente costumam lidar melhor com a sensação de dor.

HIV: Estudos vêm demonstrando que a meditação e o programa de controle de estresse podem amortecer o HIV em pacientes soropositivos.

Colesterol Alto: Em dois estudos prospectivos e aleatórios, foi visto que a meditação reduz o colesterol total por um período que pode variar de 3 a 11 meses.

Ansiedade e Depressão: Desde a época de 60, cientistas já especulavam se a meditação melhorava a função mental. A meditação diminui o consumo de oxigênio, o ritmo cardíaco, o ritmo respiratório e a pressão sanguínea, além de aumentar a intensidade das ondas cerebrais alfa, teta e delta, que representam o oposto das mudanças psicológicas ocorridas durante um processo estressante.

Diabetes: A meditação também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Pesquisadores da Universidade da Virgínia descobriram que meditar regulamente reduz estes níveis.

Pressão Alta: Além de seu papel como redutor do estresse, a meditação também reduz a pressão sanguínea e contribui para uma completa redução no risco de problemas cardiovasculares.

A meditação é mais que somente uma forma de estar em contato conosco e acalmar nossa mente atribulada. É também uma forma de melhorar as funções de nosso corpo, através das mudanças nas atividades e estruturas cerebrais. Se é assim, o que você está esperando?


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites