Normalmente considerada um grão, a quínoa é uma semente que está relacionada com os vegetais verdes como o espinafre, a acelga e as beterrabas.
A quínoa era considerada a "semente madre" dos Incas e tem um poder nutricional impressionante, além de um potencial culinário vasto que a transforma em um dos melhores alimentos para ter na dispensa.
Algo notável a respeito da quínoa é que é uma das poucas plantas que suprem todos os nove aminoácidos essenciais, incluindo a lisina, o que faz desta semente uma proteína completa. Excelente para vegetarianos, veganos e qualquer pessoa que queira adicionar proteínas não animais em suas dietas.
O conteúdo e a qualidade de proteínas da quínoa são espetaculares porque a composição de seus amino ácidos essenciais e valores biológicos (a medida de nutrição que o corpo pode absorver) é comparável à caseína (proteína do leite).
A quínoa também ostenta um dos mais altos níveis de ferro em alimentos de origem vegetal. Além de ser uma fonte excelente de manganês, magnésio, cobre, fósforo e fibras. É também um alimento livre de glúten, e, por isso, uma comida excelente para os que sofrem com Doença Celíaca.
Existe quínoa vermelha, negra, e a mais comum, de cor creme ou beige.
Antes de cozinhar a quínoa, assegure-se de lavá-la muito bem para remover qualquer resíduo de resina que possa existir nas sementes. Caso contrário, a quínoa pode apresentar sabor amargo.
Pode ser preparada simplesmente como um cuzcus - ou seja, adicionando água ou caldo de legumes e deixando inchar por alguns minutos e depois "soltá-lo" com um garfo. Esta preparação dá à quínoa sua apresentação mais simples.
É uma semente versátil e também pode ser servida como cereal no desjejum - simplesmente adicionando seu adoçante natural preferido, um pouco de canela e frutas picadas. Pode também ser usada em "burritos", saladas, hambúrguer vegetal, refogado com vegetais.
Na verdade as opções são infinitas e as receitas normalmente são de fácil preparação.
Tipo: Vegano
Dificuldade: Fácil
Porção: 4 pessoas
- 1 beringela
- 1 cebola, picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara de quínoa
- 2 xícaras de água
- sal a gosto
- 1/2 xícara de ervas frescas picadas (hortelã, coentro, ou qualquer outra de sua preferência)
- 1 colher (sopa) de pasta de missô (ou 2 colheres (sopa) de shoyu)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 pitada de molho de pimenta
Asse as beringelas: corte na metade, unte com um pouco de azeite de oliva e asse em forno médio até que a "carne" da beringela esteja marronzinha e suave (mais ou menos 30 minutos).
Refogue as cebolas em azeite de oliva até que estejam suaves. Misture com a quínoa e refogue por mais 1 minuto. Adicione água e sal e deixe ferver. Cubra a panela, reduza o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Remova a panela do fogo e deixe descansar por 10 minutos; remova a tampa, deixe esfriar e "solte" a quínoa com um garfo.
Faça um purê com a beringela assada e misture com as ervas, o missô, o limão e a quínoa cozida. Por último adicione o molho de pimenta e adorne com as ervas restantes.
CREME DE QUÍNOA-BAUNILHA
Tipo: Vegano
Dificuldade: Fácil
Porção: indeterminada
- xícaras de leite de soja ou de amêndoas
- 1 fava de baunilha (ou 1 colher (sopa) de extrato de baunilha)
- 1/4 xícara de xarope de maple
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de quínoa
Lave e enxague a quínoa. Misture o leite, a baunilha, o xarope de maple e o sal em uma frigideira e deixe que ferva. Adicione a quínoa e cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando (mas não o tempo todo).
Quando esteja grosso, remova do fogo e espere esfriar. Sirva morno ou frio. Enfeite com frutas picadas, frutas secas, castanhas, etc.
*********************
Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana
2 Integralidades:
Ai q deliciaaaaaaaaa, flor, eu tenho ela em grãos em casa, precisa hidratar, cozinhar...??? isso q eu não sei rsrsrsrs!!!!
Oi querida Camencita...amei teu blog...conselhos super úteis que estou aproveitando muito.
Estou feliz de ter te encontrado...vc é uma jóia rara...concordo com teu modo de pensar e agir vc é uma pessoa muito especial.
Muito obrigada por estar aí nos ajudando a sermos melhores.
Bjos com imenso carinho...Soni@
Post a Comment
Viver
v int viver [vi'ver]: existir, morar, continuar vivo
v t viver experimentar
Integral
adj m+f integral (integrais [ĩtə'grajʃ] pl) [ĩtə'gral] total, completo
Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.
Este blog é dedicado a todos aqueles que necessitam de ajuda física, emocional, psicológica e nutricional para poder alcançar aquela que deve ser a nossa maior e melhor meta, que mais do que ser acrescentar anos a nossas vidas, deve ser a de acrescentar Vida a nossos anos para, a partir daí, viver integrada, plena, integralmente a Vida.
Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.
Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!