A tosse é um mecanismo de defesa do corpo que costuma preocupar aos pais. A primeira reação destes é querer interrompê-la, mas este é um erro grave que não se deve cometer.
"Se o que fazemos é cortar a tosse, as secreções não serão expulsadas e isso pode provocar um quadro de infecção, pneumonia, bronquite ou desencadear uma otite", comenta a pediatra espanhola Inés Castellar Pérez.
"Nas consultas é frequente que os pais peçam algum medicamento específico para evitar que a criança tussa, mas não existe nada que consiga esse efeito, já que tossir é um reflexo natural do organismo", continua explicando.
É importante conscientizar aos pais sobre o tema. Há alguns meses (e em alguns países), as instituições de saúde não recomendam o uso de fármacos para a tosse em menores de dois anos pelas graves (e inclusive fatais) consequências que o consumo destes pode provocar.
"Estes medicamentos podem causar arritmias, hipertensão e embolias se se administram doses inadequadas e as vezes isso ocorre por mais que a dose seja a correta. Também produz alteração do sono, excitação e supressão do sistema nervoso central. Acredito que são motivos suficientes para que os pais se neguem a suministrar aos filhos xaropes que seguramente não produzirão nenhum efeito positivo no organismo da criança", comenta a especialista.
Conselhos para quando a criança tenha tosse:
- Consulte o pediatra para que diagnostique com certeza;
- As nebulizações com soro fisiológico são altamente efetivas;
- Beber água em abundãncia para evitar os vômitos que costumam ser gerados pelos ataques de tosse;
- Tomar sucos ricos em vitamina C;
- Durante a noite é importante umidificar o ambiente e que a criança durma com o corpo inclinado para cima, quase sentados, se é que apresenta muita tosse;
- Aplicar gotas de soro fisiológico nas fossas nasais várias vezes ao dia;
- Lubrificar a garganta. Alimentos cremosos ajudam a suavizar a faringe irritada;
- Tomar suco de gengibre ou chupar um pedacinho de gengibre por vários minutos (só se a criança aceitar realmente, pois o gengibre costuma arder um pouco, mas o efeito é quase imediato para a garganta);
- Se além da tosse há respiração rápida, cor avermelhada, vômito persistente, então há que procurar os serviços de emergência o quanto antes.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
0 Integralidades:
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!