Thursday, May 20, 2010

Esclerose Múltipla, o inimigo das mulheres

A Esclerose Múltipla é uma enfermidade degenerativa.

Durante a reunião anual da Academia Norte Americana de Neurologia foi visto que em 1940 por cada caso registrado em homens, ocorriam dois em mulheres.

Em 2000 a proporção era de um para quatro, o que supõe um aumento de 50% por década. "Os primeiros sintomas podem aparecer entre os 20 e os 40 anos. Esta enfermidade degenerativa está afetando cada vez mais a mulheres jovens. Embora não se saiba o porque com certeza, estão começando a relacionar certos fatores que podem influir para que isto esteja acontecendo", afirma o neurologista argentino Bautista Más.

Alguns possíveis motivos podem ser:

- Aumento do consumo de tabaco,
- uso de anticonceptivos,
- Obesidade,
- Mudanças Hormonais.

Em países como Canadá a enfermidade se triplicouu em mulheres desde 1960. Os motivos estão sendo analizados por diferentes associações especializadas.

Os sintomas da Esclerose Múltipla são:

- Visão borrosa ou dupla,
- Distorção das cores vermelho-verde,
- Debilidade muscular nas extremidades,
- Dificuldade na coordenação e equilíbrio,
- Paralisia parcial ou total,
- Fadiga.

Dados significativos:

- Embora possa ser tratado, ainda não existe cura para esta enfermidade,
- É uma das principais enfermidades que impedem ter uma vida laboral, social e familiar normais,
- O próprio sistema imunológico destrói a mielina (capa protetora que rodeia as fibras nervosas do sistema nervoso central). A transmissão da mensagem entre o cérebro e o resto do corpo se vê afetado.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

3 Integralidades:

Oi, Carmen:
Gostei muito deste seu blog. E já o estou seguindo. Que ótimas informações ele nos traz. Tenho uma colega de trabalho, uma moça de 25 anos, que tem a esclerose múltipla. Ela está fazendo parte de uma pesquisa, aqui, em Porto Alegre. Está trabalhando. Então, acredito que toda informação é sempre importante e bem-vinda. Vou passar sempre por aqui. Obrigada, Carmem. Bom sábado, bom final de semana, beijos ;)

oi

Tenho esclerose multipla.
Faço tratamento com vitaminaD.
Procure na internet videos do dr.Cícero Coimbra.

Bom o blog...apesar de afetar um número muito maior de mulheres, possomdizer que como portador a EM é inimiga de todos que convive, com ela. Toda a minha formação, toda a minha vida proficional esta tendo que ser reestruturada quase que do zero...pessoas diferentes tem depoimentos diferentes. Como profissional,da imagem, ficar com a minha visão tão comprometida como está desde o início do ano tem sido com certeza a pior experiência que já vivi durante a minha vida. Tenho 31 anos. Não quero fazer desabafos em uma área aomde as pessoas deveriam compartilhar suas melhores impressões, mas essa experiência esta me obrigando a reestruturar a minha vida da forma como entendia ela até três meses atrás de forma tão drastica...tão subita....que é difícil entrar no meu apartamento sem enxergar ele como um munumento de uma vida que não vai mais ser. Tudo o que espero é poder construir uma outra, uma outra melhor do que eu tinha até então.

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites