Saturday, May 8, 2010

O perigo dos saltos altos

Se você está planejando ir ainda hoje a uma loja de sapatos, você irá notar que os saltos altos estão crescendo não somente em popularidade, mas também em altura. Plataformas, pontas extravagantes, e estilos esquisitíssimos invadiram o mercado nos últimos meses e a maioria dos estilistas e celebridades parecem querer participar desta nova moda. Revistas de moda, desfiles, entregas de Oscar espalham tudo o que insinua esta nova tendência.

De repente estamos mais altas. E os especialistas dizem que houve um crescimento grande no uso de saltos altos desde a Grande Depressão de 1930 nos Estados Unidos. Sabe-se que o salto das mulheres não são altos todo o tempo, mas quando vem a moda, é preciso estar atenta.

Jacqueline Sutera, Doutora em Podiatria e Cirurgiã diz que existe um perigo muito grande para os pés e toda a saúde da mulher resultado do uso dos saltos altos, perigo este que vem aumentando drasticamente nos últimos anos. Ela explica que qualquer sapato com mais do que 5 centímetros de altura pode ser perigoso, embora alguns estilos sejam melhores que outros - a exemplo dos tipo plataforma, que são mais seguros porque o peso é distribuído através de uma superfície maior. O uso mínimo também é o ideal: "O que eu recomendo aos meus pacientes é usar saltos só quando cheguem ao trabalho ou algum evento", diz. "E colocar um sapatinho confortável no percurso de ida e volta". Para aquelas que são apaixonadas por um par de saltos sexys, a doutora adverte que já viu problemas graves como a fratura sofrida por Glória Gaynor, que se machucou seriamente durante uma dança usando saltos altos. A combinação de dança, um salto muito alto pode levar a uma situação potencialmente perigosa, por exemplo.

Mulheres que têm sobrepeso, artrites, quadris altos ou largos poderão experimentar problemas nos pés e calcanhares com mais frequência que as demais (os problemas mais comuns são estiramento nos músculos e tendões, "hammertoes" (invergadura dos ossos dos dedos dos pés com deformação dos mesmos), "bunions" (deslocamento dos dedos dos pés), fraturas por estresse, tendinites, estiramento severo nos calcanhares, ligamentos e tendões). "Dor é a forma que o corpo tem de avisar que algo está mal, neste caso deve-se parar imediatamente o uso dos sapatos de salto", diz Sutera.

É lógico que ninguém espera que as mulheres parem de usar os saltos altos todas ao mesmo tempo, mas se se limita o tempo de uso, já é algo positivo. Os médicos dizem que também se recomendam massagens nos pés e movimentos circulares ao redor de uma pequena bola ou aplicação de um pouco de gelo após a retirada dos sapatos, envolvendo-os com uma toalha e agarrando-os por cerca de 15 segundos, três vezes ao dia. Segundo os especialistas estas técnicas podem ajudar a fortificar os músculos dos pés.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites