Saturday, December 18, 2010

Quínoa - Uma Semente Poderosa

Normalmente considerada um grão, a quínoa é uma semente que está relacionada com os vegetais verdes como o espinafre, a acelga e as beterrabas.

A quínoa era considerada a "semente madre" dos Incas e tem um poder nutricional impressionante, além de um potencial culinário vasto que a transforma em um dos melhores alimentos para ter na dispensa.

Algo notável a respeito da quínoa é que é uma das poucas plantas que suprem todos os nove aminoácidos essenciais, incluindo a lisina, o que faz desta semente uma proteína completa. Excelente para vegetarianos, veganos e qualquer pessoa que queira adicionar proteínas não animais em suas dietas.

O conteúdo e a qualidade de proteínas da quínoa são espetaculares porque a composição de seus amino ácidos essenciais e valores biológicos (a medida de nutrição que o corpo pode absorver) é comparável à caseína (proteína do leite).

A quínoa também ostenta um dos mais altos níveis de ferro em alimentos de origem vegetal. Além de ser uma fonte excelente de manganês, magnésio, cobre, fósforo e fibras. É também um alimento livre de glúten, e, por isso, uma comida excelente para os que sofrem com Doença Celíaca.

Existe quínoa vermelha, negra, e a mais comum, de cor creme ou beige.

Antes de cozinhar a quínoa, assegure-se de lavá-la muito bem para remover qualquer resíduo de resina que possa existir nas sementes. Caso contrário, a quínoa pode apresentar sabor amargo.

Pode ser preparada simplesmente como um cuzcus - ou seja, adicionando água ou caldo de legumes e deixando inchar por alguns minutos e depois "soltá-lo" com um garfo. Esta preparação dá à quínoa sua apresentação mais simples.

É uma semente versátil e também pode ser servida como cereal no desjejum - simplesmente adicionando seu adoçante natural preferido, um pouco de canela e frutas picadas. Pode também ser usada em "burritos", saladas, hambúrguer vegetal, refogado com vegetais.

Na verdade as opções são infinitas e as receitas normalmente são de fácil preparação.

"CAVIAR" DE QUÍNOA


Tipo: Vegano
Dificuldade: Fácil
Porção: 4 pessoas

- 1 beringela
- 1 cebola, picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara de quínoa
- 2 xícaras de água
- sal a gosto
- 1/2 xícara de ervas frescas picadas (hortelã, coentro, ou qualquer outra de sua preferência)
- 1 colher (sopa) de pasta de missô (ou 2 colheres (sopa) de shoyu)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 pitada de molho de pimenta

Asse as beringelas: corte na metade, unte com um pouco de azeite de oliva e asse em forno médio até que a "carne" da beringela esteja marronzinha e suave (mais ou menos 30 minutos).

Refogue as cebolas em azeite de oliva até que estejam suaves. Misture com a quínoa e refogue por mais 1 minuto. Adicione água e sal e deixe ferver. Cubra a panela, reduza o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Remova a panela do fogo e deixe descansar por 10 minutos; remova a tampa, deixe esfriar e "solte" a quínoa com um garfo.

Faça um purê com a beringela assada e misture com as ervas, o missô, o limão e a quínoa cozida. Por último adicione o molho de pimenta e adorne com as ervas restantes.

CREME DE QUÍNOA-BAUNILHA


Tipo: Vegano
Dificuldade: Fácil
Porção: indeterminada

- xícaras de leite de soja ou de amêndoas
- 1 fava de baunilha (ou 1 colher (sopa) de extrato de baunilha)
- 1/4 xícara de xarope de maple
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de quínoa

Lave e enxague a quínoa. Misture o leite, a baunilha, o xarope de maple e o sal em uma frigideira e deixe que ferva. Adicione a quínoa e cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando (mas não o tempo todo).

Quando esteja grosso, remova do fogo e espere esfriar. Sirva morno ou frio. Enfeite com frutas picadas, frutas secas, castanhas, etc.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

2 Integralidades:

Ai q deliciaaaaaaaaa, flor, eu tenho ela em grãos em casa, precisa hidratar, cozinhar...??? isso q eu não sei rsrsrsrs!!!!

Oi querida Camencita...amei teu blog...conselhos super úteis que estou aproveitando muito.

Estou feliz de ter te encontrado...vc é uma jóia rara...concordo com teu modo de pensar e agir vc é uma pessoa muito especial.

Muito obrigada por estar aí nos ajudando a sermos melhores.

Bjos com imenso carinho...Soni@

Post a Comment

Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar

Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites