Friday, January 22, 2010

Casos de anorexia entre idosas quase triplicam na Europa


Há alguns meses li que um estudo espanhol revelava que o índice de mulheres anoréxicas com mais de 60 anos passou de 1,8% a 5% na última década, o que me deixou bastante surpreendida.

Segundo a BBC, este estudo foi apresentado no IX Congresso Nacional das Organizações de Idosos da Espanha e constatou que em dez anos os casos de anorexia quase triplicaram na Europa entre a população de mais de 65 anos.

Ainda segundo esse estudo o aumento de casos é similar ao dos adolescentes, em que os casos detectados entre jovens de 13 a 18 anos com anorexia e bulimia subiram de 2,4% para 7% na década. De acordo com Taciana Valverde, diretora da Unidade de Transtornos Alimentares do Hospital de Alicante, "São transtornos próprios da civilização que vivemos e os idosos estão expostos às mesmas situações que outros grupos com bombardeios de publicidade e pressão social".

Definitivamente o mundo precisa de uma cultura de envelhecimento, afinal cada vez mais pessoas idosas estão socialmente ativas e a expectativa de vida também aumentou e já se vê uma melhora significativa da qualidade de vida. O que ainda lhes falta é uma maior aceitação de certas limitações e deteriorização da aparência, o que vem dando origem a graves desajustes emocionais que levam a estas situações extremas, como a anorexia.

Entre as razões indicadas pelos especialistas espanhóis para o problema da anorexia entre idosos está, também, a pressão social por se manter eternamente jovens dentro dos padrões de beleza impostos pela moda, pela sociedade, pela solidão, estresse  e tendência a sofrer doenças degenerativas.

Acredita-se que aproximadamente 70% das européias com mais de 65 anos se sintam descontentes com seu aspecto físico, estando dispostas a qualquer sacrifício para estar de acordo com os padrões já comentados.

Quando vivem sozinhos, então, a vulnerabilidade pode ser ainda maior. Situações como o falecimento do parceiro, a distância dos filhos, doenças degenerativas podem, facilmente aumentar o surgimento de transtornos alimentares."Quando você abre a sua geladeira e só encontra um pedacinho de queijo e dois ovos, aí está aparecendo o problema", disse à BBC Brasil a nutricionista Teresa Añón, diretora do Instituto de Medicina Avançada de Valencia.

A nutricionista afirmou ainda que o transtorno alimentar nesta faixa etária é mais difícil de ser tratado por causa das doenças associadas ao envelhecimento, o que não acontece, em geral, com os jovens. O estudo revela ainda que o caso entre mulheres é  maior do que em homens, embora a diferença esteja diminuindo principalmente pelo aumento de incidência de casos entre homens gays.

O mundo, definitivamente, precisa de uma cultura de envelhecimento... e respeito!
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites