Quando considero a importândia do ferro em nosso organismo, não penso unicamente na hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio a todas nossas células, nem na anemia ferropênica (como se denomina à baixa hemoglobina por falta de ferro); penso, principalmente, no rol que tem o ferro em nosso organismo, especialmente durante nossos primeiros anos de vida.
Dentro das funções do ferro veremos que é fundamentel para a formação da hemoglonia, a qual distribue o oxigênio nos tecidos; obtenção de energia; é antioxidante; participa da formação do DNA; é indispensável no desenvolvimento cerebral das crianças, especificamente no aumento das funções de aprendizagem, atenção, memória, funções motoras e de regulação de temperatura; nos protege contra a toxidade do chumo e mercúrio, e igualmente de outros venenos, além de participar no melhoralento ou reforço de nossas defesas.
De tal modo que se temos a uma criança com anemia por falta de ferro, todas essas funções se verão deterioradas, ou pior ainda, abolidas. No que se refere ao cognitivo, ou seja, ao desenvolvimento da inteligência, aprendizagem, atenção, memória, etc. a falta de ferro irá gerar um dano irreversível se é que não se repõe ou se trata, especialmente antes dos cinco anos de idade. Por isso é que me preocupa ver que nos países latinos 50% das crianças menores de cinco anos sofrem desta deficiência.
A anemia ferropênica é a forma mais comum de anemia em crianças, principalmente pela má alimentação. Elas normalmente necessitam de 1mg de ferro ao dia, e de todo o ferro que ingerem, captam um máximo de 10%, dessa forma necessitam uma dieta que ofereça de 8 a 10 mg de ferro. A melhor fonte de ferro no reino vegetal é a lentilha, como já vimos em post anterior.
Os bebês nascidos a termo (aos nove meses de gravidez) recebem uma quantidade de ferro suficiente e necessária da leite materna, a qual embora contenha pouco ferro, é três vezes mais absorvível, e por este motivo, não necessita de suplementos. Nos casos em que o bebê não receba o benefício do leite materno, deverá consumir uma fórmula artificial que contenha mais ferro que o do leite materno. Os bebês prematuros são um caso especial: eles sim, necessitam um suplemento de ferro além do leite materno, pois por nascer antes do tempo não puderam completar seus depósitos de ferro para poder se manter pelos próximos seis meses, até que comecem a comer.
Embora não acreditem, a má alimentação por desconhecimento, e não pela falta de recursos, é a principal causa de anemia deste tipo em crianças. O leite de vaca tem a ver com isso, especialmente quando usado antes de um ano de vida, já que gera sangrados intestinais na criança, e depois de um ano, o leite em excesso elimina a capacidade de apetite na criança e esta já não aceita novos nutrientes ricos em ferro. Além disso, quando ingerimos ferro o ideal é que o estômago esteja muito ácido, já que o meio ácido faz com que o ferro da dieta se absorva mais eficientemente, por isso se diz que a vitamia C ou os alimentos ricos em ácido melhoram sua aborção, enquanto os alimentos não ácidos, como o leite, a diminuem.
Desde o ponto de vista "político" um vaso de leite é uma boa estratégia, mas não é a melhor dentro do ponto de vista nutricional, uma vez que as crianças dos países mais pobres necessitam de ferro. Devemos dar ferro a todas as crianças e mulheres em idade fértil a fim de que evitemos que nossas crianças estejam em risco de não poder-se desenvolver intelectualmente, o que, inevitavelmente se traduz em mais subdesenvolvimento e pobreza.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
1 Integralidades:
Querida, a melhor fonte de ferro está nos feijões ou vc indicaria outra coisa? Preciso acrescentar esse tipo de alimento no meu prao urgente... dicas????
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!