Saturday, April 17, 2010

Banana contra a AIDS

Um potente inibidor do HIV derivado da banana poderia abrir as portas a novas terapias para evitar a transmissão sexual do vírus, segundo um estudo da Universidade de Michigan, publicado no "Journal of Biological Chemistry".

As lecitinas desperaram o interesse dos cientistas por sua capacidade para deter diversos tipos de infecções. Poderia se converter, então, em um composto barato para novos microbicidas vaginais, embora faltam alguns anos para o uso clínico.

Mais precisamente, as medidas mais prometedoras contra a extensão do vírus, particulamente em países menos desenvolvidos, é encontrar compostos que bloqueiem a infecção por HIV e que possam ser aplicados de forma vaginal e retal.

As lecitinas cumprem esta função: trata-se de células que detectam patógenos e se aderem a eles, evitando assim que os vírus possam se unir à células saudáveis do organismo.

Uma vantagem da BanLec (a lecitina das bananas) é que provavelmente ofereça maior proteção frente a resistências: por ser uma substância natural, o HIV provavelmente deva mutar-se mais vezes para aprender a escapar-se.

Esta descuberta pode abrir as portas para novos tratamentos na prevenção da transmissão sexual do vírus, já que em provas de laboratório esta substância demonstrou ser tão potente quanto outos medicamentos anti-HIV que se usam atualmente (o T-20 e o maraviroc).

As lecitinas são proteínas sintetizadas pelas plantas que se unem a moléculas de açúcar. Algumas identificam invasores externos, como um vírus ou uma bactéria, e se aderem ao patógeno, deste modo não podem interagir com as células do hospedeiro.

Michael Swanson e seus colegas da Universidade de Michigan descobriram que a lecitina das bananas se unem à proteína gp120, rica em açúcar, presente na envoltura do HIV. Dado que a proteína gp120 se une ao receptor CD4 presente na membrana dos linfócitos T, isso impede que o vírus seja aderido às células diana (receptoras).

Segundo dizem os autores, as terapias com BanLec seriam mais baratas e proporcionariam uma proteção mais ampla. Segundo explica Michael D. Swanson, diretor do estudo, "o problema com alguns fármacos do HIV é que o vírus pode mutar e tornar-se resistente, mas isso é muito mais difícil na presença das lecitinas e possivelmente o vírus necessite desenvolver múltiplas mutações para desviar-se".

Embora ainda seja preciso realizar muitos ensaios clínicos para que este achado se transforme em aplicações sanitárias, os pesquisadores acreditam que pderiam ser utilizados para desenvolver um creme microbicida vaginal que as mulheres usariam para prevenir a infecção do HIV. Segundo Swanson, inclusive se alcançasse uma eficácia de tão somente 60%, o produto poderia evitar 2.5 milhões de infecções de AIDS em três anos.

Vale a pena saber... e ter esperanças... !!!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

0 Integralidades:

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

tinder discuss

Definition:(noun) Readily combustible material, such as dry twigs, used to kindle fires.
Synonyms:kindling, spunk, touchwood, punk
Usage:One of the fishermen struck light from a stone, set fire to some tinder, and by the aid of a match lit a lantern.

Article of the Day

Geisha

American soldiers returning home after WWII brought with them many misconceptions about traditional Japanese geisha culture, including the now widespread Western belief that geisha are prostitutes. In fact, geisha are highly-trained entertainers who are skilled in the arts of singing, dancing, conversing, and playing traditional instruments. Geisha are known for their recognizable white makeup, elaborate dress, and complex hairstyles. How must geisha sleep in order to protect these hairdos? More... Discuss

This Day in History

World Trade Center Opens in New York City (1973)

With seven buildings and a shopping concourse, the World Trade Center in lower Manhattan was the largest commercial complex in the world before it was destroyed in the September 11, 2001, terrorist attacks. Its most prominent structures were the 110-story rectangular Twin Towers, which, at more than 1,360 ft (415 m) tall, were the tallest buildings in the world until the Sears Tower surpassed them in 1974. How did the construction of the complex lead to the expansion of the island of Manhattan? More... Discuss

Today's Birthday

McKinley Morganfield, AKA Muddy Waters (1913)

As a teenager in Mississippi, Waters played traditional country blues, but after settling in Chicago in the 1940s, he switched to a more urban style with amplified instruments. He soon became known for his driving slide guitar technique and darkly expressive vocal style. From the 1950s on, Waters recorded, toured, and played various music festivals. His electric blues influenced myriad musicians, including Elvis Presley and Bob Dylan. What world-famous band took its name from one of his songs? More... Discuss

In the News

Quote of the Day
It is equally offensive to speed a guest who would like to stay and to detain one who is anxious to leave.
Homer
(900 BC-800 BC)
Discuss

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites