Friday, May 14, 2010

Como falar às crianças

Quem disse que ser pai é fácil? Alguns dias o simples fato de tentar ter toda a família reunida ao mesmo tempo e em um mesmo lugar poderia parecer um "sonho impossível". Entre atividades extracurriculares, esportes, trabalho, recados e viagens não seria de surpreender que quase a metade dos pais declarasse sentir uma distância crescente entre eles e os próprios filhos.

As crianças de hoje têm mais coisas que enfrentar que as de vinte anos atrás. Drogas, violência, publicidade, pressão social e agendas lotadas, entre outros, são realmente um peso sobre as costas.

De forma que em meio ao caos, como encontrar tempo para conversar com os filhos? E o mais importante, como fazer para que eles também encontrem tempo para conversar com os pais?

Algumas idéias de comunicação entre pais e filhos que podem ser úteis são as seguintes:

- Comam todos juntos (como uma verdadeira família de outras épocas) pelo menos três vezes por semana. As conversações fluem com maior facilidade ao redor da mesa. Se ao começo lhe parece difícil iniciar a conversação, pense em alguns tópicos interessantes antes das refeições. Planeje umas férias familiares, deixando que cada um diga onde quer ir e o que gostaria de fazer. Falem sobre fatos da atualidade, sobre os últimos filmes ou sobre os eventos especiais que se aproximam. Formule algumas perguntas de final aberto de modo que os filho se vejam obrigados a responder com algo mais que um sim ou não.

- Desconecte-se do mundo exterior. Estabeleça um "tempo familiar" cada noite e faça com que todos desliguem seus celulares, computadores e televisores. Informe a seus amigos e familiares que não estarão disponíveis durante este tempo e não faça concessões a respeito. Pode ser que seus filhos, principalmente se são adolescentes, dêem risada desta prática, mas no fundo, com certeza, vão gostar. Utilize este tempo para se reconectar uns com os outros. Joguem um jogo de mesa, leiam em voz alta em turnos rotativos, cantem, dancem, etc, etc, etc; seja o que for, façam juntos.

- Pelo menos uma vez por semana, preparem a comida todos juntos. Incluindo o filho mais jovem, que também pode fazer algo para ajudar. Se sua cozinha é muito pequena, prepare um programa de tarefas para cada uma das partes da preparação da comida. Durante estas atividades sua família estreitará vínculos e inclusive poderíam ser as própria crianças quem, naturalmente, começassem a propor temas de conversação. E de não ser assim, sempre poderá contar histórias das atividades realizadas com seus pais - os avós das crianças.

- Faça com que seus filhos se sintam seguros ao falar com você. Deixe que eles saibam que não ficará com raiva, nem irá reclamar com eles se lhe contam sobre o que está acontecendo.

- Escute o que eles têm a dizer. Se você está trabalhando ou fazendo algo mais quando as crianças começam a falar, então poderiam dar-se por vencidos ao ver que sua atenção está para outra coisa. Dê aos seus filhos a mesma cortesia que você daria a seus amigos. Sempre que estejam falando, ofereça a eles 100% de sua atenção.     

- Utilize as técnicas de recepção ativas. Assegure-se de compreender o que seu filho está lhe dizendo. Repita o que foi dito e formule perguntas.
     
- Estabeleça um tempo para passar com cada um dos filhos. Pode pedir para que lhe acompanhem a fazer as compras ou que lhe façam companhia enquanto você está limpando algo; sempre de um por um, por separado. Deixe que eles saibam o quanto você valoriza a sua companhia.

- Seja paciente. Não espere uma família perfeita. Ninguém está lhe julgando. Lembre-se de que famílias perfeitas não existem.
     
Siga tentando e aprenda que a arte de conversar com seus filhos não é tão difícil como muitos dizem.

Boa Sorte!!!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Passei aqui para aprender. Bjos.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites