Sunday, May 16, 2010

Poderes curativos do limão

As frutas são uma valiosa fonte de energia, vitaminas e prazer. Sua presença é sinônimo de vida e alegria. Também, de saúde. Entre elas, os cítricos se destacam, especialmente o limão que é uma das frutas que nos oferece maiores benefícios para a saúde de toda a família.

Seu poder curativo está em possuir um baixo conteúdo energético, um nível equilibrado em sódio e potássio e o que todos conhecem, por sua riqueza em vitamina C.

Já que o limão possui um número tão escasso de hidratos de carbono, é de grande ajuda nas dietas de emagrecimento. Comer limão representa incorporar vitamina C sem calorias adicionais. Possui vitamina C em abundância que reforça as defesas do organismo para evitar doenças, congestões, gripes, pleuresias, asmas, etc.

A vitamina C e o ácido ascórbico têm um grande poder desinfetante e possuem além disso uma ação antitóxica frente aos venenos microbianos e medicamentosos. Junto à vitamina C encontra-se a vitamina P que ajuda a tonificar os capilares e vasos sanguíneos. Esta é chamada também vitamina da permeabilidade capilar: sem ela os capilares sanguíneos se tornam frágeis e podem se romper com facilidade, provocando pequenas hemorragias.

Ajuda a cicatrizar feridas de todos os tipos, tanto interiores como exteriores.

O limão é muito rico em minerais entre os quais se destacam potássio, magnésio, cálcio e fósforo (contém também sódio, ferro e flúor).

O potássio, por exemplo, é um elemento essencial para a vida e beneficioso para o tratamento da hipertensão arterial.

Conta com algumas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, PP).

A vitamina B1 (tiamina) previne e cura o béribéri, cujos sintomas são paralisia, edema e insuficiência cardíaca. Além disso, intervém no metabolismo dos hidratos de carbono.

A vitamina PP (niacina) prevê contra a pele áspera, pelagra - doença que se manifesta por uma inflamação da pele, má digestão e alterações mentais. Esta vitamina é muito necessária para conservar a saúde da pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso.

É uma fruta que poderíamos definir como medicinal por excelência, já que atua como curativo em mais de 150 enfermidades.

Em qualquer parte do organismo onde se encontrem as toxinas, seja no sangue, nos órgãos, nos tecidos, o limão uma vez ingerido acude para combatê-las dissolvendo suas acumulações e as expulsando.

Em casos de intoxcicação gastrointestinal por consumir alimentos em mau estado ou combinar mal os alimentos ou digestões pesadas e mal estares de fígado e vesícula, o limão atua normalizando as funções alteradas, neutralizando as toxinas e ajudando em sua eliminação.

É o melhor protetor contra as enfermidades infecciosas.

Nos casos de febre ajuda a eliminá-la, oxidando e excretando os tóxicos que não foram devidamente neutralizados e eliminados. A exceção da febre reumática.

O limão é bom em casos de hipertensão, arteriosclerose e enfermidades cardiovasculares, pois ativa a circulação. Em casos de diabetes colabora em evitar complicações relacionadas com as artérias.

Previne a formação de cálculos renais e pode chegar a dissolvê-los lentamente.

Igual a qualquer outro medicamento, seu consumo está diretamente ligado às condições físicas de cada pessoa, pois embora seja um grande aliado da saúde, o consumo deverá restringir-se a situações particularizadas que o indivíduo possa estar padecendo, sendo que em alguns casos o consumo não é indicado.

Está contraindicado, por exemplo, em casos de desmineralização, descalcificação, anemia e raquitismo, fragilidade dos ossos, inflamação das gengivas, dentes soltos ou muito cariados, chagas na boca e garganta, fendas na língua, feridas na pele, idade avançaca ou crianças debilitadas, insônia, acidose, sensibilidade aos ácidos, prisão de ventre crônica, inflamação da próstata, inflamação do útero, bexiga ou esôfago, enquanto dura o período menstrual, doença dos nervos.

Dentro dos cítricos, há várias frutas que têm características parecidas ás do limão, a exemplo da lima e da toronja.

A quantidade a ser consumida depende de cada pessoa e de sua constituição orgânica. Por exemplo, as pessoas de constituição forte o toleram mais que os anciãos e as crianças. Os obesos mais que os magros e mais no verão que no inverno, porque o frio retarda sua eliminação através da pele.

Dependendo destes fatores pode-se chegar a tomar desde pequenas doses de suco, até meio limão e chegar a tomar o suco de três limões diários, aquelas pessoas que o toleram bem.

O limão é a campeã entre as frutas curativas, preventivas e de aporte vitamínico, porque é um grande eliminador de toxinas e um poderoso bactericida.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

1 Integralidades:

Puxa, que interessante! Não sabia de todas essas propriedades do limão. Muitas vezes não nos damos conta de coisas simples na nossa alimentação e que fazem a diferença. Adorei a postagem! Beijos e um ótimo domingo!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites