Saturday, January 2, 2010

Banho vs. Personalidade-Inconsciente

Um desses meses passados li um artigo que me chamou a atençao pela curiosidade do tema e pela sua possivel veracidade, afinal, quando comecei a pensar e me lembrar das pessoas que conheço e que nao sao muito amantes do banho, reconheci (na maioria delas) algo de insegurança e/ou depressao (sem generalizar, claro!).

O texto, publicado no site de uma TV brasileira e do qual desconheço o autor, fala que o ritual do banho está intrissecamente relacionado ao descanso e limpeza da mente e evitar este “ritual” seria uma forma de fugir da intimidade consigo mesmo... Interessante!

Ali diz que, segundo a autora Katherine Ashenburg, em seu livro “Passando a Limpo”, cada ser humano pode revelar características de sua personalidade pelo simples hábito de tomar (ou nao) banho. A autora diz que a sensibilidade aos odores, a necessidade de sentir-se limpo, por exemplo, está ligada a aspectos culturais e do inconsciente e personalidade de cada pessoa em particular.

A limpeza corporal pode refletir uma necessidade imediata de limpeza da alma e mente do indivíduo, já que neste momento íntimo cada ser humano pode relaxar, descansar e, porque nao dizer, livrar-se do meio social ao qual pertence; afinal este é um momento único: o momento de intimar consigo mesmo, com seu próprio eu e com seu corpo, um momento do qual nao há fugas, o que está ali é a sua realidade e, muitas vezes isso assusta... e como!!!

Visto dessa forma, a falta de vontade de tomar banho poderá significar, ainda que de maneira inconsciente, um temor a estar sozinho, de enfrentar-se de maneira tao íntima, vez que historicamente o ato de tocar-se em um momento de intimidade era altamente reprimido pela sociedade (e ainda o é em determinadas regioes).

Bom, sendo assim entao, nao há dúvidas que o banho tem uma grande importancia na vida de cada indivíduo, mais inclusive do que eu jamais imaginei... Um momento para estar só, desnudo de corpo e alma, um momento de reflexao que vai mais além do simples fato de estar limpo, um momento de enfrentar-se a si mesmo e de se descobrir por inteiro...

Beijos, flores e muuuuuuuuuuuuuuitos sorrisos para todos! E muitos banhos, claro! Afinal , comecar o ano limpinho e' muito melhor!! :o)

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

3 Integralidades:

Lindo e interessante ver o banho assim.E claro, vamos tomar muiiiiiitos...beijos, lindo fim de semana,chica

Carmem, onde essa cabecinha "fôfa" foi encontrar essa "pérola" de artigo?! Que interessante. O pior é que consultando aquí meus "alfarrábios" cerebrais pude lembrar de casos inerentes a isso. Vivendo e aprendendo, né? Com o calor que está aquí dá vontade de tomar um banho numa cachoeira. Com a água bem geladinha, hehehe!
Fico pensando no Cascão, amigo do Cebolinha e da Mônica. Nunca conheceu a intimidade dele, kkk!
Beijos límpidos, flores regadas e muitos sorrisos seus. Manoel.

Adorei querida Carmem!!! Que postagem interessante, e verdadeira. Muito grata!

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites