Recentemente, pesquisadores americanos fizeram um estudo que indica que a idéia que se faz sobre a própria idade pode reforçar a capacidade cognitiva do ser humano.
De acordo com o Jornal de Gerontologia: Ciências Sociais, também dos Estados Unidos, a idade que a pessoa sente ter pode afetar o processo de envelhecimento, da mesma forma que a interpretação de sua própria idade tem conseguências ainda mais duradouras.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Markus Schafer, se uma pessoa se sente mais velho do que a sua idade cronológica, provavelmente vai exprerimentar várias desvantagens associadas ao processo de envelhecimento. Por outro lado, aqueles que são mais velhos, mas com uma sensação de serem mais jovens, têm vantagens para manter várias das habilidades que valoriza.
Ainda de acordo com a pesquisa, outro fator que parece ser importante, é a capacidade de dominar novas tecnologias, o que faz melhorar a capacidade cognitiva.
Aproximadamente 500 pessoas com idades entre 55 e 74 anos foram entrevistadas sobre envelhecimento entre os anos 1995 e 2005 pela Pesquisa Nacional sobre Desenvolvimento na Meia Idade nos Estados Unidos.
Foi visto que na primeira etapa (em 1995) a maioria das pessoas havia respondido que se sentia aproximadamente 12 anos mais jovem do que realmente era. De acordo com as respostas naquela etapa, viu-se que as pessoas que se sentiam jovens para a própria idade tinham mais chances de ter uma segurança maior sobre suas capacidades cognitivas uma década mais tarde.
A pesquisa não revela, no entanto, o que vem primeiro: se o bem estar e a felicidade da pessoa afeta as suas capacidades, ou se as capacidades são as que afetam a sensação de bem estar.
As descobertas têm algumas implicações positivas e negativas, já que há uma pressão muito grande da sociedade para que as pessoas fiquem jovens por cada vez mais tempo e por este motivo, quando envelhecem - algo inevitável - podem perder a confiança em si mesmas.
Estudos anteriores indicavam que as mulheres são mais suscetíveis a estereótipos relativos à idade. Por este motivo, a expectativa de que se sintam mais velhas do que os homens e menos confiantes é muito grande.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
3 Integralidades:
Eu acho que devemos tentar chegar bem ,sem tanta preocupação em estar bem. Simplesmente viver tranquilos, sem neuras...beijos,linda semana,chica
A afirmação é bem fácil de se constatar, basta olhar em volta... tenho uma vozinha de 75 anos que dá uma banho de lucidez e disposição... outras pessoas, muito mais novas que ela, vivem numa constante reclamação, nada está bom!
Quero envelhecer saudável, sem nem perceber... quando me der conta já estou com 80, 90 anos...rs...
Deus permita que sim!
Boa semana, Vilanova!
Jr.
É sim.
Vivo com alguns probleminhas da idade mas não me incomodo com isso não e nem tenho essa coisa de
_ oh! mais 1 ano, menos 1 ano...relativo isso.
Claro que gostaria de ser menos preguiçosa e caminhar mais, essas coisas, mas pré ocupação com estar ficando velha ou não...nem pensar.
Que os Deuses me promovam longa vida prá eu me divertir muito com os filhos e netos e poder ser tão controversa quanto me é de direito, depois de ter estado na obrigação de ser coerente para sobreviver, conviver e etc...
Obrigada.
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!