Tuesday, January 26, 2010

Comer sem carne, uma boa forma de adquirir saúde e economizar


Os especialistas no assunto dizem que para muitos pode parecer um desafio servir uma alimentação realmente saudável sem a inclusão de alimentos de origem animal, carne, mas a realidade é que é sim, possível planejar uma alimentação muito mais nutritiva, mais saudável e ainda por cima, econômica.

Uma alimentação saudável é constituída a partir de vegetais, feijões e grãos – em lugar da tradicional carne.

Uma dieta baseada em plantas, enfatizada em frutas e verduras, grãos, feijões e legumes, além de castanhas, é rica em fibras, vitaminas e outros nutrientes. Sabe-se, por exemplo, que pessoas que comem uma alimentação baseada unicamente em vegetais (vegetarianos, veganos e/ou crudívoros) geralmente consomem menos calorias e têm um nível de colesterol muito menor do que o dos não vegetarianos.

O Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos estudou 500 mil pessoas e descobriu que os que tinham o hábito de comer uma média de 120 gramas de carne vermelha ou mais, diariamente, deste total geral, 30% tinham uma estimativa de vida de no mínimo 10 anos a menos dos que comiam menos carne, ou que não comiam em absoluto.

De fato o ser humano adulto, por exemplo, só necessita de 10 a 35% de calorias originárias de proteínas durante um dia. Baseado em uma dieta de 2000 calorias diarias (um adulto normal) essa quantidade de proteína se resume a 50 a 175 gramas ao dia e é claro que pode-se obter proteína através de outras fontes alimentares que não sejam as carnes, como por exemplo:

- ovos (para os ovo-lacto-vegetarianos). Um ovo grande tem uma média de 6 gramas de proteína.
- leite e queijo (para os ovo-lacto-vegetaianos e lacto-vegetarianos). Um copo de leite contém aproximadamente 8 gramas de proteína e igualmente uma porção de queijo. Mas tenha cuidado, muitos queijos são ricos em gordura e custam muito. Opte por um que seja mais “magro”, saudável e econômico.
- tofu (para os veganos). Uma porção de tofu (“queijo de soja”) possui o equivalente a 6 gramas de proteína.

Para quem não está acostumado a uma alimentação sem carne, pode-se tentar a introdução de uma alimentação mais saudável aos poucos. Considere, por exemplo, retirar a carne do almoço e jantar de um dia da semana e vá aumentando gradualmente à medida que perceba que está melhorando em saúde, à medida que perceba que seu bolso está agradecendo, e a balança também.

Faça substituições, como por exemplo, lazanhas de queijo, sopa ou salada de verduras com macarrão. Ou tente subsituir a carne pelas seguintes comidas ricas em proteína em suas receitas favoritas:

- feijões e legumes – excelentes em cassarolas e saladas.
- feijão cozido ao estilo mexicano (sem carne) – uma boa substituição em tortilhas, “burritos” e até mesmo em omeletes.
- tofu – uma adição perfeita para as comidas ao estilo chinês, como verduras refogadas.

Pense nisso... com certeza o seu coração, a sua saúde em geral e o seu bolso vão agradecer...

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center


Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites