Devemos estar preparadas para ser a sustentação de nossas filhas quando elas necessitem se refugiar da ansiedade e do medo gerados durante os meses prévios à primeira menstruação.
É provável que algumas de suas pequenas amigas já tenham passado por essa experiência ou que entre elas falem do que pode chegar a acontecer. Por isso devemos estar ali para esclarecer todas as dúvidas.
Os estudos dizem que menos de 20% das meninas pedem conselho aos pais nesta situação. As vezes as escolas iniciam uma âmbita discussão destes temas quando as meninas têm dez anos. As vezes convidam profissionais, outras vezes as próprias professoras se encarregam de falar sobre o tema.
Talvez é a primeira vez que sua filha se encontre diante da palavra menstruação. Surgirão perguntas que sua filha esteja reticente de fazer, por ser um tema que embora nas últimas décadas foi-se liberando, ainda leva alguma carga de tabu.
Não tenha receito às perguntas, não assuma que se não pergunta é porque já sabe, não se sinta tranquila porque sua filha não lhe faz perguntas. Deverá esforçar-se para que ela as faça. Quanto mais perguntas, melhor. Incentive a que ela siga perguntando.
Deve dizer a ela que haverá algo de sangue, tente explicar o porque de uma forma que ela entenda. É importante que dê a entender que é algo normal e que não é nada mau, que não é como quando se corta ou que se fere. Se não sabe que haverá sangue no primeiro dia em que o veja será muito traumático para ela.
É recomendável que faça um presente a sua filha quando chegue o primeiro dia de menstruação. Para que saiba que é algo bom, que traz alegria à família e que é para festejar. Pode ser uma carta, que pode significar muito mais que qualquer outra coisa ou explicação que lhe deram na escola.
Não é difícil somente para ela. Agora é o momento de que você também deve estar preparada. Sua filha já não é uma criança. Cresceu e isso é algo inevitável. Dentro de pouco poderão compartilhar outro tipo de experiências, muitas vezes mais gratificantes e profundas.
Ver crescer a um filho é uma dessas coisas que nos fazem perceber nossa idade. E o início do ciclo menstrual é um grande passo que afeta tanto a nossa filha como a nosso sentido de pais. Já não somos pais de uma menina, mas de uma jovem. Se quer se sentar a recordar este momentos compartilhados na praia, fazendo castelos de areia, é um bom momento.
Quando chegue o dia em que sua filha lhe diga que está menstruando, ou que chegou o seu período, abrace-a com força, diga o quanto você a ama e pergunte se se sente bem. Talvez por todas as emoções que se misturam, a alegria de ver crescer a uma filha, o vazio porque ela já não é uma menina e a saudade das recordações, faça com que se esqueça de que sua filha pode não estar se sentindo bem. É recomendável ter a mão um analgésico que sirva para as dores menstruais.
Assim que lhe dê o presente que tinha preparado, anuncie que este é o dia dela, que podem fazer o que ela queira, mas também assegure-se de que sua filha tenha tempo para estar só, para refletir sobre o que sucede em seu corpo.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
0 Integralidades:
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!