Se você está planejando ir ainda hoje a uma loja de sapatos, você irá notar que os saltos altos estão crescendo não somente em popularidade, mas também em altura. Plataformas, pontas extravagantes, e estilos esquisitíssimos invadiram o mercado nos últimos meses e a maioria dos estilistas e celebridades parecem querer participar desta nova moda. Revistas de moda, desfiles, entregas de Oscar espalham tudo o que insinua esta nova tendência.
De repente estamos mais altas. E os especialistas dizem que houve um crescimento grande no uso de saltos altos desde a Grande Depressão de 1930 nos Estados Unidos. Sabe-se que o salto das mulheres não são altos todo o tempo, mas quando vem a moda, é preciso estar atenta.
Jacqueline Sutera, Doutora em Podiatria e Cirurgiã diz que existe um perigo muito grande para os pés e toda a saúde da mulher resultado do uso dos saltos altos, perigo este que vem aumentando drasticamente nos últimos anos. Ela explica que qualquer sapato com mais do que 5 centímetros de altura pode ser perigoso, embora alguns estilos sejam melhores que outros - a exemplo dos tipo plataforma, que são mais seguros porque o peso é distribuído através de uma superfície maior. O uso mínimo também é o ideal: "O que eu recomendo aos meus pacientes é usar saltos só quando cheguem ao trabalho ou algum evento", diz. "E colocar um sapatinho confortável no percurso de ida e volta". Para aquelas que são apaixonadas por um par de saltos sexys, a doutora adverte que já viu problemas graves como a fratura sofrida por Glória Gaynor, que se machucou seriamente durante uma dança usando saltos altos. A combinação de dança, um salto muito alto pode levar a uma situação potencialmente perigosa, por exemplo.
Mulheres que têm sobrepeso, artrites, quadris altos ou largos poderão experimentar problemas nos pés e calcanhares com mais frequência que as demais (os problemas mais comuns são estiramento nos músculos e tendões, "hammertoes" (invergadura dos ossos dos dedos dos pés com deformação dos mesmos), "bunions" (deslocamento dos dedos dos pés), fraturas por estresse, tendinites, estiramento severo nos calcanhares, ligamentos e tendões). "Dor é a forma que o corpo tem de avisar que algo está mal, neste caso deve-se parar imediatamente o uso dos sapatos de salto", diz Sutera.
É lógico que ninguém espera que as mulheres parem de usar os saltos altos todas ao mesmo tempo, mas se se limita o tempo de uso, já é algo positivo. Os médicos dizem que também se recomendam massagens nos pés e movimentos circulares ao redor de uma pequena bola ou aplicação de um pouco de gelo após a retirada dos sapatos, envolvendo-os com uma toalha e agarrando-os por cerca de 15 segundos, três vezes ao dia. Segundo os especialistas estas técnicas podem ajudar a fortificar os músculos dos pés.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
0 Integralidades:
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!