Este é mais um texto que eu encontrei no site Sua Dieta e que me pareceu bastante interessante compartilhar aqui com vocês.
Muitas vezes pequenos cuidados que parecem insignificantes podem nos ajudar a evitar situações difíceis com relação à saúde.
Vale saber que estes conselhos estão direcionados aos vegetarianos, ou não. Ter cuidado nunca é demais!
-----------------------------------
Quem nunca ficou doente por ter comido alguma coisa contaminada? Dor na barriga, diarréia, vômito, mal estar... Tudo isso é sintoma de uma intoxicação alimentar. Para que você evite este mal, comendo dentro ou fora de casa, preparamos algumas dicas simples, porém muito eficientes.
Em casa
- Cozinhe muito bem os alimentos. A dica é que sejam preparados num calor acima de 78º C, que mata praticamente todos os micro-organismos que contaminam as refeições.
- Coloque no refrigerador a comida que não será servida em, no máximo, 4 horas. As bactérias crescem rapidamente no calor ambiente.
- Para que um alimento não contamine outro, lave bem as mãos e os utensílios que estiverem em contato com carne crua. Durante o churrasco, nada de colocar a carne ainda crua junto à carne já pronta.
- Não compre alimentos com placas de gelo. Isto é um sinal de que foram congelados e descongelados mais de uma vez.
* Se você vai comer saladas cruas, lembre-se de lavar bem os alimentos, de preferência com umas gotinhas de hipoclorido de sódio e depois enxaguar bem, com água filtrada e-ou fervida é o melhor. Se for comer salada na rua, evite as saladas cruas, afinal você nunca sabe como e quando foram lavadas. (Observação minha)
Na rua
- Fuja dos molhos que ficam expostos, como o vinagrete.
- Prefira restaurantes à la carte. No caso do self-service, nem sempre a reposição é bem feita, o que faz com que você consuma alimentos deteriorados.
- Dê preferência à garrafa de água lacrada. No caso da água de côco, consuma na própria fruta.
- Resista à tentação de comer sanduíches na praia. Para não estragar, este alimento deve ser conservado em uma temperatura que varia de 4 a 10º C, o que é impossível de acontecer.
- Temperos em excesso também não caem nada bem. Um exemplo é a picanha ao alho, uma das prediletas dos churrasqueiros de plantão. O problema é que este tempero pode ser uma forma de mascarar o sabor de “carne passada”.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
0 Integralidades:
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!