Tuesday, January 12, 2010

10 Maneiras de lidar com as críticas

Todos nós, vez por outra, somos atingidos por umas boas flechadas da vida! Estas "flechas" podem vir de um membro da família que é muito crítico, um amigo, um colega de trabalho que semmpre encontra algo de errado para estar criticando-nos nos momentos mais surpreendentes. O que você faz quando um insulto cruza o seu caminho de forma pública ou privada? Você finge que não escuta ou devolve o insulto a altura? Você internaliza e transforma este sentimento de frustração em raiva ou algo pior? Talvez você não seja capaz de parar as insanidades de outras pessoas, suas palavras insensíveis ou suas ações sem caridade, mas você pode mudar a forma como você lida com estas situações difíceis, que não necessitam pará-lo ou colocá-lo para baixo.

Tente estas dez formas saudáveis e poderosas para enfrentar os insultos e críticas de forma graciosa e apropriada.
 
- Avalie a Crítica e sua Origem


É importante fazer uma avaliação acertada da situação para decidir a melhor forma para responder. Há uma grande diferença entre uma crítica construtiva que alguém que você ama faz e um crítica cheia de insultos que venha de alguém que desacredita em você e que quer lhe ferir os sentimentos. Você necessita ser objetivo antes de decidir se é correto falar ou deixar para lá.

Tente: Olhe o problema sob o ponto de vista de alguém que está de fora da situação. É possível que você esteja sendo hipersensível, ou será que alguém está lhe tratando como um capacho sem razão? Isso lhe dará o bom senso necessário para encontrar a melhor solução.

- Conheça seus Sentimentos


Alguma pressão pode ser sentida quando não se conhece o que realmente lhe incomoda. Quando alguém lhe machuca, especialmente alguém próximo a você, você pode sufocar seus sentimentos para evitar uma confrontação. Mas seus sentimentos são a chave para seu guia interior - o que lhe vai avisar quando alguém está errado. Ignorando os sentimentos você cria um grande problema mais difícil de lidar no futuro. Aceitando as mensagens que seus sentimentos lhe trazem, você está apto para lidar mais eficazmente com os problemas que possam acontecer.

Tente: Em lugar de estar sobrecarregando suas emoções observe a forma como elas vêm até você, sem fazer auto julgamento ou culpando os outros por fazê-lo sentir mal. Pergunte-se a si mesmo: se meus sentimentos pudessem falar agora, o que eles diriam? O que este sentimento está querendo que eu faça? Quais as escolhas que eu posso fazer para ajudar a que meus sentimentos estejam em paz com esta situação?

- Faça Delimitações claras às Grandes Críticas


Você é o único que pode decidir quem ou o que tolerar em sua vida. Se você está em um relacionamento pessoal ou profissional com alguém que tenta acabar com sua autoestima através de julgamentos constantes ou mesmo com humilhações, você tem o direito e o dever de fazer delimitações e dizer a esta pessoa como você se sente quando as críticas acontecem. É importante para seu bem estar que você saia desta "energia tóxica". Ela pode transformá-lo em alguém doente, depressivo ou sem criatividade.

Tente: Decida uma ação específica que você deverá utilizar se alguém continuar a bombardeá-lo com críticas. Claramente, amorosamente e de forma firme diga a esta pessoa que você irá agir se as críticas voltarem a acontecer. Por exemplo, você pode decidir em sair da sala, educadamente pedir licensa para atender a um telefonema, ou, se é muito grave, acabar com a relação imediatamente. Seja firme ao tomar suas decisôes e você estará honrando a si mesmo, e ensinando aos demais a fazer o mesmo.

- Encontre a Verdade

As pessoas em nossa vida, seja em nossos lares, nosso trabalho, ou da comunidade que nos cerca, são, em geral, nossos espelhos. Eles refletem o impacto de nossas palavras e ações. Em outras palavras, de forma cruel ou malicios, podem nos despertar para algum aspecto de nosso comportamento que tenhamos recusado em nós mesmos. Embora seja difícil aceita as críticas, você pode-se beneficiar com elas encontrando a verdade enraizada em uma situação dolorosa.

Tente: Em lugar de estar reagindo constantemente às críticas e contra-atacando, busque coragem e pergunte-se a si mesmo: Esta crítica inclui a mínima verdade sobre mim e posso aprender com ela? Então pergunte-se a si mesmo (e também a quem lhe criticou) como você pode agir melhor. Esta pequena peça informativa pode ser a chave para sua evolução espiritual e emocional.

- Corrija Mentiras e Sabotagens

Quando alguém espalha rumores perigosos ou mentiras que podem colocar em risco seu trabalho ou um relacionamento importante, você não pode simplesmente ignorar. Não é tempo de fofocar por detrás das portas com amigos ou torcer as mãos com medo. É tempo de atitudes positivas. Não culpe nem envergonhe seus "julgadores" dizendo-lhes nomes feios. Em lugar disso, enfoque-se em encontrar soluções para as mentiras e ações sabotadoras a seu respeito. Elas podem ser tão somente desentendimentos e você agora pode encontrar um bom motivo para esclarecê-los.

Tente: Pense com claridade, respire fundo e pegue um pedaço de papel. Em um lado escreva mensagens falsas. No outro lado, escreva a verdade que você vê. Tente encontrar-se com aquelas pessoas que causaram o desentimentimento e de forma calma, explique como você sente e como as coisas são em realidade. Se necessário, coloque as correções no papel e envie a todos os envolvidos. Inclusive se os outros não aceitam as verdades, você terá feito algo positivo e saído adiante.

- Resolva os problemas a partir do Coração

Os sábios costumam ensinar que um coração calmo pode levar-nos às melhores soluções para nossos problemas. Quado você encara uma situação complicada, de lidar com alguém que não é cuidadoso com o sentimento alheio ou que é portador de críticas afiadas, você pode encarar melhor a situação deixando que o seu coração comande. Não aja de forma impulsiva. Escolha a sua forma mais amorosa de agir e deixe prevalecer a sua decisão.

Tente: Tire de sua cabeça todos os sentimentos de ódio e emoções mais fervorosas e se concentre em seu coração. Simplesmente feche os olhos e respire profundamente, então veja e sinta a chama que queima iluminando o seu coração. Ou tome alguns momentos para relembrar uma experiência que o faça sentir alegre ou agradecido. Uma vez que sinta paz real e alegria, solucione a questão. Pergunte-se a si mesmo: Qual é o melhor caminho para resolver este problema? Qual deve ser  meu próximo passo? Simplesmente escute as respostas que venham de seu coração.

- Abra seu Coração e Alcance o dos Demais


Algumas vezes o que é direcionado a você não lhe diz respeito exatamente. A pessoa que está reclamando simplesmente está brigando com algo internamente e isso está "salpicando" em você ou em sua vida. Quando uma pessoa se irrita ou reclama, pode estar, na realidade, tratando de lhe dizer que você o está ferindo. Reclamar sobre as roupas no chão, os pratos na pia, ou o projeto que está atrasado em 5 minutos pode ser uma forma de dizer "Eu necessito de sua ajuda e atenção. Eu necessito de sentir-me valorizado e apreciado por você".

Tente: Quando outras pessoas o criticam ou insultam, em lugar de automaticamente retrucar com "Como você pode dizer algo assim! Qual é o seu problema?" Pare e pense profundamente e gentilmente pergunte: "Por que você está me machucando, e o que posso fazer por você?" Então, calmamente escute as respostas. Dê às pessoas com as quais você se preocupa tempo para que se expressem e permitam lidar com seus próprios problemas também.

- Em Público, Seja Gentil, mas Firme

Uma situação pública, seja por parte de um chefe ou um colega de trabalho, ou um parente, ou com algum desconhecido, pode ser desconfortável, mas é uma boa oportunidade dar um bom começo a sua fala. Não critique os críticos, responda de forma defensiva ou comece uma briga. O único que você faz com isso é que o ofensor tenha mais motivos para seguir ofendendo-o e com razão. Seja educado, calmo, e controlado. Você poderá inspirar a outras pessoas a ter confianca em você agindo com autoconfiança.

Tente: Se alguém tem problemas legítimos mas os coloca de forma equivocada, no momento equivocado, responda brevemente e sinceramente, oferecendo a solução para o problema para mais tarde. Sorria e diga algo para quebrar a tensão e que possa ajudá-lo a transformar o momento em algo alegre: "Eu vejo que você tem algumas preocupações (ou desentendimentos). Eu gostaria de conversar com você sobre o assunto durante o descanso" ou "todos nós temos o direito de emitir nossas opiniões - nós temos somente que concordar ou discordar neste detalhe".

- Não tome o assunto como algo Pessoal

Se você colocou todas as sugestões anteriores em prática e ajustou o seu comportamenteo como forma de tentar solucionar o problema, mas ainda há algo errado e ainda restam as criticas, é tempo, então de seguir adiante. Infelizmente algumas pessoas criticam como forma de projetar seus próprios problemas nos demais ou enfocar-se em suas próprias atitudes inadequadas, e não há nada que você possa fazer com respeito a isso. Lutar continuamente com um comportamento infantil fará com que você fique parado no tempo.

Tente: Em lugar de permitir que sua preciosa energia e atenção seja desperdiçada por pessimistas, liberte-se a si mesmo através do perdão, do esquecimento e siga em frente. Não fale sobre suas críticas nem culpe a ninguém por elas. Trate os que lhe criticam com respeito, modele um comportamento apropriado para si mesmo e talvez você consiga tocar seus corações também.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

4 Integralidades:

Lindas dicas,bem valiosas pois elas a qualquer momento podem chegar!beijos,tudo de bom,chica

É... Algumas vezes a gente até consegue fazer isso logo de cara. De outras, somos pegas tão desprevinidas e dando de cara com comportamentos tão amalucados, que a defensiva acaba sendo a primeira alternativa.
E se não tomar cuidado, entra num ciclo alucinado e desgastante.

Gostei! :)

Beijinhos

Carmem, sem jogar confete, mesmo porque o carnaval ainda não chegou, os layouts das páginas ficaram ótimos. Esteticamente lindos e bastante funcionais. As cores ficaram bem definidas também. O cabeçalho com aquela gotinha caindo, e dentro dela o mapa-mundi, evidenciando a América do Sul, ficou maravilhoso. Só me perdi procurando local para comentar na Home Page e depois percebí que os comentários estariam abertos junto com os artigos. Seria interessante colocar data de confecção de cada artigo no seu resumo, na Home Page. Os resumos a que me refiro são os dos 6 artigos da Página principal. Não sei se me fiz entender. Se tiver dúvidas me pergunte que eu esclareço.
Ficou ótimo o seu novo arranjo do blog. Bem criativo. Parabéns! Beijos criativos, flores ecológicas e todos os lindos sorrisos seus. Manoel.

Carmem, Excelente post, simplesmente providencial pra mim!! Adorei!! Beijos.
Adorei também o novo visual do Blog... Parabéns!!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites