A obesidade é uma das condições médicas mais fáceis de reconhecer, mas cujo tratamento é muito difícil. As crianças com sobrepeso tendem a se converter em adultos com sobrepeso, a menos que adotem e mantenham pautas mais saudáveis de nutrição e incorporem o hábito de fazer exercícios.
O que é a obesidade?
Alguns poucos quilos extras não implicam obesidade. No entanto, pode indicar uma tendência a ganhar peso com facilidade e a necessidade de mudanças na dieta e/ou exercício. Geralmente uma criança não é considerada obesa até o momento em que pesa, pelo menos, 10% a mais do que o peso recomendado para sua estatura e tipo físico. A obesidade comumente começa na infância entre as idades de 5 a 6 anos e durante a adolescência. Os estudos demonstram que uma criança que é obesa entre as idades de 10 a 13 anos tem 80% de chances de se converter em um adulto obeso.
O que causa a obesidade?
As causas da obesidade são complexas e incluem fatores genéticos, biológicos, do comportamento e culturais. Bsicamente a obesidade ocorre quando uma pessoa come mais calorias do que as que o corpo queima. Se um pai é obeso, há pelo menos 50% de probabilidade de que as crianças sejam também obesas. No entanto, quando ambos pais são obesos, os filhos têm 80% de probabilidade de ser obesos. Embora algumas desordens médicas possam causar a obesidade, menos de 1% de todos os casos de obesidade são causados por problemas físicos.
A obesidade nas crianças e adolescentes pode estar relacionada com:
* Hábitos alimentares inadequados;
* Comer muito ou perder a capacidade de deixar de comer;
* Falta de exercícios (exemplo: as crianças que passam todo o tempo deitadas no sofá);
* Antecedentes de obesidade na família;
* Enfermidades (endocrinológicas, neurológicas);
* Medicamentos (corticóides e alguns medicamentos psiquiátricos);
* Mudanças na vida que causem muito estresse (divórcio, mudanças, mortes, abusos);
* Problemas familiares ou com os pais;
* Baixa autoestima;
* Depressão ou outros problemas emocionais.
Quais são os riscos e complicações da obesidade?
Há muitos riscos e complicações devido à obesidade. As consequências físicas incluem:
* Aumento no risco de enfermidades do coração;
* Pressão Alta;
* Problemas respiratórios;
* Dificuldades para dormir:
* Diabetes
A obesidade nas crianças e adolescentes está também associada com o aumento do risco de problemas emocionais. Os adolescentes com problemas de peso tendem a apresentar uma baixa autoestima e tendem a ser menos populares com seus companheiros. A depressão, a ansiedade e o transtgorno obsessivo compulsivo também podem acontecer.
Como pode-se cuidar da obesidade?
As crianças necessitam uma avaliação médica por um pediatra ou médico da família para considerar a possibilidade de uma causa física. Na ausência de um problema físico, a única maneira de perder peso é reduzindo o número de calorias que se consome e aumentando o nível de atividades físicas da criança e adolescente.
A perda de peso duradoura só pode ocorrer quando há motivação própria. Já que a obesidade normalmente afeta a mais de um membro da família, estabelecer hábitos saudáveis de alimentação e fazer exercícios regulamente como uma atividade familiar pode melhorar as oportunidades de conseguir um controle de peso exitoso para a criança e o adolescente.
As formas de lidar da obesidade em crianças e adolescentes incluem:
* Começar um programa de controle de peso;
* Mudar os hábitos alimentares (comer devagar, desenvolver uma rotina);
* Planificar as comidas e fazer uma melhor seleção dos alimentos (comer menos alimentos gordurosos e evitar os alimentos de pouco valor nutritivo a exemplo de fast foods);
* Controlar as porções e consumir menos calorias;
* Aumentar a atividade física (especialmente o caminhar) e ter um padrão de vida mais ativo;
* Ficar atualizado sobre o que a criança come na escola;
* Comer em família em lugar de estar vendo televisão ou estar no computador;
* Não utilizar os alimentos como prêmio;
* Limitar os lanches entre as refeições.
A obesidade com frequência se transforma em uma questão para toda a vida. A razão pela qual a maioria dos adolescentes recuperam os quilos que perderam é que ao alcançar sua meta, eles regressam a seus hábitos antigos de comer e exercitár-se.
Um adolescente obeso portanto, tem que aprender a comer e a disfrutar dos alimentos saudáveis em quantidade moderada e exercitar-se regulamente para manter o peso desejado.
Os pais de uma criança obesa podem melhora a autoestima de seu filho enfatizando seus pontos fortes e qualidades positivas em vez de se enfocar no problema do peso.
Quando uma criança ou adolescente com obesidade também tem problemas emocionais, o especialista pode trabalhar com o médico da criança para desenvovler um plano de tratamento integral. Tal plano deve incluir uma meta de perda de peso, cuidado com a atividade física e dieta, modificação de comportamento.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
1 Integralidades:
Carmem... a matéria de vocês sobre Mutismo Seletivo já está postada em nosso blog.
Reiteramos o nosso agradecimento pela brilhante participação de vocês.
Recebam o abraço carinhoso de toda a Turma do Espaço Aberto!
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!