Tuesday, April 13, 2010

Prisão de Ventre na Gravidez... acabe com ela!!!

Entre os cuidados necessários durante a gravidez está a urgência em manter hábitos saudáveis os quais podem evitar uma série de problemas próprios desta etapa da vida, entre eles a prisão de ventre.

Sabe-se que a maioria das mulheres é sofredora deste mal, que, felizmente tem cura. Imagine então na época da gravidez, onde tudo parece mais incômodo e nos deixa muito mais impaciente. Por incrível que pareça, este problema afeta entre 30 a 50% das gestantes, mas pode ser controlado com uma dieta rica em fibras, com a prática de exercícios físicos e a ingestão abundante de líquidos.

O crescimento do útero está entre os fatores que contribuem para a prisão de ventre na gravidez, além do aumento do lactogênio placentário, um hormônio que relaxa a musculatura do intestino deixando-o, literalmente, preguiçoso. Exatamente por estas mudanças naturais, a mulher acaba por sentir-se mal e totalmente inchada. A ação deste hormônio faz com que haja um aumento da absorção de água por parte do intestino grosso, causando um desagradável ressecamento das fezes, segundo a doutora Alessandra Rascovski, endocrinologista do Hospital Albert Einstein.

Para aumentar ainda mais o problema, a maioria das mulheres na gestação, recebe uma orientação para parar ou diminuir a atividade física que realiza-realizava, principalmente nos três primeiros meses. Neste período inicial, as tão famigeradas náusesas e vômitos dificultam, para a maioria das mulheres, a condição de manter uma dieta adequada, o que finalmente resultará em uma prisão de ventre que trará enormes incômodos à mulher nesta fase da vida.

Felizmente este problema tem solução e uma solução prática e fácil de seguir... manter-se em constante atividade física (mesmo que seja uma simples caminhada diária), manter uma alimentação saudável e rica em fibras, e manter-se igualmente bem hidratada. Dessa forma será possível que, ao final do terceiro més a mulher, já podendo fazer mais exercícios, e com a consequente melhora dos enjôos, sinta, finalmente, um aumento do movimento intestinal o que só trará benefícios para a mamãe.

Vale a pena saber!!!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites