Monday, May 10, 2010

Comer devagar ajuda a emagrecer

Está comprovado: Comer devagar ajuda a emagrecer!

Outro dia lendo este artigo achei o tema muitíssimo interessante, pelo fato de que por tão somente mudar um hábito, sem mudar uma dieta exatamente, pode-se alcançar pelo menos parte dos objetivos desejados para aqueles que estão buscando, de alguma forma, baixar de peso - o que eu sugiro que seja sempre por motivo de saúde e não por estética pura e simplesmente.

O texto diz que comer devagar faz bem à saúde e que devemos levar isso muito a sério. Um estudo realizado pela Universidade de Wageningen, na Holanda diz que há uma grande relação entre o ritmo em que se come e a quantidade de calorias consumidas.

Comer devagar, segundo a pesquisa, com porções menores em cada garfada e com uma melhor mastigação pode reduzir a ingestão de calorias e, obviamente, ajudar na perda de peso, pois este hábito acaba por fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas muito mais rapidamente e, consequentemente, comendo menos.

De acordo com o endocrinologista, Mauro Scharf "o ideal é que se gaste pelo menos 30 minutos em cada refeição, mastigando várias vezes antes de engolir e em pequenas garfadas. Outra dica é não se sentar à mesa com muita forme, pois assim acaba-se comento tudo em poucos minutos". Muito interessante, principalmente nos dias de hoje, em que estamos sempre correndo contra o tempo, encontrar um momento para realmente disfrutar e saborear a comida é algo que devemos incorporar ao nosso dia a dia, definitivamente.

Veja as quatro maiores vantagens de comer devagar:

- Perda de peso - Como o nosso cérebro demora aproximadamente 20 minutos para processar que está satisfeito, ao mastigar lentamente, a pessoa acaba comendo somente o que o organismo realmente necessita.

- Prazer gastronômico - A pressa faz com que não se consiga, sequer sentir o sabor da comida. E isso é um "pecado" muito grande, uma vez que a comida é feita não só para alimentar, mas também para deliciar à vista e ao paladar. Vale a pena aproveitar cada segundo deste momento.

- Melhora a digestão - Quanto mais se trabalha a mastigação menos trabalho o estômago terá, e consequentemente, melhor será a digestão dos alimentos. Afinal, estômago não tem dentes (rs).

- Diminui o estresse - Comer devagar pode ser um grande exercício de concentração. Enquanto a pessoa está comendo pode ir refletindo sobre a vida e relaxando e a consequência será um dia mais desestressado e muito melhor.

E então? Vale ou não vale a pena mudar? Se sua resposta for "ah! mas eu não tenho tempo para isso!"... que pena! talvez seja hora de que encontre algum tempo para demonstrar um pouco de amor por si mesmo, não acha?

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Eu preciso mesmo mudar.Como ligeirinha sempre...rsrs Interessante!beijos e por isso estou fora de forma,rsrs chica

Querida, eu linkei seu blog no meu na parte de saude e bem estar, amando suas dicas! Se houver algum problema me de um toc, ok? Bjus!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites