Todos sabemos como os alimentos orgânicos são muito mais caros que os convencionais e por isso mesmo, muitas vezes não compramos orgânicos, quando deveríamos, uma vez que os pestiidas pode ser absorvidos pelas frutas e vegetais, deixando resíduos.
Sabe-se que a exposição contínua a pesticidas está associada ao câncer, infertilidade e condições neurológicas, a exemplo do Mal de Parkinon.
Felizmente, o EWG (Environmental Working Group - Grupo de Trabalho Ambiental), uma Organização Sem Fins Lucrativos dos Estados Unidos identificou 15 frutas e vegetais que são menos contaminados com os resídios de pesticidas e que podem ser comprados convencionamente.
São eles:
1. Aspargos:
- Os aspargos sofrem menos ataques de pestes, insetos e doenças e por esse motivo a quantidade de pesticida utilizado é pequena.
2. Abacate:
- Abacates têm uma casca relativamente grossa o que impede a penetração dos pesticidas.
3. Brócolis:
- O Brócolis convencional não retém muito pesticida porque os cultivos deste vegetal não é muito afetado por pestes, e, consequentemente há uma aplicação menor do veneno.
4. Repolho:
- O cultivo do Repolho não requere a utilização de uma grande quantidade de pesticidas. Dessa forma, não há um acúmulo do veneno em suas folhas.
5. Berinjela:
- A casca relativamente grossa da Berinjela a protege do uso de pesticidas.
6. Kiwi:
- A casca do Kiwi forma uma barreira aos pesticidas. Lembre-se somente de dar uma boa lavada na fruta antes de cortá-la.
7. Manga:
- A Manga, igualmente, possui uma casca relativamente grossa que a protege do uso de pesticidas. Lavar antes de cortar é sempre uma boa idéia!
8. Cebola:
- As Cebolas não são muito atacadas pelas pestes ou doenças, dessa forma não existe uma necessidade real de utilização de pesticidas.
9. Mamão:
- Os pesticidas utilizados no cultivo do Mamão ficam, unicamente, na casca. Assim que uma boa lavada antes de cortas é aconselhável.
10. Abacaxi:
- Como você não comerá o Abacaxi com sua casca grossa, está livre dos pesticidas, uma vez que tudo fica retido na casca.
11. Milho Verde:
- Embora seja utilizada uma grande quantidade de pesticidas no cultivo do Milho, não são encontrados vestígios do veneno nos grãos, que acabam sendo protegidos pela palha.
12. Ervilhas:
- As Ervilhas são os vegetais que apresentam o menor nível de pesticida.
13. Batata Doce:
- A Batata Doce não só não se contamina com os pesticidas, como também é um super alimento, fonte de Vitamina A e betacaroteno.
14. Tomates:
- Até o ano de 2008 o Tomate estava na lista de alimentos mais contaminados por pesticidas. No entanto, nos últimos dois anos foi visto que o uso de pesticidas utilizado neste cultivo diminuiu muito, fazendo com que o Tomate já não seja um alimento de risco.
15. Melancia:
- Com aquela casca tão grossa, é uma verdadeira defesa contra a entrada de pesticidas na fruta.
O Grupo de Trabalho Ambiental também identificou 12 frutas e vegetais que são os que possuem um índice mais alto de resíduos de pesticidas e que devem ser evitados ou comprados unicamente Orgânicos.
São eles:
1. Maçãs:
- As Maçãs normalmente necessitam uma grande quantidade de pesticidas para combater as doenças que afetam este cultivo. Lavar e esfregar a casca não é suficiente para eliminar todo o resíduo. O melhor mesmo é comprá-las orgânicas, uma vez que descascar elimina muitos das vitaminas contidas nesta fruta.
2. Cenouras:
- Se não for possível comprar Cenouras Orgânicas, lave a casca e esfregue com uma escovinha o mais que seja possível e depois descasque.
3. Aipo:
- O Aipo não possui uma casca protetora, o que torna quase impossível eliminar todo o resíduo de pesticidas utilizados nos cultivos convencionais.
4. Cerejas:
- Cerejas absorvem muito facilmente os resíduos de pesticidas.
5. Uvas
- Os vinhedos normalmente recebem uma grande quantidade de pesticidas durante várias etapas do crescimento. Por esse motivo, mesmo quando se lava muito e se descasca, não há como eliminar o resíduo que permanece em grandes quantidades.
6. Couve:
- Embora a Couve não exija uma grande quantidade de pesticidas para que se desenvolva, o pesticida aplicado, embora em pequena quantidade, permanece em sua totalidade nas folhas da couve.
7. Alface:
- Normalmente as Alfaces são contaminadas com os pesticidas mais fortes que existem.
8. Nectarina:
- Por ano são encontrados, pelo menos, 26 tipos de pesticidas diferentes nas Nectarinas.
9. Pêssego:
- Múltiplos pesticidas são aplicados a estas frutas anualmente, igualmente que às Nectrinas.
10. Pêras:
- A cada ano os insetos se tornam cada vez mais resistentes aos pesticidas utilizados nas peras, o que faz com que cada vez seja necessário um uso maior do veneno.
11. Pimentões:
- Por possuir uma pele muito fina, os Pimentões (vermelhos, verdes, amarelos ou laranjas) não oferecem uma barreira aos pesticidas que penetram na parte interna do vegetal.
12. Morango:
- Da mesma forma como os Pimentões, o Morango não oferece proteção contra a assimilação de pesticidas. Orgânicos são muito melhores, com certeza!
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
2 Integralidades:
Aqui temos sempre boas indicações e dicas!um beijo, lindo domingo!chica
Estou encantada com o site,maravilhoso!!!!!Parabéns.
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!